quinta-feira, 28 de julho de 2016

Reitor Patrício Melo no Conselho dos Geoparques da Unesco

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Patrício Melo, passa a integrar, a partir deste ano, durante o biênio 2016-2018, o Conselho de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O professor ocupará uma função de membro em um órgão estratégico para os Geoparques do mundo.

A notícia foi dada pela Embaixadora Representante Permanente do Brasil junto à Unesco, Eliana Zugaib, no último dia 22 de julho. Animado, o Reitor afirmou que “é uma honra integrar o Conselho de Geoparques Mundiais, que desenvolve um trabalho fundamental para o sucesso de Geoparques”.

Como conselheiro, Patrício Melo, juntamente aos demais integrantes, deverá ajudar a avaliar novas nomeações recebidas dos Estados-Membros e reavaliar os Geoparques já existentes, além de ser responsável por tomar decisões sobre se as novas aplicações devem ser encaminhadas à diretoria executiva para aprovação. O papel do Conselho de Geoparques Mundiais é aconselhar o Diretor-Geral da Unesco na estratégia, planejamento e implementação de Geoparques em todo o mundo.

Patrício Melo foi Superintendente do Geopark Araripe, nos anos de 2010-2015, um dos mais inovadores projetos da URCA em prol do desenvolvimento no Brasil. Realizou um excelente trabalho com a reestruturação da equipe, desenvolvimento de projetos com a conquista de parceiros, e ampla divulgação no território. E obtendo, como resultado, o selo verde da avaliação feita pela Rede Global de Geoparques, na época chancelada pela Unesco.

O Conselho foi criado em novembro de 2015, durante a 38ª Conferência Geral da Unesco, quando os Estados-Membros decidiram aprovar os estatutos de um novo programa internacional: o Programa Internacional Geociências e Geoparques (PIGG). O PIGG é a garantia do estabelecimento de um estatuto internacional para a antiga rede de sítios de significado geológico promovidos pela Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN) e permitirá que a organização possa atuar mais de perto nos desafios relacionados às Ciências da Terra.

Nenhum comentário: