terça-feira, 26 de julho de 2016

II Encontro de Saberes do Projeto Territórios Criativos Cariri acontece dias 29 e 30, em Juazeiro do Norte

A cultura fortalecida toma seu espaço nas ruas do Cariri, com a realização do II Encontro de Saberes do Projeto Territórios Criativos – Cariri, que acontece nos dias 29 e 30 de julho, em Juazeiro do Norte. A programação marca a culminância do projeto, que atuou em frentes estratégicas da cultura popular e história local.

O evento é uma realização da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Políticas Culturais, e instituições locais como a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). A abertura do encontro acontece às 16 horas de sexta-feira, 29/07, com o cortejo e bênção das vestimentas dos brincantes da cultura popular, na tenda do Sesc, na praça do Socorro. Em seguida, acontece a apresentação Teatro Assentamento 10 de Abril.

No final da tarde, será realizada a brincadeira com o Reisado São Luis, com entremeios. Paralelo à programação, acontece a exposição de trabalhos das oficinas realizados pelo projeto ao longo de sua realização.  Segundo a coordenação do projeto, o encontro é uma amostra do que realizou o projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos no Cariri, onde o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Os Mestres e Brincantes da tradição, a Lira Nordestina e o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, foram os focos de ações que possibilitarão sua visibilidade e potencialização de suas qualidades.

No sábado, dia 30, a partir das 9h30, será apresentado o Legado do Caldeirão. Às 13h30, ocorre o relato das ações dos focos do projeto, que inclui a Lira Nordestina e Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Já o relato das ações dos mestres brincantes, será às 16h30, com mestres e brincantes e as vestimentas. O projeto contou com a coordenação local do professor Renato Dantas.

A mesa dos mestres, que trará como temática as Políticas de salvaguardas dos mestres e grupos de tradição será às 17h30 de sábado, 30/07, e contará com a de Domingos Santos, mestre da Banda Cabaçal Padre Cícero, além do coordenador do Projeto de Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos, Leonardo Guelman, e o professor da UFCA, Ivânio Azevedo. O evento será encerado às 19h30, com a Tradição do Trono com os Reisados de Santa Helena e Reisado Santo Expedito.

Durante mais de um ano, o projeto esteve trabalhando com os mestres e artistas em suas mais diversas tipologias e manifestações. Crianças, jovens e adultos entraram contato com a arte e a cultura da região, adentrando na linguagem da xilogravura, escultura em barro e madeira, literatura de cordel e principalmente na história da construção da cultura e artes caririenses, além de salvaguardar os saberes e fazeres de nossa gente.

O II Encontro de Saberes do Projeto Territórios Criativos Cariri marca o término das ações de construção de conhecimento colaborativo do projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos da UFF em terras caririenses.

Nenhum comentário: