quinta-feira, 28 de julho de 2016

Gonzagão terá missa em Juazeiro pelos 27 anos de seu falecimento


Texto de Jota Farias, no Facebook


Estamos convidando todos os fãs do rei do baião,  Luiz Gonzaga para  a missa de 27 anos de saudades do Gonzagão. Será dia 2 de agosto na igreja do Sagrado Coração de Jesus dos Salesianos às 19 horas.

Todos os  sanfoneiros,  cantores e  poetas do Juazeiro do Norte e todo Cariri estão convidados. Também haverá comemoração pelo 70 anos do baião. Depois da missa tem apresentações dos cantores e sanfoneiros e poetas.

UM POUCO SOBRE LUIZ GONZAGA

Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. 
Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote  e o xaxado. .
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas , Caetano Veloso, dentre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

(Wikipédia)

Um comentário:

serra da morena disse...

Jota Farias, parabéns pela iniciativa.
Falar de Seu Luiz Gonzaga, nos 27 anos de sua viagem para a eternidade, é falar de um homem que nasceu na Serra do Araripe em Exú, e tornou-se um cidadão do mundo, divulgando o Nordeste e o Brasil, atravez de seus cantos.
É bom lembrar que a missa em homenagem a Luiz Gonzaga foi criada pelo Monsenhor Murilo e Reginaldo Silva.E hoje, graças ao seu prestigio como cantor dos benditos de Padre Cicero, esta tradição será mantida.
Parabéns a todos os poetas e forrozeiros do Carirí que participam desta grande homenagem ao eterno Rei do Baião.

Abraço
Marcos Lima

Programa Na Sombra do Juazeiro
Rádio Correio Am 1200 - Maceio
Aos sábados das 05 ás 07h, da manhã

Grato também ao Blog do Tarso de Araujo, pela divulgação.