Texto de Jota Farias, no Facebook
Estamos convidando todos os fãs do rei do baião, Luiz Gonzaga para a missa de 27 anos de saudades do Gonzagão. Será dia 2 de agosto na igreja do Sagrado Coração de Jesus dos Salesianos às 19 horas.
Todos os sanfoneiros, cantores e poetas do Juazeiro do Norte e todo Cariri estão convidados. Também haverá comemoração pelo 70 anos do baião. Depois da missa tem apresentações dos cantores e sanfoneiros e poetas.
UM POUCO SOBRE LUIZ GONZAGA
Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado. .
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas , Caetano Veloso, dentre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).
(Wikipédia)
Um comentário:
Jota Farias, parabéns pela iniciativa.
Falar de Seu Luiz Gonzaga, nos 27 anos de sua viagem para a eternidade, é falar de um homem que nasceu na Serra do Araripe em Exú, e tornou-se um cidadão do mundo, divulgando o Nordeste e o Brasil, atravez de seus cantos.
É bom lembrar que a missa em homenagem a Luiz Gonzaga foi criada pelo Monsenhor Murilo e Reginaldo Silva.E hoje, graças ao seu prestigio como cantor dos benditos de Padre Cicero, esta tradição será mantida.
Parabéns a todos os poetas e forrozeiros do Carirí que participam desta grande homenagem ao eterno Rei do Baião.
Abraço
Marcos Lima
Programa Na Sombra do Juazeiro
Rádio Correio Am 1200 - Maceio
Aos sábados das 05 ás 07h, da manhã
Grato também ao Blog do Tarso de Araujo, pela divulgação.
Postar um comentário