quinta-feira, 28 de julho de 2016

Escolas do Crato passam a ser Ecopontos, em parceria com a Tetrapak


Escolas da cidade do Crato passaram a integrar o projeto de Ecopontos, que tem a finalidade de aderir ao processo de coleta de materiais recicláveis, além de promover a educação dos alunos e pais. O trabalho faz parte de uma parceria com a empresa Tetrapak, com atuação da organização não governamental No Olhar, e a Secretaria de Educação do Crato.

Em junho foram realizadas reuniões nas escolas para iniciar o projeto dos ecopontos, os Pontos de Entrega Voluntária - PEV, da comunidade escolar e moradores do entorno. O projeto tem o apoio de uma empresa referência no Brasil na área de reciclagens. Nas escolas José do Vale, 18 de Maio, Antônio Antuérpio, Gonzaga Mota e Álvaro Madeira serão implantados os ecopontos com a empresa de atuação em vários países e referência internacional.

Uma das reuniões foi realizada na escola 18 de Maio, com professores, diretores e coordenadores, com a finalidade de ajustar a forma como o projeto poderá ser desenvolvido na instituição, com o envolvimento das famílias. Para isso, os professores passaram por um processo de capacitação, no intuito de promover um envolvimento ambiental, para que então fosse dado início ao projeto de coleta seletiva nas escolas.

Segundo o representante da ong ambiental, Marcos Uilson, a ideia é envolver a comunidade escolar e dar uma continuidade no projeto, com o estímulo de todos na atenção à preservação do meio ambiente. Ele destaca o problema dos resíduos sólidos como grave e ressalta a importância de promover a educação. Esteve no Cariri o consultor da empresa Tetrapak, Leandro Mendes. Na região, o projeto tem o apoio do educador Paulo Garcia.

A principal finalidade do trabalho, que será desenvolvido até novembro deste ano, é transformar o entorno da escola em todos os sentidos, com a implementação da coleta seletiva. Marcos, porém, diz que é necessário entender toda essa cadeia. No caso das escolas, foi definida a forma de desenvolvimento do projeto em cada uma delas. Conforme Marcos, isso se dá pela particularidade de cada uma.


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