sábado, 30 de julho de 2016

Reserva florestal no Crato vai proteger o Soldadinho-do-araripe

A mais nova Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará, a Oásis Araripe, já nasceu com uma missão especial: proteger uma das espécies ameaçadas de extinção, o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni). A RPPN, de 50 hectares, fica localizada na região do Cariri, no município do Crato.

Sua criação também vai beneficiar os mais de 127 mil habitantes da região, contribuindo para o fornecimento de recursos hídricos, conservação da biodiversidade, nascentes de água e preservação da fauna e flora cearenses. 

A área protegida pela RPPN é um remanescente florestal úmido de Mata Atlântica, localizado em pleno semiárido, região mais seca do Brasil. Esta área é afetada com a expansão da agricultura, a especulação imobiliária e a ocorrência de queimadas nas lavouras da região, que por vezes fogem do controle e acabam por degradar a área de mata nativa. 

Uma estimativa conservadora sugere que reste apenas 25% da mata utilizada como habitat pela ave, apontam biólogos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), instituição que criou a RPPN Oásis Araripe, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A criação da Reserva faz parte do Programa Extinção Zero no Ceará.

- Diário do Nordeste

Nenhum comentário: