sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Barbalha e Campos Sales com as melhores temperaturas no Cariri

Saí o calor, chegam as noites frias. Muitos caririenses estão animados com as temperaturas amenas registradas nos últimos dias em algumas cidades da região. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nos últimos cinco dias, a cidade de Barbalha têm apresentado as temperaturas mais baixas do ano para a região.

De acordo com o meteorologista do órgão, Raul Fritz, a terra dos verdes canaviais registrou 17.6º C, com sensação térmica de 15º C. Foi a marca mais fria do ano, seguida pela cidade de Campos Sales, com 18.7º C e sensação térmica abaixo dos 17º C. A intensidade dos ventos, segundo Fritz, é determinante para as variações da temperatura e sensação térmica.

O especialista explica também que a redução na temperatura é comum para esta época do ano devido ao período de inverno no hemisfério sul, região do planeta onde o Ceará está situado, iniciado em 20 de junho. Contudo, no Sul do Estado, o frio é mais perceptível se comparado a Fortaleza, por exemplo.

“Quanto mais distante do litoral, mas significativas serão as reduções de temperatura”, pontua Fritz, ao destacar a amplitude térmica da região caririense, com quedas acentuadas durante as madrugadas. “Se assemelha às regiões desérticas, quando há uma forte variação: calor durante o dia e baixas temperaturas a noite”. Para os próximos dias, o especialista avalia que a tendência é que os termômetros permanecem marcando baixos índices nos períodos noturnos.

Sem chuva
Fritz ressalta que associar inverno à chuva, no entanto, é equivoco. A Funceme destaca que o período oficial da quadra chuvosa no Ceará faz parte do verão e do outono no hemisfério Sul, isto é, entre os meses de fevereiro e maio. Para o segundo semestre do ano, portanto, a incidência de chuvas deve ser quase nula.

Primavera
O clima agradável, no entanto, não deve durar muito. No final de setembro, quando começa oficialmente a primavera, o calor intenso tende a voltar a ser soberano nos períodos diurnos e noturnos. Em outubro do ano passado, por exemplo, os termômetros chegaram a registrar temperaturas superiores a 38º C em Juazeiro do Norte, com sensação térmica de 40º C.

Nenhum comentário: