quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Feliz ano de 2009
Aos amigos e leitores deste blog, que nos acompanharam no ano de 2008, só temos a agradecer, pelo incentivo, pelos comentários, e pela divulgação dos textos aqui postados. Nosso objetivo, tem sido o de contribuir com o desenvolvimento do Cariri, e com uma imprensa livre. Esperamos ter dado um mínimo de contribuição, e ao mesmo tempo, reafirmamos nossa disposição de, em 2009, continuarmos juntos, unidos, trabalhando por um Cariri, por um Ceará e por um Brasil bem melhores.
Obrigado a todos
Feliz 2009
Que Deus esteja sempre com todos!
Tarso Araújo
Ceia light permite comer de tudo sem engordar
Saiba dosar as bebidas, as sobremesas e as carnes sem arrasar a dieta
Vencer as festas de final de ano sem acumular danos ao regime é tarefa difícil até para quem já se acostumou à rotina de moderação. Mas difícil não significa impossível: com um pouco de esforço e com as dicas do time de especialistas que o MinhaVida escalou, vai ficar mais fácil virar o ano sem culpa nenhuma pesando na balança.
"A mesa precisa do assado, da farofa, do arroz elaborado, das frutas secas, das castanhas e das sobremesas. Mas tudo deve ser preparado para uma deliciosa noite de festas, não para uma semana de comemoração, como acontece quando exageramos nas porções e variedade, que voltam à geladeira e à mesa, várias vezes, na semana após a festa", recomenda a nutricionista Renata Rothbarth da unidade de Curitiba da Rede de Clínicas Anna Aslan. A seguir, você confere as dicas dela e da química Ana Claudia Correia de Araujo, proprietária do Spa Oásis e pós-graduada em nutrição.
Churrasco
A melhor opção é optar pelas carnes magras, evitando a maionese e a farofinha. Se houver peixes à disposição, sem dúvida é esta a opção mais acertada. As aves nem sempre são a opção mais magra, há partes com alto teor de gordura, como a coxinha e a asa. O tender não é, exatamente, um corte magro. Mas existe uma palavra-chave para seu consumo: moderação. Privar-se de comer o tender na noite de natal pode levar a um mecanismo de compensação no dia seguinte: comer fartos sanduíches usando o corte como recheio.
Entradas
Os antepastos feitos com berinjela são uma ótima opção light. Combinados a queijos leves, como ricota, e tomate, o vegetal rende receitas muito saborosas e que não prejudicam sua dieta.
Bebidas
As bebidas alcoólicas engordam e têm, inclusive, mais calorias do que os carboidratos. Por isso, quem está de dieta deve restringir o consumo de álcool ao brinde principal. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4 calorias. "Na hora de escolher, opte pelos destilados, vodca e uísque, pois eles são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool", afirma a nutricionista Renata Rothbarth, da unidade de Curitiba da Rede de Clínicas Anna Aslan.
Doces
O problema com os doces é que, além de terem alto índice glicêmico devido ao teor de açúcar, eles são servidos no final da refeição, quando muitas vezes que já se ultrapassou não só a quantidade ideal de calorias como principalmente já se elevou mais do que o desejado o índice glicêmico da refeição. Há algumas sobremesas light, mas atenção aos produtos pré-fabricados, como flans. Em geral, eles têm muito amido na composição. É o açúcar que não se vê, mas o seu corpo absorve. Uma opção interessante seria uma pêra cozida com calda de chocolate amargo: a pêra tem alto teor de fibra solúvel e o chocolate amargo, além de flavonóides, tem alta concentração de gorduras do bem, que também contribuem para a redução do índice glicêmico da sobremesa.
Mito do abacaxi
A fama do abacaxi como aliado da digestão, inclusive com a crença errônea de que dissolve as gorduras, deve-se a uma enzima proteolítica, a bromelina ou bromelaína, contida na fruta. A enzima age nas proteínas e é utilizada na indústria alimentícia em amaciantes de carnes. Mas apenas consumir abacaxi não providencia ao organismo uma dose apreciável de bromelaína . Por outro lado é uma fruta de alto índice glicêmico o que aumenta a produção de insulina após a refeição, resultado mais gordura, principalmente em volta da cintura. Se você está de dieta, portanto, evite.
Farofa
A farofa, por si só, já é sim um grande perigo. Ela contém alto teor de carboidrato, alto índice glicêmico e, se acompanhada de bacon e margarina, torna-se realmente uma ameaça também do ponto de vista calórico. É importante saber que cada colher de farinha de mandioca ou de milho usada no preparo da farofa equivale, em calorias e em carboidratos, a até três colheres de arroz, isso sem contar todos os ingredientes utilizados no preparo da farofa. "Aqui, vale tudo para reduzir o valor calórico, como evitar fritar a farinha em óleos e margarinas, uma vez que esses ingredientes são gorduras e, portanto, muito mais calóricos do que a própria farinha", afirma a nutricionista Juliana Schmitt, nutricionista da rede de Clínicas Anna Aslan da unidade de Porto Alegre.
Aperitivos
Tâmaras, damascos, castanhas e figos não podem ser consumidos à vontade. Estas frutas são todas muito calóricas, devemos consumi-las com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto. As versões cristalizadas destas mesmas frutas são mais calóricas ainda do que as frescas e devem ser consumidas com mais moderação , alerta a nutricionista Renata Rothbarth.
Fonte Yahoo
PIORES FILMES DO ANO
Os filmes ruins chegam a galope. E neste ano tivemos alguns especialmente horrorosos. Filmes pretensiosos ou simplinhos, que tentam ser vanguardistas ou que emulam o melodrama das antigas. As formas são diferentes, mas isso não importa. Os piores filmes que estrearam em circuito em 2008 foram estes aqui:
Nome Próprio
Murilo Salles
É um amontoado de frases feitas, tentando misturar vestígios de uma cultura underground, de Fante a Bukowski, com uma visão limitada de mundo, aquela coisa pós-adolescente de achar que palavrões, metalinguagem ("ficção não acontece contigo o tempo todo? então me reescreve?") e mais um pouco de álcool e drogas fazem de algo, algo importante. A sensação é de que as frases são pensadas vinte vezes para que tenham um valor extra ("aqui escrevo, escrevo porque preciso"), para que signifiquem ("a dor são poros por onde transpira a escrita"), com maneirismos moderninhos que ficaram datados ("todo mundo já deve ter copiado, redirecionado"). E, sob o pretexto de não ter pudores, qualquer citação a sexo é banalizada. E isso já vem com a defesa acoplada de que quem não gostou deve ser careta.
A Era da Inocência
Denys Arcand
O que incomoda bastante no filme é o quanto ele parece infantil em sua pretensa crítica ao sistema (no caso o canadense, mas poderia ser qualquer sistema). Algumas situações até são desenhadas com algum sucesso, mas suas resoluções geralmente apelam e descambam para o gratuito. É como se estivéssemos frente a frente com um Michael Moore encenado. Tudo é vazio. Tão vazio como as participações de Rufus Wainwtright.
Meu Nome é Dindi
Bruno Safadi
Começa como um filme narrativo ruim, com atores mal conduzidos e um roteiro meio sem graça para ganhar elementos quase fantásticos, partir para a abstração e (tentar) metralhar referências vanguardistas do cinema brasileiro. O resultado é que de ruim ela passa para ridículo e risível - a platéia entendeu bem essa última parte, por sinal. Mas, no fim de tudo, parece bem redondo e concebido exatamente para ser essa massa abominável que termina sendo. Coerentemente vergonhoso.
O Menino do Pijama Listrado
Mark Herman
O filme é de uma pobreza lastimável, se aproveitando de todos os clichês possíveis e imagináveis interessados em produzir lágrimas a esmo explorando criancinhas em situações "inaceitáveis". O pior é que tem gente que compra isto tudo como "cinema de mensagem". Tudo é arredondado para o lado mais fácil, burro e choroso - desde o roteiro tatibitate ao visual que parece de propaganda de sabonete (de época, claro).
O Caçador de Pipas
Marc Foster
Sob a égide do subliminar, como se houvesse algum trabalho de aplicar camadas ao texto, lições de moral são espalhadas ao longo da narrativa. Uma, duas, várias vezes. Tudo muito calculado para entrar no lugar pensado, geralmente pouco antes das faltas. Tudo muito evidente, encaixado sem muito refinamento. O diretor Marc Foster comprova seu talento para fazer filmes ruins.
10000 AC
Roland Emmeric
Eu não sou muito adepto de colocar esses filmes flagrantemente ruins me listas como esta porque eles guardam algum divertimento, mas esse balaio-de-gato que Roland Emmerich entregou desta vez não pode ser ignorado. É risível do começo ao fim, além de ser uma afronta à História e, em muitos momentos, um acinte a qualquer mente pensante. É realmente inexplicável que um filme como este, caro, encontre financiamento.
Armênia
Robert Guédiguian
O roteiro é falho e parece ter consciência disso, mas a sublima com estripulias que fogem completamente do foco. A viagem da protagonista em busca de um pai fugitivo, se transforma numa aula fuleira sobre a história de um país e, conseqüentemente, sobre as origens da ppersonagem. Mas o roteiro nunca dá relevância a nada disso e, ainda por cima, incorpora uns personagens nonsense que não dizem a que vieram.
Desonra
Masahiro Kobayashi
O que poderia se tornar matéria-prima para se investigar comportamentos e tradições ganha apenas a forma de lamentação. O diretor sequer tenta explicar ou entender o que provoca o tratamento dado à protagonista. Para tentar provocar identificação, Kobayashi apela para a pior das táticas: tenta fazer o espectador ter pena da personagem. Não consegue. Os constrangimentos aos quais Yuko é submetida não incomodam tanto quanto a preguiça em desenvolver melhor a personagem.
Arquivo X: Eu Quero Acreditar
Chris Carter
O que mais impressiona é como tudo parece reciclagem barata e nada funciona. O filme de dez anos atrás, de Rob Bowman, era infinitamente mais interessante - ainda mais por se tratar do grande assunto da série, aliens -, além de ser muito melhor dirigido. Chris Carter, além de ter arrumado um motivo chinfrim para retomar Mulder e Scully, não soube dar direção para o filme, que trata o duelo entre fé e descrença da maneira mais rasa e clichê possível.
A Outra
Justin Chadwick
Em uma frase? Parece diretor de filme de adolescentes estúpidos tentando fazer um filme adulto, 'importante'. Em duas frases? Impossível levar a sério um filme de época toda vez que aquele irmão Bolena com cabelinho de MTV boy entra em cena. Em três fases? Parece ter sido feito para provar que Natalie Portman é melhor atriz do que Scarlett Johasson (o que é verdade), mas pede que Natalie exagere tanto na concepção de sua personagem que Scarlett funciona bem melhor.
E como nem todas as notícias são ruins, está chegando a hora de conhecer os melhores do cinema em 2008. A décima sexta (!) edição do Frankie, o meu Oscarzinho pessoal, vem aí, só com os melhores entre os filmes que eu vi exclusivamente nos cinemas, incluindo circuito e festivais. Quem quiser ter um aperitivo de como vai ser pode dar uma olhada na lista de indicados do ano passado.
Fonte: blog do Chico Fireman
RETROSPECTIVA 2008: POLÍTICA NO CARIRI
Com certeza, o que mais chamou a atenção para 2008, em política, foi a vitória do petista Manoel Santana em Juazeiro do Norte. O prefeito eleito, que toma posse amanhã, às 17 horas, foi a grande surpresa. Termina assim, um ciclo político na terra de padre Cícero, e começa outro. Santana terá diversos desafios, dentre eles, a democratização da máquina administrativa, a criação dos conselhos populares para socializar as decisões e a implementação de políticas sociais na educação, saúde, cultura e ação social. A infra-estrutrua será um outro desafio do petista.
Juazeiro, o trem da alegria de Raimundão
O prefeito Raimundo Macedo (sem partido) começou o ano de 2008 criando 396 cargos comissionados, dados a amigos e aliados políticos. Com pouco mais de 90 dias da convenção do PSDB que escolheria o candidato do partido para a disputa da Prefeitura, Macedo optou por um caminho fisiológico na tentativa de angariarm votos no ninho do tucano. A Câmara Municipal aprovou, mas a oposição fez críticas ao projeto e votou contra. O projeto custou aos cofres públicos R$ 4,407 milhões ao ano. Em abril, Raimundão criou mais 157 cargos comissionados, instituindo, assim, o chamado ''trem da alegria''.
República de Aurora
Sob a denominação de “República de Aurora” , Juazeiro do Norte conviveu com o estigma de ter suas decisões deliberadas em outro município e experimentou um período de dominação familiar. A administração Raimundo Macedo criou nada menos que 1.932 cargos comissionados e empregou dezenas de parentes do atual prefeito. As secretarias ficaram nas mãos de pessoas de confiança dos Macedo, que governaram Juazeiro com mão de ferro e muitos cargos para distribuir entre amigos, colaboradores e cabos eleitorais.
Carlos Macedo ameaçou, mas não foi
O atual prefeito de Aurora, Carlos Macedo (PSB), quis ser candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, um sonho antigo. Transferiu o título de eleitor e ensaiou a candidatura. Sem ter apoio popular e de nenhum outro partido, a não ser o seu próprio, o PSB, foi convencido a se retirar da disputa, e o PSB indicou o vice do prefeito eleito Manoel Santana. Os socialistas indicaram José Roberto Celestino, eleito vice na chapa com o petista.
Um tapinha não dói
Não foi bem isso que pensou a líder comunitária Maria Eliane Sobreira Sampaio, que denunciou ter sido agredida pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo . O fato aconteceu em março, durante uma reunião na sede da associação que Eliane preside, no bairro Frei Damião. Ela prestou queixa do Raimundo Macedo na Delegacia de Polícia de Juazeiro.
Pagando alto aos vereadores
Um estudo sobre a realidade financeira dos vereadores do Cariri surpreendeu. Os vereadores de Juazeiro do Norte, por exemplo, ao lado dos vereadores de Sobral, têm a mais alta remuneração das Câmaras Municipais do interior do Estado. Os vereadores juazeirenses embolsam, mensalmente R$ 4.700,00, ou o equivalente a 12 salários mínimos. Para manter o funcionamento das Câmaras Municipais, com seus 304 vereadores, é necessário um gasto que supera R$ 329,468 milhões ao ano.
Lista suja do TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) teve um ano de muito trabalho. No Cariri, divulgou uma lista com o nome de ex-prefeitos, ex-presidentes de Câmaras Municipais e ex-agentes públicos que tiveram contas desaprovadas. Muita gente conhecida constava na lista, como Raimundo Macedo, Carlos Cruz e Walter Peixoto
Uma rasteira na convenção
O prefeito Raimundo Macedo foi derrotado pelo deputado federal Manoel Salviano (PSDB) na convenção do partido para escolha dos candidatos a prefeito pela legenda. Salviano venceu com uma diferença de seis votos, e derrotou o prefeito. Amargurando, Raimundão embarcou na candidatura de Santana, derrotou Salviano nas urnas e anunciou a sua saída do PSDB. Uma vingança tardia, mas com gosto de vitória.
Uma praça sob suspeita e mico do ano
A principal preocupação de ambientalistas é com a preservação do patrimônio histórico regional. Esse, entretanto, não é o pensamento do deputado estadual Ely Aguiar. Durante as eleições deste ano, através de verbas conseguidas pelo parlamentar via Governo do Estado, foi feita uma reforma da histórica Praça Siqueira Campos, em Crato. Feita de forma apressada e sem muitos apuros técnicos, a sociedade ficou estarrecida com o resultado. A praça foi completamente descaracterizada, com a troca do piso de cerâmica e colocado pedra cariri. Os bancos que eram de mogno agora são de ripa, dentre outras mudanças. Sem falar em um relógio pequeno e inexpressivo colocado em uma coluna, criada ao lado do busto de Siqueira Campos. Com certeza, o mico do ano, e de quebra, a descaracterização de um patrimônio histórico do berço do Cariri.
Contas devassadas pelo TCM
Técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM) investigaram as contas da Prefeitura do Juazeiro do Norte em junho deste ano. A equipe do TCM verificou os gastos com a festa Juaforró. A denúncia, apresentada por um grupo de vereadores que alegavam que a licitação feita pela Prefeitura no valor de R$1,9 milhões, foi vencida por empresas sem nenhuma estrutura para comandar o evento. Na ocasião, o TCM visitou o parque onde acontece o Juaforró e as empresas denunciadas, a GRPA, Amor & Cia. e a Infocus, em Farias Brito. Outra irregularidade investigada teve como alvo as verbas destinadas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), que teria doado R$ 200 mil ao Juaforró, mas os prêmios entregues não passaram de R$ 4 mil.
foto: www.belanet.com.br
Silêncio dos deputados estaduais
Os deputados estaduais caririenses têm uma característica. Sempre, em sua maioria, fazem parte da bancada governista, seja qual for o governo. Esse ano de 2008, o silêncio da bancada foi notório e confirmou a tendência governista de nossos deputados. Sem uma voz para falar pela região do Cariri, temas como a seca, violência, assassinatos de mulheres, problemas na educação, foram esquecidos pelos parlamentares, assim como os assuntos levantados pelo Jornal do Cariri, como a destruição da Escola Agrotécnica de Lavras da Mangabeira.
Descaso em Lavras da Mangabeira
O deputado federal Eunício Oliveira também silenciou. No caso da Escola Agrotécnica de Lavras da Mangabeira, há anos abandonada, nenhuma emenda foi colocada no Orçamento da União para melhoria dessa importante instituição destruída pelo tempo, e principalmente, pelo descaso das autoridades. Agora, ao sonhar com uma das vagas de senador em 2010, Eunício que, ao longo dos últimos 10 anos ignorou a Escola Federral Professor Augusto Lima, faz discurso de preocupação como uma instituição que formou milhares de caririenses.
Fugindo da disputa
O deputado estadual Sineval Roque (PSB) fugiu da disputa pela prefeitura de Crato. Em seu lugar, ficou Walter Peixoto (PMDB) político antigo, que constava na lista suja do TCM. Waltin fez uma campanha desorganizada, sem rumo político e foi derrotado por Samuel Araripe, que conseguiu a reeleição. Sineval Roque, mesmo sendo homem de confiança do Governo do Estado, não conseguiu unir a oposição contra o tucano Samuel Araripe. Terminou as eleições como um dos principais responsáveis pela derrota dos partidos da base aliada do governo em Crato. de quebra, seu irmão Iteildo Roque, prefeito de Antonina do Norte, já se lançou candidato a deputado estadual.
Trapalhada política
O cantor e compositor Raimundo Fagner ficou surpreso ao saber que tinha feito uma música homenageando o então candidato a prefeito de Crato pelo PMDB, Walter Peixoto. Em um programa eleitoral, saiu uma música supostamente feita por Fagner para o peemedebista. O resultado foi fatal: Fagner soltou nota pública dizendo que nunca fez tal homenagem, nem apoiaria Walter Peixoto. Até hoje Walter Peixoto, e a coordenação de sua campanha explicou a trapalhada para a sociedade.
Vítória de Santana e o fim de ciclo
A vitória do candidato do PT, Manoel Santana, acabou com um ciclo de domínio político das chamadas lideranças políticas conservadoras de Juazeiro do Norte. O bloco dos derrotados tem os deputados federais Manoel Salviano (PSDB) e Arnon Bezerra PTB), os deputados estaduais Vasques Landim (PSDB) e Ana Paula Cruz (PMDB) e os ex-prefeitos Mauro Sampaio (PMDB) e Carlos Cruz (PP). Um ciclo de domínio dos grupos mais conservadores está encerrado em Juazeiro do Norte que, a partir do dia primeiro de janeiro de 2009, abre uma fase da sua história política. E, nessa nova fase, a estrela é Manoel Santana que, se decepcionar os eleitores, irá abrir caminho para a volta ao poder dos grupos políticos que derrotou em 2008.
PT vence em Juazeiro e Barbalha
Uma eleição marcada pela surpresa. O Partido dos Trabalhadores montou dois fortes palanques em Juazeiro do Norte e Barbalha. Saiu vitorioso. Na terra de Padre Cícero, o prefeito eleito Manoel Santana já divulgou o secretariado e se prepara para os desafios administrativos e políticos nos próximos quatro anos. Santana montou seu palanque com apoio do deputado José Nobre Guimarães (PT) e acolheu no mesmo espaço político o prefeito Raimundo Macedo e partidos da base do governo Cid Gomes e Lula. Uma política de frente popular, que uniu esquerda e centro.
Barbalha com o petista José Leite
A cidade de Barbalha pela primeira vez, a exemplo de Juazeiro, será administrada por um petista. O economista José Leite (PT) diz que irá fazer uma ampla reforma administrativa e buscar parcerias com o Governo do Estado e a União para resgatar setores da economia local, fazer obras de infra-estrutura e garantir a melhoria da educação e saúde. José Leite, que já foi aliado de Rommel Feijó (PTB), derrotou o atual prefeito, que tinha em seu palanque nomes como o do deputado federal Arnon Bezerra (PTB) e do deputado estadual Ely Aguiar (PDC).
Crato: último reduto tucano
O prefeito reeleito Samuel Araripe (PSDB) terá a responsabilidade de ser uma das referências do tucanato cearense na administração pública. O partido foi nas últimas eleições perdendo importantes espaços políticos, inclusive no Cariri. Juazeiro do Norte foi uma das cidades em que o PSDB foi derrotado. Com uma oposição frágil e confusa politicamente, Samuel Araripe, primeiro prefeito reeleito do Crato, derrotou antigas e novas lideranças políticas, como André Barreto (PV), Sineval Roque (PSB) e Walter Peixoto (PMDB).
Tasso perde em Juazeiro
O senador Tasso Jereissati (PSDB) comemorou a vitória de Samuel no Crato, mas, em Juazeiro, embora não tenha pisado na campanha de Manoel Salviano, amargou uma derrota no maior colégio eleitoral do interior do Ceará. Na disputa em que Salviano levou a melhor na convenção, o senador tucano ficou calado. Mas, durante as eleições visitou alguns municípios como Crato, Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri, onde seus aliados levaram a melhor.
Cid longe dos aliados em 2008
Diferente do Senador Tasso Jereissati (PSDB) que esteve no Cariri declarando apoios, o governador Cid Gomes (PSB) preferiu o caminho inverso. Poucas vezes subiu no palanque de algum aliado. Em Juazeiro, disse que não viria apoiar nenhum dos dois aliados (Santa ou Carlos Cruz) para não ser constrangido, mas seu irmão Ivo Gomes, apoiou decisivamente o prefeito eleito pelo PT. Em Crato, por diversas vezes, aliados de Sineval roque avisaram a ida do governador para os comícios de Walter Peixoto (PMDB) isso também não aconteceu. Em Nova Olinda e Santana do Cariri, os aliados do governador sentiram a falta de apoio e de votos. Foram derrotados por candidatos do PSDB.
Governo itinerante
Em 2008, o chamado governo itinerante veio ao Cariri, e terminou suas andanças na cidade de Salitre. Resolvendo poucas questões importantes e servindo mais como ponte para o marketing do governador, o governo itinerante não foi responsável pela liberação de grandes verbas. Em Salitre, em dezembro, poucos prefeitos do Cariri acompanharam a última edição do ano.
Obras que não saíram do papel
O Governo do Estado concluiu 2008 com algumas obras sem sair do papel. O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, o Centro de Convenções, em Crato, e o Central de Abastecimento, em Barbalha, ainda estão apenas as placas. Apesar dos anúncios de verbas para essas obras, nenhuma pedra foi colocada nessas obras.
Milagres, cidade do medo
No mês de julho, a cidade de Milagres se movimentou por conta do assassinato do jovem George Araújo de Oliveira, 22 anos. A cidade viveu um clima de insegurança, com denúncia de pistolagem, intimidação, crimes e acirramento político. O Movimento em Defesa da Paz organizou uma manifestação contra uma série de crimes com características de pistolagem e conotação política. No centro das denúncias, o prefeito eleito Helosman Sampaio (PMDB), que se disse injustiçado com as insinuações. O então aliado de Helosman, deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), não o defendeu em público, mas adotar essa posição nos anos de 2009 e 2010 com o andamento dos processos contra Helosman Sampaio.
RETROSPECTIVA 2008: CULTURA NO CARIRI
Um ano em que a cultura se colocou a céu aberto
O Cariri sempre foi uma região do Ceará em que culmina em sua alma, a natividade da produção cultural e artística. Berço de grandes nomes da cultura popular e até erudita, a complexidade se mostra nas mais variadas artes. Aqui, se produziu bastante em 2008, na música, teatro, dança e na cultura popular. Os espaços foram pequenos para tantas manifestações.
Problemas? Sim, mas que podem ser resolvidos, com políticas públicas, com intervenção da sociedade e muita criatividade.
O ano de 2008 sem dúvida, é conclusivo da boa vontade de artistas e de instituições que levaram à frente a promoção cultural e artística do Cariri, como o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), das unidades dos SESC Crato e Juazeiro, das organizações não-governamentais, dos trabalhos independentes, das empresas de indústria e comércio que sensíveis ao fato, apoiaram diversos artistas.
Já as secretarias de cultura, pois se ouviu falar. Ficou faltando o diálogo de todos os segmentos, ficou faltando a organização dos artistas e produtores de arte e cultura da região. Mesmo assim, foi o ano em que se produziu, e a população percebeu a arte e a cultura mais próxima da sua casa.
Dia de Reis
Reisados e lapinhas preencheram praças e ruas de Juazeiro do Norte para as comemorações do Dia de Reis, realizados todos os anos por iniciativa própria destes grupos folclóricos, que buscam com as festas de fim de ano reascender as tradições populares e promover a cultura do povo nordestino. A Fundação Mestre Elói do Crato realizou nas praças da cidade suas tradicionais manifestações artísticas. Também em Janeiro, a música voltou aos palcos do Centro Cultura do BNB (CCBNB) com o Festival Rock Cordel que reuniu bandas dos mais diversos estilos durante todo o mês.
Mostra de teatro
Grupos e companhias de teatro começaram a se articular para mais uma edição da Mostra de Teatro do Centro Cultural que preenche todo o mês de março e promove uma verdadeira bateria de atividades voltadas ao gênero. No mês em que a produção cultural dá uma trégua, estes artistas se voltam para produção de projetos, ensaios e outras atividades que logo são mostradas no decorrer do ano nos mais diversos eventos e palcos da região.
Teatro no mundo
O mês que porta o Dia Mundial do Teatro, colocando o teatro em evidência no mundo todo, teve a agenda marcada por diversos eventos cênicos na região do Cariri, entre exposições, apresentações e festivais. No CCBNB o mês foi inteiramente dedicado à arte de representar, quando se realizou nesta instituição mais uma edição da Mostra BNB de Artes Cênicas, que também trouxe mais uma página do Festival de Esquetes.
Contra a Aids
Em abril reabriram as discussões para a continuidade do Projeto Teatro de Rua Contra a AIDS que reuniu grupos de teatro de doze cidades cearenses em Fortaleza e promoveu um verdadeiro debate sobre o papel social dos artistas nas transformações sociais, levando cultura, saúde e muita arte aos municípios do Cariri que participaram do Encontro de Nivelamento sobre DST/AIDS da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, ocorrido em Fortaleza com presença marcante de Juazeiro do Norte e Crato.
Patativa e Salomão
A Companhia Livre Mente de Teatro estreou o espetáculo que fará parte das comemorações dos Cem Anos de Patativa do Assaré, “Patativa e Salomão”, que acontece em março de 2009. O trabalho traz a assinatura do diretor Jean Nogueira e leva o texto de seu irmão, Emanuel Nogueira. Também em maio, a música voltou a ficar nas paradas com a realização da décima edição do Festival Throne Of Metal, em Juazeiro do Norte.
Festival da canção
O Festival da Canção foi o evento que veio para ficar de uma vez por todas na cidade do Crato, abrindo o debate do antigo CHAMA – Chapada Musical do Araripe, trazendo uma nova roupagem de resgates destes festivais que o Cariri já realizou. O Festival aconteceu no Centro Cultural do Araripe e contou com a participação de músicos da região e de Paulinho Moska. Na comemoração do aniversário de três anos do CCBNB, o músico, cantor e compositor baiano Morais Moreira esteve a todo gás.
Expocrato
Os artistas caririenses se juntaram em debate para discutir a democratização do palco da Expocrato que havia excluído todos os artistas locais. O movimento, encabeçado pelo grupo Coletivo Camaradas, pouco a pouco foi ganhando força e adesão de diversos segmentos da sociedade. Além da realização da 57ª edição da ExpoCrato, principal feira agropecuária do Norte-Nordeste, aconteceu a I Fauna Cariri de Cinema, nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, e a exposição “Impressão de Mundos” de Maércio Lopes, no SESC Crato, fechando o mês em bom estilo no cenário das artes no Cariri.
Dança
“Eu Prometo”, espetáculo de dança contemporânea da Cia. Alysson Amâncio, estreou em Juazeiro do Norte, buscando a reflexão sobre as diferenças dos seres humanos. Agosto das Artes apresentou a proposta de promover o cotidiano e localizá-lo enquanto arte. Assim foi a segunda edição deste projeto realizado pelo BNB, que abriu o debate das mais diversas formas de se expressar para o outro no dia-a-dia de cada um.
Exposição de Rogê Venâncio
“Que País é Este?”, exposição de Rogê Venâncio aberta no Hall de Exposições – CCBNB, levou a refletir sobre a sociedade brasileira diante da sua relação com a arte e a cultura propriamente dita no mês de setembro. O SESC realizou a primeira edição Cariri Encena para selecionar grupos e espetáculos que fizeram parte da X Mostra SESC Cariri de Cultura, ocorrida em novembro em diversos municípios do Cariri.
Cantos de Gonzagão
Joquinha Gonzaga apresentou o show “Cantos e Causos de Gonzação”, resgatando as músicas que marcaram o regionalismo do Rei do Baião. Também em outubro, a Sala da Memória da 1.ª Escola Normal Rural do Brasil passou a ser um ambiente de visitação, pesquisa e resgate da história desta instituição de ensino, hoje com 75 anos. Ainda em outubro, a exposição de Francisco dos Santos, “Inferno de Dante”, encantou pela beleza e a precisão dos detalhes, exposta no SESC Crato.
Mostra SESC Cariri de Cultura
Aberta a X Mostra SESC Cariri de Cultura, que teve como sedes as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Barbalha e mais oito cidades da região do Cariri. O evento foi marcado por quase 500 apresentações e pela participação de aproximadamente 1.500 artistas de vários estados brasileiros. A Mostra contou também com atrações internacionais: Portugal, Argentina e França. Os espetáculos foram voltados para as mais diversas áreas, levando teatro, música, literatura, exposição, dentre outras atividades à população. O evento é tido como um dos mais importantes do Norte-Nordeste. Ainda neste circuito, o SESC Juazeiro inaugurou o Teatro SESC Patativa do Assaré.
Romarias dos versos
A pesquisadora, cordelista e escritora Fanka dos Santos lançou o livro “Romarias dos Versos”, trabalho em que ela reuniu mulheres no Ceará que produzem cordéis para desmistificar o machismo que há em cima desta arte e ao mesmo tempo reafirmar a diversidade de temas trabalhados dentro deste universo. Outra atração na cultura e na arte deste mês foi o show da banda paulistana Almah, que em turnê mundial passou por Juazeiro do Norte para divulgação do seu mais recente trabalho, Fragile Equality.
Fonte: Jornal do Cariri
RETROSPECTIVA 2008: POLÍCIA
Cariri: um ano com muitas ocorrências policiais e crimes
Nos últimos anos, o índice de criminalidade tem aumentado consideravelmente, não apenas em Juazeiro do Norte, mas em toda a região do Cariri. Já se tornaram comuns assaltos durante o dia no centro das cidades, na saída dos estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis ou instituições bancárias, praticados, em grande parte, por menores ou grupos organizados. Esse quadro persistiu em 2008.
Nos bairros da periferia, o cenário não foram diferentes. Residências arrombadas, com objetos sendo subtraídos e seus proprietários ficam sempre no prejuízo. Isso sem se falar em outros tipos de delitos.
As Polícias Civil e Militar trabalham no limite, fizeram o que foi possível, mas esbarraram nas dificuldades e carências de estrutura. Viaturas sucateadas, reduzido contingente policial, delegacias sem condições e a ausência de delegados em várias cidades foram alguns dos sinais negativos da segurança em 2008.
Para agravar ainda mais esse quadro, o Cariri continua e se consolida como rota para o tráfico de drogas, entre os Estados do Ceará e Pernambuco. No final do ano, uma apreensão de 600 quilos de maconha marcou a confirmou que o Cariri é uma rota do tráfico e, ao mesmo tempo, com uma polícia repleta de dificuldades.
Preocupados com a onda de violência, comerciantes do Crato anunciaram e articulam a instalação de câmeras de vigilância no perímetro urbano da cidade, com o objetivo de monitorar o movimento de lojas e diminuir a criminalidade na cidade. O Crato registrou aumento na violência.
Acusado de tráfico é diplomado
Vinte dias após ser preso pela Polícia Federal sob acusação do tráfico de drogas, o vereador eleito Vanderlan Jorge Leandro, o Vando (PTB), 39, foi diplomado pela Justiça Eleitoral de Ipaumirim. Ele foi preso dia 26 de novembro acusado de ser proprietário de um plantio de maconha e de 600 quilos da mesma droga, na zona rural do município. No Fórum Jáder Santana Nogueira, Vanderlan foi acolhido como herói para receber o diploma. Vanderlan obteve 289 votos no pleito de outubro, sendo o menos votado entre os eleitos pela coligação "O Povo no Poder" que elegeu o prefeito José Geraldo dos Santos (PMDB). A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral Francisco Marcello Alves Nobre, que, também, autorizou o recambiamento de Vando, que está recolhido à carceragem da Polícia Federal em Juazeiro do Norte. (Colaboração do Site Miséria)
Violência em Juazeiro do Norte e Crato
A 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil registrou, no período de 1º de janeiro a 3 de novembro de 2008, um total 12.114 ocorrências policiais. Destacam-se 102 homicídios dolosos e 35 homicídios de natureza culposa, geralmente provocados por ocorrência de trânsito. A Polícia em Juazeiro do Norte, a exemplo de Crato e Barbalha trabalhou completamente sucateada. A estrutura da atual delegacia está danificada. Os períodos de maior afluência de pessoas na cidade, durante as romarias, a polícia ficou de mãos atadas. De janeiro a outubro de 2008, foram assassinadas 132 pessoas na circunscrição da 19ª delegacia de Polícia Civil, sediada em Crato. Ao todo, foram registrados 66 mortes violentas e 167 assaltos a mão-armada, de janeiro a novembro.
Outras ocorrências
11 ocorrências por abuso de autoridade
100 ocorrências de contravenções penais
11 de crimes ambientais
94 delitos contra honra, calúnia, difamação e injúria
882 ocorrências de crimes por ameaças
2.113 crimes contra a pessoa, crimes contra a propriedade e material.
11 ocorrências de crimes de propriedade industrial,
4 crimes contra o consumidor
4.171 crimes contra o patrimônio.
29 ocorrências de crimes contra costumes
61 prisões por porte ilegal de arma
1 crime de racismo
40 prisões por tráfico de entorpecentes
17 crimes de disparos de armas de fogo
Rota do tráfico de drogas
A região do Cariri pode ser considerada uma rota do tráfico de drogas. Este ano, a maior apreensão de drogas prensadas e de plantio de maconha se deu na zona rural da vizinha cidade de Ipaumirim. O acusado, um vereador recém-eleito está preso na sede da Polícia Federal, em Juazeiro. Os policiais federais advertem que a falta de estrutura da polícia e de apoio das polícias dos estados, contribui para que o combate ao tráfico não seja mais eficaz. A Rodovia Asa Branca, que liga Ceará a Pernambuco, tem sido uma da rotas desses tráfico. A droga que vem de Pernambuco é toda comercializada na Região do Cariri.
Em Crato, câmaras pagas por lojistas
Um dos fatos marcantes, em termos de criminalidade no Crato, é a iniciativa dos comerciantes do centro, cansados de tantos assaltos, resolveram dar início a um debate sobre a violência na cidade. Surgiu, então, o projeto para aquisição de câmeras de vídeo, que seriam acopladas no perímetro do centro urbano da cidade, para monitorar possíveis casos de violência e assaltos. A Polícia Militar concordou com a idéia, mas o pano de fundo foi claro: a insegurança leva empresários a tomarem atitudes concretas para verem seu patrimônio ser defendido. A Polícia já não pode fazer muita coisa.
Efetivo do Crato
A 5ª Companhia de Polícia Militar do Crato, subordinada ao segundo Batalhão de Polícia Militar BPM de Juazeiro do Norte, teve um ano difícil. Dos 182 homens, 32 saíram para aposentadoria, transferidos e outros aprovados no concurso da Polícia Civil. Os 150 restantes foram distribuídos nos municípios de Farias Brito, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Tarrafas, Assaré e Salitre. Outros 80 ficaram no Crato, divididos na cavalaria, Cotan, Copon e em serviço de ronda durante o dia. Em 2009, Crato será uma das cidades beneficiadas com o Projeto Ronda do Quarteirão.
Viaturas em conserto
Um dos principais problemas da polícia no Cariri foi o sucateamento da frota. Por diversas ocasiões, a imprensa noticiou que carros da polícia estavam em estado lamentável. Em Juazeiro do Norte, as viaturas da polícia tiveram que trocar pneus em borracharias. No Crato , existem três viaturas: duas Parati e uma S-10, todas em péssimo estado de conservação. Já o patrulhamento em bike (policiais fardados andando em bicicletas) deixou de ser feito por falta de homens. A Polícia Civil de Crato tem uma viatura, também em péssimas condições de uso.
Processos em tramitação
Na área do judiciário cratense, o ano de 2008 foi marcado com o aumento do número de processos em tramitação, comparando com o ano de 2007. Ao todo, foram mais de dois mil processos observados pela Justiça local. O ano marcou também a transferência da Juíza Maria Lúcia Falcão para Fortaleza. Ela trabalhou durante 12 anos em Crato.
Crimes contra mulheres continuaram
O assassinato de mulheres no Cariri, em 2008, não parou. Mistura de uma cultura de desvalorização da vida humana e machismo, o assassinato de mulheres é uma mancha na história recente da região. O movimento de mulheres, organizado e mais atuante na cidade de Crato, fez diversas mobilizações e protestou contra a violência que atinge mulheres. Em sete anos, foram registrados 128 mulheres mortas. Somadas com o ano de 2008, esse número sobe para 149. A maioria dos casos está na impunidade. O movimento de mulheres reagiu. Cobrou da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa uma posição. Até agora, a comissão nada disse.O caso que chamou a atenção em 2008 foi o de Marilene Maria dos Santos, dona de casa, que chegou a ser surrada até a morte pelo marido, o agricultor Raimundo Gomes Dias. Ela foi agredida com um pé de cabra. Na 19ª Delegacia, em Crato, foram registradas 38 mortes de mulheres, sendo 10 crimes passionais. Em Juazeiro do Norte, foram 42 crimes, sendo 11 passionais.,
Julgamento do ano
O julgamento do ano, com relação aos crimes praticados contra mulheres, é o do bancário Sérgio Brasil Rolim. Ele terminou sendo condenado a 21 anos e 6 meses de reclusão, já somados aos 101 anos de cadeia por outros crimes. A Justiça o condenou pelo assassinato de Telma de Sousa, 38, casada e mãe de dois filhos. Vendedora de jóias, seu corpo foi encontrado em cima da serra, na Chapada do Araripe, após seer estrangulada. A família comemorou a condenação e disse ter sido feita Justiça.
Comarca do Crato
A Comarca do Crato é tão longa quanto a história da cidade. Em 2008, comemoraram-se os 191 anos de instalação da Comarca.
Aiuaba
A população do Município de Aiuaba reclama da falta de segurança pública e reivindicou do Governo do Estado a construção de uma cadeia pública e melhores instalações para a Unidade Policial da cidade. A degradação da cadeia pública levou a Justiça, atendendo solicitação do Ministério Público, a interditá-la. O prédio onde funcionavam cadeia e fórum da cidade estão sem condições de uso. O MP deve entrar na Justiça contra ao Governo Estadual para construção de uma nova cadeia em Aiuaba.
Campos Sales
Com uma população de 23.964 habitantes, Campos Sales não tem uma unidade policial. Quando algum cidadão quer fazer uma queixa policial tem que se dirigir a uma delegacia em Crato ou Juazeiro do Norte. A distância, entretanto, desanima qualquer um: são 133 quilômetros de asfalto separando Campos Sales do triângulo Crajubar. Nova Olinda, Altaneira, Salitre, Antonina do Norte e Tarrafas, estão entre as cidades cearenses que também não dispõem de uma delegacia de polícia
Nos últimos anos, o índice de criminalidade tem aumentado consideravelmente, não apenas em Juazeiro do Norte, mas em toda a região do Cariri. Já se tornaram comuns assaltos durante o dia no centro das cidades, na saída dos estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis ou instituições bancárias, praticados, em grande parte, por menores ou grupos organizados. Esse quadro persistiu em 2008.
Nos bairros da periferia, o cenário não foram diferentes. Residências arrombadas, com objetos sendo subtraídos e seus proprietários ficam sempre no prejuízo. Isso sem se falar em outros tipos de delitos.
As Polícias Civil e Militar trabalham no limite, fizeram o que foi possível, mas esbarraram nas dificuldades e carências de estrutura. Viaturas sucateadas, reduzido contingente policial, delegacias sem condições e a ausência de delegados em várias cidades foram alguns dos sinais negativos da segurança em 2008.
Para agravar ainda mais esse quadro, o Cariri continua e se consolida como rota para o tráfico de drogas, entre os Estados do Ceará e Pernambuco. No final do ano, uma apreensão de 600 quilos de maconha marcou a confirmou que o Cariri é uma rota do tráfico e, ao mesmo tempo, com uma polícia repleta de dificuldades.
Preocupados com a onda de violência, comerciantes do Crato anunciaram e articulam a instalação de câmeras de vigilância no perímetro urbano da cidade, com o objetivo de monitorar o movimento de lojas e diminuir a criminalidade na cidade. O Crato registrou aumento na violência.
Acusado de tráfico é diplomado
Vinte dias após ser preso pela Polícia Federal sob acusação do tráfico de drogas, o vereador eleito Vanderlan Jorge Leandro, o Vando (PTB), 39, foi diplomado pela Justiça Eleitoral de Ipaumirim. Ele foi preso dia 26 de novembro acusado de ser proprietário de um plantio de maconha e de 600 quilos da mesma droga, na zona rural do município. No Fórum Jáder Santana Nogueira, Vanderlan foi acolhido como herói para receber o diploma. Vanderlan obteve 289 votos no pleito de outubro, sendo o menos votado entre os eleitos pela coligação "O Povo no Poder" que elegeu o prefeito José Geraldo dos Santos (PMDB). A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral Francisco Marcello Alves Nobre, que, também, autorizou o recambiamento de Vando, que está recolhido à carceragem da Polícia Federal em Juazeiro do Norte. (Colaboração do Site Miséria)
Violência em Juazeiro do Norte e Crato
A 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil registrou, no período de 1º de janeiro a 3 de novembro de 2008, um total 12.114 ocorrências policiais. Destacam-se 102 homicídios dolosos e 35 homicídios de natureza culposa, geralmente provocados por ocorrência de trânsito. A Polícia em Juazeiro do Norte, a exemplo de Crato e Barbalha trabalhou completamente sucateada. A estrutura da atual delegacia está danificada. Os períodos de maior afluência de pessoas na cidade, durante as romarias, a polícia ficou de mãos atadas. De janeiro a outubro de 2008, foram assassinadas 132 pessoas na circunscrição da 19ª delegacia de Polícia Civil, sediada em Crato. Ao todo, foram registrados 66 mortes violentas e 167 assaltos a mão-armada, de janeiro a novembro.
Outras ocorrências
11 ocorrências por abuso de autoridade
100 ocorrências de contravenções penais
11 de crimes ambientais
94 delitos contra honra, calúnia, difamação e injúria
882 ocorrências de crimes por ameaças
2.113 crimes contra a pessoa, crimes contra a propriedade e material.
11 ocorrências de crimes de propriedade industrial,
4 crimes contra o consumidor
4.171 crimes contra o patrimônio.
29 ocorrências de crimes contra costumes
61 prisões por porte ilegal de arma
1 crime de racismo
40 prisões por tráfico de entorpecentes
17 crimes de disparos de armas de fogo
Rota do tráfico de drogas
A região do Cariri pode ser considerada uma rota do tráfico de drogas. Este ano, a maior apreensão de drogas prensadas e de plantio de maconha se deu na zona rural da vizinha cidade de Ipaumirim. O acusado, um vereador recém-eleito está preso na sede da Polícia Federal, em Juazeiro. Os policiais federais advertem que a falta de estrutura da polícia e de apoio das polícias dos estados, contribui para que o combate ao tráfico não seja mais eficaz. A Rodovia Asa Branca, que liga Ceará a Pernambuco, tem sido uma da rotas desses tráfico. A droga que vem de Pernambuco é toda comercializada na Região do Cariri.
Em Crato, câmaras pagas por lojistas
Um dos fatos marcantes, em termos de criminalidade no Crato, é a iniciativa dos comerciantes do centro, cansados de tantos assaltos, resolveram dar início a um debate sobre a violência na cidade. Surgiu, então, o projeto para aquisição de câmeras de vídeo, que seriam acopladas no perímetro do centro urbano da cidade, para monitorar possíveis casos de violência e assaltos. A Polícia Militar concordou com a idéia, mas o pano de fundo foi claro: a insegurança leva empresários a tomarem atitudes concretas para verem seu patrimônio ser defendido. A Polícia já não pode fazer muita coisa.
Efetivo do Crato
A 5ª Companhia de Polícia Militar do Crato, subordinada ao segundo Batalhão de Polícia Militar BPM de Juazeiro do Norte, teve um ano difícil. Dos 182 homens, 32 saíram para aposentadoria, transferidos e outros aprovados no concurso da Polícia Civil. Os 150 restantes foram distribuídos nos municípios de Farias Brito, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Tarrafas, Assaré e Salitre. Outros 80 ficaram no Crato, divididos na cavalaria, Cotan, Copon e em serviço de ronda durante o dia. Em 2009, Crato será uma das cidades beneficiadas com o Projeto Ronda do Quarteirão.
Viaturas em conserto
Um dos principais problemas da polícia no Cariri foi o sucateamento da frota. Por diversas ocasiões, a imprensa noticiou que carros da polícia estavam em estado lamentável. Em Juazeiro do Norte, as viaturas da polícia tiveram que trocar pneus em borracharias. No Crato , existem três viaturas: duas Parati e uma S-10, todas em péssimo estado de conservação. Já o patrulhamento em bike (policiais fardados andando em bicicletas) deixou de ser feito por falta de homens. A Polícia Civil de Crato tem uma viatura, também em péssimas condições de uso.
Processos em tramitação
Na área do judiciário cratense, o ano de 2008 foi marcado com o aumento do número de processos em tramitação, comparando com o ano de 2007. Ao todo, foram mais de dois mil processos observados pela Justiça local. O ano marcou também a transferência da Juíza Maria Lúcia Falcão para Fortaleza. Ela trabalhou durante 12 anos em Crato.
Crimes contra mulheres continuaram
O assassinato de mulheres no Cariri, em 2008, não parou. Mistura de uma cultura de desvalorização da vida humana e machismo, o assassinato de mulheres é uma mancha na história recente da região. O movimento de mulheres, organizado e mais atuante na cidade de Crato, fez diversas mobilizações e protestou contra a violência que atinge mulheres. Em sete anos, foram registrados 128 mulheres mortas. Somadas com o ano de 2008, esse número sobe para 149. A maioria dos casos está na impunidade. O movimento de mulheres reagiu. Cobrou da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa uma posição. Até agora, a comissão nada disse.O caso que chamou a atenção em 2008 foi o de Marilene Maria dos Santos, dona de casa, que chegou a ser surrada até a morte pelo marido, o agricultor Raimundo Gomes Dias. Ela foi agredida com um pé de cabra. Na 19ª Delegacia, em Crato, foram registradas 38 mortes de mulheres, sendo 10 crimes passionais. Em Juazeiro do Norte, foram 42 crimes, sendo 11 passionais.,
Julgamento do ano
O julgamento do ano, com relação aos crimes praticados contra mulheres, é o do bancário Sérgio Brasil Rolim. Ele terminou sendo condenado a 21 anos e 6 meses de reclusão, já somados aos 101 anos de cadeia por outros crimes. A Justiça o condenou pelo assassinato de Telma de Sousa, 38, casada e mãe de dois filhos. Vendedora de jóias, seu corpo foi encontrado em cima da serra, na Chapada do Araripe, após seer estrangulada. A família comemorou a condenação e disse ter sido feita Justiça.
Comarca do Crato
A Comarca do Crato é tão longa quanto a história da cidade. Em 2008, comemoraram-se os 191 anos de instalação da Comarca.
Aiuaba
A população do Município de Aiuaba reclama da falta de segurança pública e reivindicou do Governo do Estado a construção de uma cadeia pública e melhores instalações para a Unidade Policial da cidade. A degradação da cadeia pública levou a Justiça, atendendo solicitação do Ministério Público, a interditá-la. O prédio onde funcionavam cadeia e fórum da cidade estão sem condições de uso. O MP deve entrar na Justiça contra ao Governo Estadual para construção de uma nova cadeia em Aiuaba.
Campos Sales
Com uma população de 23.964 habitantes, Campos Sales não tem uma unidade policial. Quando algum cidadão quer fazer uma queixa policial tem que se dirigir a uma delegacia em Crato ou Juazeiro do Norte. A distância, entretanto, desanima qualquer um: são 133 quilômetros de asfalto separando Campos Sales do triângulo Crajubar. Nova Olinda, Altaneira, Salitre, Antonina do Norte e Tarrafas, estão entre as cidades cearenses que também não dispõem de uma delegacia de polícia
Juazeiro ganha Basílica de Nossa Senhora das Dores
A cidade do Juazeiro do Norte, considerada Capital da Fé por receber cerca de 1,5 milhão de peregrinos todos os anos, teve seu Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores elevado à condição de Basílica Menor. O anúncio oficial, feito em 22 de abril, pelo bispo Dom Fernando Panico, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, durante encontro Clero Diocesano.
Para o Clero Diocesano, a decisão do Vaticano é o reconhecimento de um trabalho de evangelização desenvolvido pela Diocese do Crato e também do grande número de romeiros e devotos que vão todos os anos à Igreja. No dia 15 de setembro, aconteceu a cerimônia de cumprimento da decisão do Papa, data em que foi assentada a pedra fundamental do primeiro templo católico da Vila do Joaseiro, a Capela de Nossa Senhora das Dores, em 1827.
As basílicas são reconhecidas como Igrejas do Papa e ostentam, em seu interior, símbolos da Igreja, como a bandeira do Vaticano. Existem hoje 22 cidades com Basílica em todo o Brasil. O ano de 2008, também, marcou as romarias de Juazeiro do Norte, com os romeiros invadindo a cidade, gerando emprego, renda e muita desordem. No meio da romaria, Dom Fernando fez críticas aos que comercializam sem ética. Setores organizados da sociedade juazeirense, a exemplo dos empresários, pediram ao Poder Público a organização do centro da cidade.
Para o Clero Diocesano, a decisão do Vaticano é o reconhecimento de um trabalho de evangelização desenvolvido pela Diocese do Crato e também do grande número de romeiros e devotos que vão todos os anos à Igreja. No dia 15 de setembro, aconteceu a cerimônia de cumprimento da decisão do Papa, data em que foi assentada a pedra fundamental do primeiro templo católico da Vila do Joaseiro, a Capela de Nossa Senhora das Dores, em 1827.
As basílicas são reconhecidas como Igrejas do Papa e ostentam, em seu interior, símbolos da Igreja, como a bandeira do Vaticano. Existem hoje 22 cidades com Basílica em todo o Brasil. O ano de 2008, também, marcou as romarias de Juazeiro do Norte, com os romeiros invadindo a cidade, gerando emprego, renda e muita desordem. No meio da romaria, Dom Fernando fez críticas aos que comercializam sem ética. Setores organizados da sociedade juazeirense, a exemplo dos empresários, pediram ao Poder Público a organização do centro da cidade.
Onda de calor no Cariri
O típico calor nordestino ganhou força no período de novembro por conseqüência do aquecimento global. A temperatura do planeta tem se elevado bastante, resultado das ações humanas, como o desmatamento. A saúde sofre diretamente os efeitos da intensificação do calor. Desidratação, diarréia e doenças respiratórias, como bronquite e faringite, foram os principais prejuízos causados à saúde dos caririenses.
Ilhas de calor no Juazeiro do Norte
A intensa urbanização de cidade do Juazeiro é o principal agente do fenômeno conhecido como ilhas de calor, caracterizado pela formação de altas temperaturas concentradas em pequenos pólos. O volume de asfaltos nas ruas contribui para o aquecimento virando um desafio para a gestão do prefeito eleito Manoel Santana (PT). As ilhas foram identificados em uma pesquisa realizada por um grupo de estudantes, sob a coordenação do geógrafo e professor João Ludgero.
Aviso do Canal do Rio Granjeiro
As fortes chuvas ocorridas no mês de dezembro continuam sendo motivo de preocupação para os moradores do Crato que habitam próximos às margens do Canal Rio Granjeiro, tido como o maior problema urbano da cidade. As precipitações ocasionam inundações, alagamentos e arrastam para as partes baixas da cidade o lixo acumulado no Canal. O secretário de Infra-Estrutura do Município, Jéferson Felício, afirmou que a Prefeitura iniciou um trabalho de desobstrução das galerias do Canal e que estão sendo tomadas providências para evitar futuros problemas. Em março, o Canal do Rio Granjeiro causou prejuízos ao comerciantes da cidade.
Escola de Lavras
O estado de abandono em que se encontra a Escola Agrotécnica Federal Professor Augusto Lima da cidade de Lavras da Mangabeira causa indignação e revolta na população local. A escola, fundada em 1955, está abandonada desde 2001 e, atualmente, encontra-se fechada, diminuindo as oportunidades de emprego e geração de renda na região. Os moradores apontam como principal responsável pela situação o desinteresse dos governos Federal, Estadual e Municipal. Em 2008, a situação ficou na mesma. Nenhum projeto foi implementado para abertura e revitalização da escola.
Seca em Antonina
A população de Antonina do Norte registrou, neste final de ano, a pior crise de abastecimento de água em sua história. Os 7.200 habitantes da cidade sofrem com o racionamento, tendo problemas de desidratação e a falta de pastagens para os rebanhos. Os carros pipas enviados para a região, levando água de Santana do Cariri, cobram R$1,00 por balde e R$16,00 por tambor, mas não são suficientes para suprir as necessidades do município. Já foi decretado estado de calamidade pública e os moradores esperam agora por ações do Governo Estadual.
ExpoCrato
Do dia 13 ao dia 20 de julho deste ano, ocorreu a 57ª edição da Expocrato, a maior feira agropecuária do Norte-Nordeste. Foram realizados cinco leilões com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi e cerca de 5 mil animais foram comercializados. A estrutura da exposição foi feita para receber cerca de 80 mil pessoas. Além das praças de alimentação com grande oferta de comidas regionais, houve apresentação de artistas locais e shows com bandas regionais e nacionais todas as noites, com destaque para Engenheiros do Hawaii, Aviões do Forró e Zezé de Camargo e Luciano. O Governador Cid Gomes não esteve presente na abertura do evento, foi representado por Camilo Santana, secretário do Desenvolvimento Agrário.
Berro Cariri
A 5ª edição do Berro Cariri aconteceu entre os dias 4 e 7 de dezembro desse ano, realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato. O evento foi criado para estimular o setor de ovinocaprinocultura, mas hoje conta com negócios variados, como a exposição de cães, que atraiu pessoas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A diversificação dos produtos expostos e as novidades são os principais motivos para o crescimento do evento. O estande com presépios natalinos feitos por artesão do Cariri foi uma das principais atrações desse ano.
Abacaxi em Santana
Santana do Cariri, no Cariri Oeste, revitalizou a cultura do abacaxi, com apoio governamental. Foram investimentos de R$ 745.000,00 financiados pelo Banco do Nordeste, com o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). São quase 200 hectares plantados de abacaxi de excelente qualidade. Nas décadas de 60 e 70, Santana era o maior produtor de abacaxi do Ceará, ocupando uma área de 600 hectares , mas, no final da década de 70, o plantio de abacaxi da Chapada do Araripe foi contaminado com o fungo da fusariose.
Pedreiras fechadas em Nova Olinda e Santana
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fechou, em novembro deste ano, quatro pedreiras, alegando irregularidades perante as leis do meio ambiente: não tinham a Licença de Operação (LO) emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e descumpriam as determinações do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2007. Os trabalhadores se sentiram prejudicados e protestaram contra a decisão do Ibama. Na região entre Santana do Cariri e Nova Olinda, há três áreas de exploração da pedra cariri, totalizando 60 unidades de trabalho, que geram em média 1.800 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos. A produção do setor é importante para a região e possui 50 mil metros quadrados de pedras por mês exportados para as principais capitais nordestinas, com destaque para Fortaleza e Recife.
Aftosa controlada no Cariri
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da EMATERCE, conseguiu controlar a febre aftosa na Região do Cariri, chegando à marca de 96% de rebanho vacinado. Municípios como Crato e Juazeiro do Norte, por exemplo, conseguiram vacinar todo o rebanho.
Dependentes químicos
A cidade do Juazeiro do Norte possui uma média de 30 mil dependentes químicos. O pastor Fernandito Pino é o responsável pelo projeto Reviver Cariri, instalado há três anos no bairro Tiradentes, em Juazeiro. A instituição auxilia pessoas que querem largar o vício. A equipe que acompanha os pacientes é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos; o tratamento pode durar até um ano. Reviver Cariri conta hoje com 35 pacientes do sexo masculino e mais 15 do sexo feminino. Esse alerta do pastor Fernandito Pino, foi um dos destaques do JC em novembro, e que causou polêmica. Ainda hoje, o pastor continua buscando apoio para fortalecimento do projeto.
Fundação ganha prêmio nacional
Mais um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda , aconteceu com a entrega do Prêmio Valores do Brasil. A solenidade de entrega da premiação ocorreu em Brasília, em maio, com a presença dos diretores da entidade, Alemberg Quindins e Roseane Limaverde. Ele recebeu uma das cinco premiações nacionais, dentro das Categorias Nacional de Experimento, na área de "Educação e Geração do Conhecimento". O reconhecimento é voltado para o gestor da instituição, no sentido de dar visibilidade às pessoas que criam projetos no Brasil que fazem a diferença. Foram mais de 10 mil instituições inscritas nas categorias regional e nacional. Entre outros prêmios, destaque para a Medalha do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Farroupilha, um reconhecimento por meio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Este ano, pelo trabalho na área de empreendedorismo social, recebeu o prêmio do Afroreggae, do Rio de Janeiro. Também obteve premiação da Time Warner, nos Jogos da Boa Vontade, em Nova Iorque , nos Estados Unidos. A grande maioria da clientela da Fundação Casa Grande é formada por filhos de agricultores. Durante o mês de outubro, Alemberg e os meninos da Abanda, formada por Aécio, Samuel, Helinho, e Rodrigo percorreram várias cidades da Itália, incluindo Roma, no intuito de realizar oficinas, shows e palestras, como forma de apresentar o trabalho desenvolvido no Interior do Ceará.
Greve na URCA
A greve de professores foi um dos acontecimentos marcantes em 2008 para a Universidade Regional do Cariri (URCA), forçando, inclusive, a vinda do governador do Estado, Cid Ferreira Gomes para tentar acalmar os ânimos. Por outro lado a Universidade conseguiu fechar algumas parcerias que resultaram na construção do restaurante universitário, obra ainda em andamento e aquisição de novos equipamentos laboratoriais e de pesquisas.
Diocese
No dia 8 de dezembro, foi comemorado o centenário da comissão pró-criação da Diocese do Crato. O bispo diocesano Dom Fernando Panico destacou como fatos relevantes para o catolicismo este ano, a visita dia 26 deste mês das relíquias de santa Margarida Alacoque, devota do Coração de Jesus, findos da França. Ainda no mês de dezembro, relembra Dom Fernando, houve a exumação dos restos mortais dos bispos Dom Quintino Rodrigues de Oliveira, Dom Francisco de Assis Pires e Dom Vicente de Araújo Matos.
Perdas em 2008
Em 2008, o Crato teve perdas irreparáveis com o falecimento em abril do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Francisco Tavares de Oliveira e do livreiro Ramiro Maia. Em outubro, o médico cratense José Ulisses Peixoto. No mês de dezembro, faleceu em um hospital no Crato o mestre da cultura Francisco Correia Lima ( o Correinha).
Casas inacabadas em Salitre
O cenário de abandono, onde o mais elementar direito a uma vida digna não é respeitado, é o cartão de visita da aprazível cidade de Salitre, no extremo sul do Ceará. O que deveria ser a concretização de um sonho de cem famílias em ter sua moradia própria, tornou-se um pesadelo. As casas não foram construídas e o poder público local, responsável pelo gerenciamento, sequer, sabe o nome da construtora, como informou ao JC o prefeito Agenor Ribeiro. O conjunto de casas populares teve seu projeto elaborado e convênio assinado em 2004, pelo ex-prefeito José Sobrinho (Caixeiro). A obra teve início no mesmo ano e, o recém-empossado prefeito Agenor Ribeiro (PT) deu continuidade à construção das 100 casas, nunca concluídas.
Casas inacabadas em Salitre
O cenário de abandono, onde o mais elementar direito a uma vida digna não é respeitado, é o cartão de visita da aprazível cidade de Salitre, no extremo sul do Ceará. O que deveria ser a concretização de um sonho de cem famílias em ter sua moradia própria, tornou-se um pesadelo. As casas não foram construídas e o poder público local, responsável pelo gerenciamento, sequer, sabe o nome da construtora, como informou ao JC o prefeito Agenor Ribeiro. O conjunto de casas populares teve seu projeto elaborado e convênio assinado em 2004, pelo ex-prefeito José Sobrinho (Caixeiro). A obra teve início no mesmo ano e, o recém-empossado prefeito Agenor Ribeiro (PT) deu continuidade à construção das 100 casas, nunca concluídas.
RETROSPECTIVA 2008: ESPORTE NO CARIRI
Em 2008, Icasa vice mais uma vez
Não podemos deixar de considerar: o futebol é mesmo paixão nacional. E paixão carirense. Em 2008, mesmo aos trancos e barrancos, o Icasa conseguiu bons resultados. Não foi campeão, esbarrou no rival Fortaleza, mas a lição valeu. O time termina o ano considerado um dos grandes do futebol alencarino. A mesma sorte não veio ao Guarani de Juazeiro. O Leão do Mercado amargou mais uma vez a queda para a 2a Divisão do Campeonato Cearense. Com o Crato, a partir de 15 de fevereiro, representará o Cariri na segundona. Já o Barbalha, voltou a cair para a terceira divisão. O esporte precisa, entretanto, ser repensado. As políticas públicas voltadas para o setor foram incipientes. Nenhuma grande competição marcou o ano. Prefeituras Municipais devem se planejar, e em 2009, muitas competições são esperadas.
Guarani cai de novo
O Guarani de Juazeiro caiu para a segunda divisão do Campeonato Cearense. Vai fazer companhia ao Crato Esporte Clube, em 2009, na segundona. Na primeira divisão este ano, o Leão do Mercado foi o campeão dos empates. Com tantos empates, o Guarani não poderia ter trilhado outro caminho. O técnico Oliveira Lopes, que no ano passado foi o responsável por uma das melhores fases do Guarani, não conseguiu superar as dificuldades e viu o rubro-negro juazeirense ser rebaixado.
Copa caririense de futsal
No município do Crato, foi realizada a I Copa Caririense de Futsal, competição que envolveu 10 equipes, representando as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri e Cedro
Vexame na Copa do Brasil
O Icasa teve dois momentos bem distintos na Copa do Brasil. Na primeira fase, despachou o Bahia, com duas boas atuações. Calou a torcida do tricolor baiano em Feira de Santana (BA). Mas, ao receber o Criciúma, a ducha foi muito fria. Foi derrotado por 6 a 1 em pleno Romeirão , numa noite de estádio lotado. Em seguida, o Verdão viria a perder o campeonato cearense para o Fortaleza.
Um exemplo de vida
Não basta ter consciência profissional, tem que ser obstinado, assim é Ronaldo Angelim, hoje titular absoluto do Flamengo. Membro de uma família humilde de agricultores, teve uma infância sem nenhuma qualidade de vida. A porta mais larga para a inclusão social é o esporte, seja qual for a modalidade. Ronaldo encontrou no futebol a tábua de salvação e a ela agarrou-se como um náufrago se agarra em qualquer tipo de objeto que o leve ao porto seguro. Ronaldo Angelim é um exemplo de vida para aqueles que encontram pela frente uma pedra e fazem dessa pedra uma montanha, encontra um córrego e faz desse córrego um rio, encontra um rio, e faz do rio um mar em fúria, e desistem. Ronaldo venceu, é um dos melhores zagueiros do Brasil.
Salto de qualidade
O projeto 10 anos, do Icasa, elaborado pelo dirigente Zacarias Silva, já vai para o oitavo ano. Nesse período, o verdão deu um salto de qualidade, tanto no âmbito estrutural, quanto na parte técnica, pois o Centro de Treinamento Praxedão está quase pronto, faltando apenas a parte de lazer, que será oferecido futuramente aos associados. Em 2008, as escolinhas do Verdão funcionaram a todo vapor. Na parte técnica, o Icasa já chegou a três finais de campeonato 2005, 2007 e 2008, e disputará em 2009 a terceira Copa do Brasil. O sonho da diretoria do alviverde é até no final do projeto a equipe conquistar todas as metas estabelecidas.
O time do quase
Em 2008, o Guarani de Juazeiro foi o time do quase. Até quando a torcida do Guarani vai ficar quase alegre? O presidente Luciano Basílio, no período das especulações, quase contrata Túlio Maravilha, quase contrata Sorato, quase contrata Daurí, e por, último, quase contrata Viola. Na estréia do campeonato contra o Icasa, quase quebra o tabu ao empatar em 0 x 0. No primeiro turno, o Guarani quase consegue a classificação no returno já foram quatro empates. No empate de 1 x 1 diante do Ferroviário, teve um momento que quase o Leão do Mercado vira o jogo. Quando o planejamento é mal feito, quase dá certo.
Segundona
A segunda divisão cearense em 2009 será disputada paralelamente à primeira divisão. Com essa mudança, a segundona ficará nivelada por baixo, pois é de praxe os times contratarem jogadores da primeira. Está aí a chance de o Crato formar um elenco de qualidade e sair dessa famigerada segundona. Para isso acontecer é necessário que a diretoria comece a trabalhar com antecedência, o aviso está dado, pois quem madruga,
Deus ajuda.
Deus ajuda.
Sem comemorações
Analisando o futebol cearense em 2008, não temos o que comemorar. O Fortaleza conquistou o bicampeonato cearense. O Ceará até que tentou, mas tropeçou na sua própria desorganização interna. O Icasa trouxe o desconhecido Play Freitas que balançou mas não caiu. Conquistou o primeiro turno mais no returno perdeu o comando, e foi mandado embora de uma maneira grotesca. Horizonte apresentou um futebol envolvente que chegou a meter medo nos considerados grandes. O Ferroviário com a chegada do treinador Fernando Polozzi, esboçou uma reação, mas teve pela frente o Fortaleza que pintava como campeão.
A queda e o coice
A injustiça não fere o injustiçado. O presidente do Icasa, Zacarias Silva, ficou muito aborrecido com o vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, que representou o Verdão na CBF, e não conseguiu um adversário do primeiro escalão do futebol brasileiro para estréia do Icasa na Copa do Brasil em 2009. A Diretoria do Icasa esperava uma equipe capaz de lotar o Castelão, ou mesmo outro estádio. A Portuguesa de Desporto não tem uma grande torcida, aí está a bronca do presidente do Icasa. Além da queda o coice: se a escolha foi por sorteio, o Verdão não teve sorte, se por indicação Mauro Carmélio pensou no lado técnico. É bom lembrar que em termos de popularidade o Criciúma está no mesmo nível da Lusa, e goleou o Verdão por 6 x 1, em pleno Romeirão.
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
NOTÍCIAS POLÍTICAS DO CARIRI
2009 do Cariri
É grande a expectativa do Cariri com seus novos prefeitos. O PT chega para administrar duas das mais importantes cidades - Juazeiro do Norte e Barbalha. O prefeito Manoel Santana tem um desafio maior do que ele próprio imagina. Santana precisa renovar mesmo a política de Juazeiro. Nessa fase inicial de montagem de seu Governo, Santana foi digno ao honrar os compromissos de campanha, mas agora na hora da administração, ele precisa ter consciência de que foi eleito para mudar, e não para fazer o mesmo. Enquanto Santana trabalhará para romper e fazer o novo, aliados seus, vão agir para impedir essas mudanças. Santana tem a chance única de fazer história e transformar Juazeiro do Norte em exemplo de administração pública. E tem ao seu lado, o deputado federal José Guimarães, um aliado com prestígio em Brasília e com determinação em ajudar Santana e Juazeiro a darem um salto seguro de crescimento.
Barbalha com expectativa
O prefeito José Leite está naquela fase de administrador novo que tem tarefas a cumprir e não quer desagradar a ninguém. Esse período precisa ir embora logo. Barbalha o elegeu para romper com o passado. A sua sorte é ter ao seu lado, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, um dos melhores quadros da política cearense e um dos políticos novos do Cariri que estão se dedicando para mudar a política na região. Essa parceria José Leite-Camilo Santana é a esperança de uma Barbalha governada com sabedoria e priorizando sempre o interesse público.
Vice cada vez mais bem cotado
2009 chega com a discussão da sucessão eleitoral no Ceará. O governador Cid Gomes irá disputar à reeleição. Articula fortemente para que o PT indique o secretário Camilo Santana para ser seu vice. Como Cid se reeleito, deixará o Governo em 2012, o Cariri voltaria a ter um governador do Ceará depois de 34 anos, já que Santana assumiria e poderia concorrer novamente ao cargo. Ciente de que é o nome preferido de Cid, Camilo Santana não se intimida e nem age com soberba. Tem intensificado sua rotina de trabalho e se transformado num dos melhores secretários do Governo Cid.
Vazio de tucanos
O senador Tasso Jereissati termina o ano com uma convicção. Dificilmente virá a admitir, mas na sua intimidade sabe que errou ao não bancar a candidatura a reeleição do prefeito Raimundo Macedo, desagradando ao deputado Arnon Bezerra que bancou e convenceu Tasso de que a melhor alternativa para o PSDB era a candidatura a prefeito de Manoel Salviano. Não era. Sem Raimundão que está saindo, o PSDB no Cariri ficou pequeno demais. O deputado Manoel Salviano faz política sozinho. Não agrega, e entra no ano novo disposto a deixar o PSDB. Basta o Congresso Nacional aprovar a janela que autoriza o troca-troca de partido. Salviano é ele e os partidos precisam se adequar a seus projetos pessoais. Não o contrário como deveria ser. Outro propenso líder tucano no Cariri, o prefeito do Crato, Samuel Araripe demonstra um medo injustificado de se tornar uma liderança política regional. Mantém-se fechado nos domínios territoriais do Crato. Já os outros líderes tucanos do Cariri são nomes apenas municipais. Esse problema de falta de quadros do PSDB no Cariri aflige Tasso em seu projeto de ser candidato novamente a governador em 2010. Tasso se entrar na corrida eleitoral, precisa de um nome do Cariri na chapa majoritária, seja como vice-governador ou como candidato ao Senado.
O fantasma que amedronta
O prefeito Raimundo Macedo parece que luta contra um fantasma, o fantasma do esquecimento. Desde novembro, vem entregando obras à população em profusão. Até reforma de uma sala de aula a assessoria de Raimundão colocou na programação de inaugurações. Raimundão quer dar a impressão que mesmo saindo da Prefeitura, estará na crista da onda. Raimundão ensina com seu erro aos administradores. Não dá para governar apenas no último ano de mandato. O dever do bom administrador é fazer ao longo dos quatro anos. E quanto ao papel de estrela, Raimundão precisa ter a consciência de que quem será a estrela política do Cariri a partir do dia 1º de Janeiro de 2009 é o prefeito Manoel Santana. A Raimundão, um papel menor e um desafio: assegurar votos para se eleger deputado federal, o que hoje seria plenamente possível, mas ainda faltam dois anos para as eleições.
Silêncio que maltrata
Até o momento, o deputado federal Arnon Bezerra e presidente regional do PTB ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso do vereador Vanderlan Jorge Leandro,também do PTB de Ipaumirim, que foi preso e está sendo acusado de tráfico de drogas. Arnon silenciou e se comporta com uma indiferença como o problema não fosse dele. Vanderlan Jorge Leandro já deveria ter sido expulso do PTB, presidido por Arnon no Ceará.
Deputados trabalhadores
Arnon Bezerra telefonou para uma emissora de rádio de Juazeiro do Norte para reclamar que era injustiça dizer que os deputados federais do Cariri não trabalham. E partiu para o ataque declarando desconhecer a rede SomzoomSat e o portal CearaAgora.com que vêem cobrando mais resultados da bancada do Cariri em Brasília. A propósito, a assessoria do ainda prefeito Raimundo Macedo denuncia que Arnon não alocou nenhuma verba para Juazeiro em 2008. E o que vinha para Juazeiro, segundo a turma de Raimundão, Arnon tentou cortar, que eram os recursos do Juáforró.
Disse me disse
• Deputado estadual Ely Aguiar sendo questionado pela população do Crato. Toda solenidade que participa, ele diz que vai construir uma estátua para Nossa Senhora de Fátima, no bairro Muriti.
• Mesmo sem nenhum tipo de pesquisa de mercado, ou consulta popular, afirma que o empreendimento vai gerar emprego e renda. Nada contra a estátua, mas antes de erguê-la, há necessidade de estudos técnicos. Afinal, ainda está na memória do povo do Crato a reforma-desastre da Praça Siqueira Campos.
• O prefeito Antonio Dorival (PSDB) enfrenta dificuldades em Altaneira. Mesmo tendo vencido as eleições a oposição não dá trégua. Até gente de sua família tem engrossado o discurso oposicionista.
• Desculpe a ignorância, quando o presidente regional do PTB, deputado Arnon Bezerra, vai se pronunciar sobre o caso do vereador Vanderlan Jorge Leandro?
Coluna Política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, na edição do Jornal do Cariri de 30/12/08.
RETROSPECTIVA 2008
Olá amigos, a todos um bom dia. Amanhã, 31, último dia do ano de 2008, teremos uma boa novidade aqui no blog. Estaremos postando logo cedo pela manhã, a retrospectiva 2008, com um resumo dos principais acontecimentos de 2008, na política, economia, cultura, educação, enfim, um apanhado dos fatos mais importantes, e é óbvio, destacando a região do Cariri.
Fique ligado aqui no nossso blog que você terá um boa surpresa.
FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS
O centro do Crato está, às sextas-feiras, mais movimentado com a comercialização de frutas e verduras orgânicas. O consumidor está aderindo aos produtos sem agrotóxicos. A movimentação dos feirantes chamam a atenção de quem transita na área central da cidade. Bem cedo, logo às 5 horas da manhã, os produtores começam a expor seus produtos.
A feira é uma promoção da Associação Cristã de Base (ACB), que acompanha os 15 produtores na área contábil e organização de barracas, limpeza do local da feira e orientação aos agricultores na comercialização de seus produtos. Os produtos derivados da mandioca, hortaliças e hortifrutigranjeiros, sem a presença de agrotóxicos, são vendidos por feirantes cadastrados pela ACB e que participam dos projetos da entidade. De acordo com Francisco de Assis Batista, um dos idealizadores da feira, o faturamento, por semana, varia entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00. A ACB não tem nenhuma participação nos lucros. O dinheiro é distribuído entre os produtores.
A Associação Cristã de Base vem espalhando essa idéia por outras localidades. Nova Olinda terá a mesma feira, sem data ainda prevista. Em Jardim, todos os sábados, pela manhã, no centro da cidade, barracas e produtores se misturam para comercializar os produtos tirados direto de suas roças. No último dia 20, a ACB deu início a uma outra feira de venda de produtos sem agrotóxicos, no Distrito de Ponta da Serra, distante 17 quilômetros da sede do município de Crato. Lá, acontece a exposição de 10 a 15 barracas com os alimentos produzidos sem agrotóxicos, além da venda de artesanato em couro e crochê.
Jornal do Cariri
A feira é uma promoção da Associação Cristã de Base (ACB), que acompanha os 15 produtores na área contábil e organização de barracas, limpeza do local da feira e orientação aos agricultores na comercialização de seus produtos. Os produtos derivados da mandioca, hortaliças e hortifrutigranjeiros, sem a presença de agrotóxicos, são vendidos por feirantes cadastrados pela ACB e que participam dos projetos da entidade. De acordo com Francisco de Assis Batista, um dos idealizadores da feira, o faturamento, por semana, varia entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00. A ACB não tem nenhuma participação nos lucros. O dinheiro é distribuído entre os produtores.
A Associação Cristã de Base vem espalhando essa idéia por outras localidades. Nova Olinda terá a mesma feira, sem data ainda prevista. Em Jardim, todos os sábados, pela manhã, no centro da cidade, barracas e produtores se misturam para comercializar os produtos tirados direto de suas roças. No último dia 20, a ACB deu início a uma outra feira de venda de produtos sem agrotóxicos, no Distrito de Ponta da Serra, distante 17 quilômetros da sede do município de Crato. Lá, acontece a exposição de 10 a 15 barracas com os alimentos produzidos sem agrotóxicos, além da venda de artesanato em couro e crochê.
Jornal do Cariri
CRISE ECONÔMICA NÃO ATINGE COMÉRCIO DO CARIRI
A crise econômica dos Estados Unidos provocou quedas nas bolsas de valores de todo o mundo e fez a cotação do dólar voltar a subir no Brasil. Apesar do cenário instável na economia mundial, a região do Cariri não sofreu tanto com as oscilações do mercado financeiro. Empresários da região afirmam que as vendas do ano de 2008 ultrapassaram as marcas esperadas, e que a crise não atingirá o Cariri em todos os setores da vida econômica.
Paulo Roberto Teixeira, superintendente do Cariri Shopping, não acredita que a crise afete fortemente o Brasil, pois considera que apenas os grandes centros industriais – como o setor automobilístico – e as áreas de exportação sentirão o impacto. "O Brasil precisa cuidar de sua balança comercial, já que o mercado estrangeiro reduziu o número de importações. O Cariri não vai sofrer tanto. Pode acontecer, mas será algo muito focado, concentrado. As pessoas estão sofrendo de um nervosismo econômico desnecessário, sabem da crise, mas não sabem onde ou como são afetadas por ela", explica Paulo Roberto.
Em relação às vendas do Cariri Shopping durante 2008, Paulo Roberto destaca um crescimento de 45% comparado a 2007. A estimativa é que o mês de dezembro de 2008 tenha 30% a mais de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que o crescimento aqui do shopping continue no ano de 2009. Estamos trazendo muitas novidades para a população local, apostando na linha de conforto e na realização de eventos" diz o superintendente.
O empresário José Roberto Celestino, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, falou que o total de vendas de 2008 foi acima do estimado e não há crise no Cariri. Para 2009, José Roberto diz que tem as melhores expectativas possíveis. "Acredito que terá um crescimento no setor comercial por conta de investimentos governamentais", avalia. O comércio de Juazeiro aponta um crescimento de quase 50% com relação ao ano de 2007.
O volume de vendas e negócios no comercio do Crato cresceu 35% em 2008, tendo como parâmetro o numero de consultas do consumidor ao Serviço de Proteção ao Credito (SPC). De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Geraldo Pinheiro, algumas lojas recém chegadas como Americanas, Ceará Magazine, Asteca Calçados e AG-7 Construções, impulsionaram esse crescimento. Por outro lado, disse Geraldo Pinheiro, a instalação da agência do Banco Itaú, será a grande conquista para a economia local em 2009.
O engenheiro e empresário Jéferson Marinho entende que a crise econômica atinge o Cariri setorialmente. “Avalio que os investimentos para 2009 no Cariri estarão bombando, aumentando mesmo, melhorando o comércio, a indústria e a construção civil”, sentencia Marinho, para quem a crise econômica será sentida em pouca escala pelos empreendedores do Cariri.
Paulo Roberto Teixeira, superintendente do Cariri Shopping, não acredita que a crise afete fortemente o Brasil, pois considera que apenas os grandes centros industriais – como o setor automobilístico – e as áreas de exportação sentirão o impacto. "O Brasil precisa cuidar de sua balança comercial, já que o mercado estrangeiro reduziu o número de importações. O Cariri não vai sofrer tanto. Pode acontecer, mas será algo muito focado, concentrado. As pessoas estão sofrendo de um nervosismo econômico desnecessário, sabem da crise, mas não sabem onde ou como são afetadas por ela", explica Paulo Roberto.
Em relação às vendas do Cariri Shopping durante 2008, Paulo Roberto destaca um crescimento de 45% comparado a 2007. A estimativa é que o mês de dezembro de 2008 tenha 30% a mais de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que o crescimento aqui do shopping continue no ano de 2009. Estamos trazendo muitas novidades para a população local, apostando na linha de conforto e na realização de eventos" diz o superintendente.
O empresário José Roberto Celestino, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, falou que o total de vendas de 2008 foi acima do estimado e não há crise no Cariri. Para 2009, José Roberto diz que tem as melhores expectativas possíveis. "Acredito que terá um crescimento no setor comercial por conta de investimentos governamentais", avalia. O comércio de Juazeiro aponta um crescimento de quase 50% com relação ao ano de 2007.
O volume de vendas e negócios no comercio do Crato cresceu 35% em 2008, tendo como parâmetro o numero de consultas do consumidor ao Serviço de Proteção ao Credito (SPC). De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Geraldo Pinheiro, algumas lojas recém chegadas como Americanas, Ceará Magazine, Asteca Calçados e AG-7 Construções, impulsionaram esse crescimento. Por outro lado, disse Geraldo Pinheiro, a instalação da agência do Banco Itaú, será a grande conquista para a economia local em 2009.
O engenheiro e empresário Jéferson Marinho entende que a crise econômica atinge o Cariri setorialmente. “Avalio que os investimentos para 2009 no Cariri estarão bombando, aumentando mesmo, melhorando o comércio, a indústria e a construção civil”, sentencia Marinho, para quem a crise econômica será sentida em pouca escala pelos empreendedores do Cariri.
PRECIPITAÇÕES AMENIZAM TEMPERATURA, MAS NÃO GARANTEM INVERNO CHUVOSO EM 2009
Os últimos dias do mês de dezembro serão marcados por um tempo nublado, com ocorrência de chuvas isoladas na região do Cariri. A presença dessas precipitações, no entanto, não são garantia de um inverno promissor para o próximo ano. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a atual neutralidade do Oceano Atlântico dificulta a realização de uma previsão do tempo mais precisa para 2009.
A meteorologista Gláucia Lopes , da, Funceme, disse que o ano de 2008 teve bom período de chuvas, prorrogadas até o meio do ano devido ao fenômeno La Niña, decorrente do esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que permite a chegada de frentes frias à região Nordeste.
O intenso calor que se verifica agora no final do ano, se deve ao final do La Niña e à diminuição da velocidade dos ventos, que alcançam no máximo 22km/h, resultando em elevação na sensação térmica. Já as chuvas de dezembro e janeiro são conseqüências da pré-estação chuvosa, que antecede o trimestre fevereiro, marco e abril, (FMA), caracterizado pelo aumento na quantidade de chuvas.
Gláucia explica que, embora a pré-estação chuvosa traga algumas chuvas para o Cariri, essas precipitações não são contínuas, nem garantem que o inverno de 2009 seja promissor para a agricultura. "A Funceme tenta alertar ao máximo os agricultores, pois eles começam a plantar porque vêm as chuvas no final do ano, mas isso não quer dizer que o ano seguinte terá um inverno chuvoso", disse a meteorologista.
A Funceme estima que até o dia 20 de janeiro seja possível perceber maior estabilidade no Oceano Atlântico, e as previsões climáticas para o ano de 2009 serão feitas, mas até lá, não é possível ter certeza.
Entretanto, no Cariri, os agricultores já deram início ao plantio. O Governo do Estado, no último dia 19, distribuiu sementes selecionados aos produtores rurais da região. No Distrito de Santa Fé, em Crato, a exemplo de outras cidades, o plantio de feijão e arroz já começou. A esperança dos agricultores é muita. “Acho que esse ano que vem o inverno vai ser bom e termos uma safra boa”, disse o agricultor José Carneiro, do Sítio Trindade, em Santa Fé.
JOrnal do Cariri
A meteorologista Gláucia Lopes , da, Funceme, disse que o ano de 2008 teve bom período de chuvas, prorrogadas até o meio do ano devido ao fenômeno La Niña, decorrente do esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que permite a chegada de frentes frias à região Nordeste.
O intenso calor que se verifica agora no final do ano, se deve ao final do La Niña e à diminuição da velocidade dos ventos, que alcançam no máximo 22km/h, resultando em elevação na sensação térmica. Já as chuvas de dezembro e janeiro são conseqüências da pré-estação chuvosa, que antecede o trimestre fevereiro, marco e abril, (FMA), caracterizado pelo aumento na quantidade de chuvas.
Gláucia explica que, embora a pré-estação chuvosa traga algumas chuvas para o Cariri, essas precipitações não são contínuas, nem garantem que o inverno de 2009 seja promissor para a agricultura. "A Funceme tenta alertar ao máximo os agricultores, pois eles começam a plantar porque vêm as chuvas no final do ano, mas isso não quer dizer que o ano seguinte terá um inverno chuvoso", disse a meteorologista.
A Funceme estima que até o dia 20 de janeiro seja possível perceber maior estabilidade no Oceano Atlântico, e as previsões climáticas para o ano de 2009 serão feitas, mas até lá, não é possível ter certeza.
Entretanto, no Cariri, os agricultores já deram início ao plantio. O Governo do Estado, no último dia 19, distribuiu sementes selecionados aos produtores rurais da região. No Distrito de Santa Fé, em Crato, a exemplo de outras cidades, o plantio de feijão e arroz já começou. A esperança dos agricultores é muita. “Acho que esse ano que vem o inverno vai ser bom e termos uma safra boa”, disse o agricultor José Carneiro, do Sítio Trindade, em Santa Fé.
JOrnal do Cariri
POLÍCIA DE CEDRO SUCATEADA E POPULAÇÃO NAS MÃOS DOS BANDIDOS
O Município de Cedro, localizado na região Centro-sul do Estado, passa por um de seus momentos mais difíceis. Sem uma delegacia de polícia, cidadãos estão apavorados com o tráfico de drogas, violência, assaltos e arrombamentos de residências. Medo, insegurança e intranqüilidade caminham juntos em Cedro, enquanto a população se sente impotente para denunciar a violência.
“Temos constatado a ocorrência de furtos de veículos, assaltos, homicídios, e, como se não bastasse, a ação dos bandidos já chegou à zona rural. Casas estão sendo invadidas, uma professora foi recentemente violentada em plena luz do dia. Cedro virou rota do tráfico de maconha e cocaína na região, onde quadrilhas organizadas monitoram a situação. Nos bairros, moradores têm que pagar pedágios aos membros de quadrilhas”, denuncia o advogado Gildásio Oliveira Pinheiro, em conversa com a reportagem do JC.
De acordo com o advogado a situação é complicada. “A cidade é rota do tráfico de drogas, pois, diariamente podem ser observados pessoas vendendo crack e maconha em pequenos quiosques que ficam no centro da cidade. Menores são aliciados, se tornam vendedores de drogas, está havendo a ramificação de quadrilhas”, afirma.
Outro problema vivido pela sociedade de Cedro é com relação ao aparato policial. Na cidade não existe uma Delegacia de Polícia, mas uma unidade policial que funciona de forma capenga e sem estrutura. No prédio, há fossas estouradas causando uma fedentina insuportável, banheiros interditados, sistema de fiação elétrica danificado, sistema hidráulico comprometido, o forro de gesso no gabinete do comandante da unidade está ameaçando cair sobre as pessoas. Para complicar mais ainda a situação, no período noturno a unidade fica sem energia elétrica, o único telefone que tem no local é um orelhão e fica do lado de fora da unidade policial.
Com uma população estimada em 30 mil habitantes, apenas três policiais fazem o trabalho de segurança na cidade. Atualmente, quem responde pela unidade policial e os inquéritos, é um funcionário cedido pela Prefeitura Municipal. As ocorrências são feitas em veículos dos próprios policiais.
O promotor de Justiça aposentado José Mauricio Bezerra de Medeiros, em tom de revolta e indignação, afirma que “a cidade dorme e acorda com o clima do medo e de violência, estamos inseguros, e está havendo uma omissão do Governo do Estado. É necessário que o governador libere imediatamente um maior número de contingente policial para Cedro, além de recursos que proporcione um melhor aparelhamento das polícias civil e militar”. Maurício Bezerra lembrou ainda que os inquéritos policiais para apuração de crimes não são instalados, devido a falta de um delegado. Para ele, “nos finais de semana, promotores e juízes saem da cidade, e a segurança fica ao Deus dará, porque, até o comandante do destacamento militar reside em Iguatu, e a única delegacia regional de policia civil que a região dispõe fica em Icó, e abrange mais 16 municípios. A impunidade tem prevalecido a ponto de, quando estes elementos cometem crimes, ficam impunes e livres, passeando nas ruas da cidade, como se nada tivesse acontecido”, sentencia.
O morador José Pereira da Silva, residente em um bairro periférico, disse que não tem mais sossego com a família. “Durmo e acordo preocupado, temendo ser mais uma vítima, porque aqui em Cedro, o que está prevalecendo é o medo. Estamos pagando pedágio para poder sair de casa e ir a qualquer outro local. Se não fizermos isto, conforme ordenam, somos mortos, e isso é revoltante”, avaliou. Pereira da Silva disse ainda que a população de Cedro se sente nas mãos dos bandidos.
A reportagem do JC entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública, mas não recebeu nenhum comentário ou resposta sobre a situação de Cedro. Os policias sediados em Cedro, disseram que não queriam se pronunciar sobre a situação. (Colaboração de Amaury Alencar).
Jornal do Cariri
“Temos constatado a ocorrência de furtos de veículos, assaltos, homicídios, e, como se não bastasse, a ação dos bandidos já chegou à zona rural. Casas estão sendo invadidas, uma professora foi recentemente violentada em plena luz do dia. Cedro virou rota do tráfico de maconha e cocaína na região, onde quadrilhas organizadas monitoram a situação. Nos bairros, moradores têm que pagar pedágios aos membros de quadrilhas”, denuncia o advogado Gildásio Oliveira Pinheiro, em conversa com a reportagem do JC.
De acordo com o advogado a situação é complicada. “A cidade é rota do tráfico de drogas, pois, diariamente podem ser observados pessoas vendendo crack e maconha em pequenos quiosques que ficam no centro da cidade. Menores são aliciados, se tornam vendedores de drogas, está havendo a ramificação de quadrilhas”, afirma.
Outro problema vivido pela sociedade de Cedro é com relação ao aparato policial. Na cidade não existe uma Delegacia de Polícia, mas uma unidade policial que funciona de forma capenga e sem estrutura. No prédio, há fossas estouradas causando uma fedentina insuportável, banheiros interditados, sistema de fiação elétrica danificado, sistema hidráulico comprometido, o forro de gesso no gabinete do comandante da unidade está ameaçando cair sobre as pessoas. Para complicar mais ainda a situação, no período noturno a unidade fica sem energia elétrica, o único telefone que tem no local é um orelhão e fica do lado de fora da unidade policial.
Com uma população estimada em 30 mil habitantes, apenas três policiais fazem o trabalho de segurança na cidade. Atualmente, quem responde pela unidade policial e os inquéritos, é um funcionário cedido pela Prefeitura Municipal. As ocorrências são feitas em veículos dos próprios policiais.
O promotor de Justiça aposentado José Mauricio Bezerra de Medeiros, em tom de revolta e indignação, afirma que “a cidade dorme e acorda com o clima do medo e de violência, estamos inseguros, e está havendo uma omissão do Governo do Estado. É necessário que o governador libere imediatamente um maior número de contingente policial para Cedro, além de recursos que proporcione um melhor aparelhamento das polícias civil e militar”. Maurício Bezerra lembrou ainda que os inquéritos policiais para apuração de crimes não são instalados, devido a falta de um delegado. Para ele, “nos finais de semana, promotores e juízes saem da cidade, e a segurança fica ao Deus dará, porque, até o comandante do destacamento militar reside em Iguatu, e a única delegacia regional de policia civil que a região dispõe fica em Icó, e abrange mais 16 municípios. A impunidade tem prevalecido a ponto de, quando estes elementos cometem crimes, ficam impunes e livres, passeando nas ruas da cidade, como se nada tivesse acontecido”, sentencia.
O morador José Pereira da Silva, residente em um bairro periférico, disse que não tem mais sossego com a família. “Durmo e acordo preocupado, temendo ser mais uma vítima, porque aqui em Cedro, o que está prevalecendo é o medo. Estamos pagando pedágio para poder sair de casa e ir a qualquer outro local. Se não fizermos isto, conforme ordenam, somos mortos, e isso é revoltante”, avaliou. Pereira da Silva disse ainda que a população de Cedro se sente nas mãos dos bandidos.
A reportagem do JC entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública, mas não recebeu nenhum comentário ou resposta sobre a situação de Cedro. Os policias sediados em Cedro, disseram que não queriam se pronunciar sobre a situação. (Colaboração de Amaury Alencar).
Jornal do Cariri
DISPUTA NA CÂMARA DO CRATO
Sineval, com maioria, aposta e quer Presidência da Mesa Diretora
Faltando poucos dias para a posse dos novos vereadores, eleitos em outubro último, a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal do Crato toma novos rumos. Mesmo tendo certa dificuldade em se entender, o grupo de vereadores de oposição, que saiu fortalecido das eleições, com seis vereadores eleitos, pode vencer a disputa pela Mesa Diretora da Câmara do Crato. O empecilho, para isso, está exatamente na postura tomada pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB).
Durante o processo eleitoral, Roque teria preterido alguns candidatos, que acabaram por se eleger. Esse é o caso, por exemplo, do vereador Ailton Esmeraldo. Com larga experiência política e parlamentar, já foi vereador em outras duas oportunidades, Esmeraldo lançou seu nome para presidente da Mesa Diretora.
Ailton Esmeraldo, na realidade, seria um freio nas pretensões da vereadora Joana Pedrosa (PSB), a preferida de Roque, na disputa da Mesa. Joana é pessoa de confiança e recebeu total apoio do Roque nas eleições. Mas, mesmo assim, não conta com a simpatia do resto da bancada. Há sérias restrições ao seu nome.
A alternativa de Roque seria retirar o nome de Joana e deixar os seis vereadores resolverem a questão, mas ele não pensa assim. Continua articulando para eleger uma pessoa de sua confiança para o cargo. Seria uma grande derrota de Samuel Araripe (PSDB).
Por telefone, o deputado estadual Sineval Roque disse que tem conversado com os vereadores eleitos, mas apenas para que todos se unam. Segundo ele, o importante, nesse momento, é a união. ''O nome deve ser discutido noutro momento'', observou. Sineval disse que tem alertado aos vereadores de oposição que, caso vençam as eleições, tenham uma postura propositiva e votem no que for positivo para a sociedade e, quando necessário, critiquem aqueles projetos que não são voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.
Já a base aliada ao prefeito Samuel Araripe (PSDB) muda de candidato na reta final das articulações. No lugar do vereador Dácio Luiz (PSDB), entra em cena o vereador Guer de Oliveira França (PSDB), o mais votado nas últimas eleições, e atual presidente do legislativo cratense. A seu favor, o fato de Guer aglutinar vereadores ligados à oposição.
O deputado Sineval Roque conseguiu um feito. Perdeu a disputa majoritária, mas tinha em seus partidos aliados, uma boa base que acabou por vencer no legislativo. Mas, para vencer, terá que saber negociar.
No caso do PT, a situação é simples. Mara Guedes defende um nome de consenso para disputar a Mesa Diretora. Mesmo dizendo que não será oposição ferrenha, mas propositiva, Mara acredita que a única maneira de se ter uma Câmara longe do executivo é se os seis vereadores de oposição estiverem juntos. Isso, está quase na conta do impossível.
Faltando poucos dias para a posse dos novos vereadores, eleitos em outubro último, a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal do Crato toma novos rumos. Mesmo tendo certa dificuldade em se entender, o grupo de vereadores de oposição, que saiu fortalecido das eleições, com seis vereadores eleitos, pode vencer a disputa pela Mesa Diretora da Câmara do Crato. O empecilho, para isso, está exatamente na postura tomada pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB).
Durante o processo eleitoral, Roque teria preterido alguns candidatos, que acabaram por se eleger. Esse é o caso, por exemplo, do vereador Ailton Esmeraldo. Com larga experiência política e parlamentar, já foi vereador em outras duas oportunidades, Esmeraldo lançou seu nome para presidente da Mesa Diretora.
Ailton Esmeraldo, na realidade, seria um freio nas pretensões da vereadora Joana Pedrosa (PSB), a preferida de Roque, na disputa da Mesa. Joana é pessoa de confiança e recebeu total apoio do Roque nas eleições. Mas, mesmo assim, não conta com a simpatia do resto da bancada. Há sérias restrições ao seu nome.
A alternativa de Roque seria retirar o nome de Joana e deixar os seis vereadores resolverem a questão, mas ele não pensa assim. Continua articulando para eleger uma pessoa de sua confiança para o cargo. Seria uma grande derrota de Samuel Araripe (PSDB).
Por telefone, o deputado estadual Sineval Roque disse que tem conversado com os vereadores eleitos, mas apenas para que todos se unam. Segundo ele, o importante, nesse momento, é a união. ''O nome deve ser discutido noutro momento'', observou. Sineval disse que tem alertado aos vereadores de oposição que, caso vençam as eleições, tenham uma postura propositiva e votem no que for positivo para a sociedade e, quando necessário, critiquem aqueles projetos que não são voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.
Já a base aliada ao prefeito Samuel Araripe (PSDB) muda de candidato na reta final das articulações. No lugar do vereador Dácio Luiz (PSDB), entra em cena o vereador Guer de Oliveira França (PSDB), o mais votado nas últimas eleições, e atual presidente do legislativo cratense. A seu favor, o fato de Guer aglutinar vereadores ligados à oposição.
O deputado Sineval Roque conseguiu um feito. Perdeu a disputa majoritária, mas tinha em seus partidos aliados, uma boa base que acabou por vencer no legislativo. Mas, para vencer, terá que saber negociar.
No caso do PT, a situação é simples. Mara Guedes defende um nome de consenso para disputar a Mesa Diretora. Mesmo dizendo que não será oposição ferrenha, mas propositiva, Mara acredita que a única maneira de se ter uma Câmara longe do executivo é se os seis vereadores de oposição estiverem juntos. Isso, está quase na conta do impossível.
CENTRO-SUL TEM O VEREADOR MAIS VELHO DO BRASIL
O município de Cedro, na região Centro-sul do estado, conta com uma personalidade importante no contexto político do Brasil: o vereador Antonio Ferreira da Silva (PSDB), que há 50 anos está exercendo mandatos na Câmara Municipal de Cedro. Silva pode ser considerado o parlamentar mais velho do País.
O vereador que já foi, inclusive, presidente do poder legislativo, tem hoje 89 anos de idade, é ativo e lúcido, passa a maior parte do seu tempo em seu estabelecimento comercial, no centro da cidade, recebendo amigos e correligionários para uma boa conversa. Natural de Cedro, filho de agricultores, tem o comércio como sua atividade profissional. É viúvo da senhora Dalva Nazaré, que também exerceu um mandato de vereadora, e tiveram um filho, já falecido.
Em contato com a reportagem do JC, afirmou que o papel do vereador deve ser o de uma pessoa sincera e de nunca desestimular o seu eleitorado. Por isso, acredita ele, nunca perdeu uma eleição. “Sempre me elegi em todas as eleições que disputei”, avalia, lembrando outro fator importante para seu sucesso, o de nunca perseguir ninguém e não fazer inimizades.
Quanto à aplicabilidade da lei de fidelidade partidária, o vereador Antonio Ferreira da Silva avalia que é uma lei importante. “Mesmo sendo uma lei nova, aponta aos políticos um caminho de coerência, fidelidade ao partido que estamos filiados, e sobretudo, sermos fiéis aos nossos eleitores, nunca nos vendermos. É preciso que os políticos tenham postura e nunca abandonem a quem os deu abrigo ofertando uma legenda”, afirma, dizendo ainda que durante o tempo em que exerce um mandato legislativo, “permaneço na política fiel ao meu partido, portanto, a lei de fidelidade partidária deve existir”.
Antonio Ferreira diz que em seu próximo mandato, a partir de janeiro, será a luta permanente pelo desenvolvimento de Cedro, pois, “apesar de ser pequeno Cedro é esquecido, carente do processo de geração do emprego e renda, em minha opinião, o nosso principal problema, além de faltar muito estímulo à agricultura”, enfatiza o veterano vereador. No dia primeiro de janeiro começará seu quinto mandato. (Colaboração de Amaury Alencar).
Jornal do Cariri
O vereador que já foi, inclusive, presidente do poder legislativo, tem hoje 89 anos de idade, é ativo e lúcido, passa a maior parte do seu tempo em seu estabelecimento comercial, no centro da cidade, recebendo amigos e correligionários para uma boa conversa. Natural de Cedro, filho de agricultores, tem o comércio como sua atividade profissional. É viúvo da senhora Dalva Nazaré, que também exerceu um mandato de vereadora, e tiveram um filho, já falecido.
Em contato com a reportagem do JC, afirmou que o papel do vereador deve ser o de uma pessoa sincera e de nunca desestimular o seu eleitorado. Por isso, acredita ele, nunca perdeu uma eleição. “Sempre me elegi em todas as eleições que disputei”, avalia, lembrando outro fator importante para seu sucesso, o de nunca perseguir ninguém e não fazer inimizades.
Quanto à aplicabilidade da lei de fidelidade partidária, o vereador Antonio Ferreira da Silva avalia que é uma lei importante. “Mesmo sendo uma lei nova, aponta aos políticos um caminho de coerência, fidelidade ao partido que estamos filiados, e sobretudo, sermos fiéis aos nossos eleitores, nunca nos vendermos. É preciso que os políticos tenham postura e nunca abandonem a quem os deu abrigo ofertando uma legenda”, afirma, dizendo ainda que durante o tempo em que exerce um mandato legislativo, “permaneço na política fiel ao meu partido, portanto, a lei de fidelidade partidária deve existir”.
Antonio Ferreira diz que em seu próximo mandato, a partir de janeiro, será a luta permanente pelo desenvolvimento de Cedro, pois, “apesar de ser pequeno Cedro é esquecido, carente do processo de geração do emprego e renda, em minha opinião, o nosso principal problema, além de faltar muito estímulo à agricultura”, enfatiza o veterano vereador. No dia primeiro de janeiro começará seu quinto mandato. (Colaboração de Amaury Alencar).
Jornal do Cariri
POLÊMICA NA DOAÇÃO DE TERRENOS
O prefeito Raimundo Macedo (sem partido), mais uma vez mostrou sua força política no legislativo juazeirense. No último dia 23, em uma sessão extraordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, Projeto de Lei oriundo do Executivo, doando terrenos públicos, de propriedade da municipalidade, para entidades filantrópicas e empresas privadas.
A doação dos terrenos já tinha gerado uma polêmica. No dia 18 de dezembro, em uma sessão ordinário do legislativo, cerca de 100 pessoas, organizados por lideranças ligadas ao atual prefeito Manoel Santana (PT) fizeram uma apitaço nas dependências da Câmara de Vereadores, e aos gritos, questionaram a doação dos terrenos. Os futuros secretários municipais Romildo Bringel (desenvolvimento econômico) e Aurélio Matias (esportes) estavam entre os organizadores da manifestação. Nesse dia, a sessão teve que ser encerrada pelo presidente em exercício do legislativo, vereador Sávio Bezerra (PTB).
No dia 23, os vereadores, mesmo sob a pressão dos partidários de Santana voltaram a se reunir e aprovaram as doações. O vereador eleito Roberto Sampaio Lima (PSB), afirmou ser contrário à forma como estavam sendo feitas as doações. "Nós somos contrário à forma como as doações foram conduzidas, chegando a dilapidar o patrimônio público", disse, citando e mostrando documento de doação para uma comunidade católica, onde um dos artigos diz que "o terreno doado destina-se à construção da sede da entidade, escola, quadra de esporte e uma horta comunitária, dentro do prazo máximo de dois anos, sob pena de reversão”. Por outro lado, segundo o vereador eleito Roberto Sampaio Lima, quando se trata de terreno para construção de fábrica, geralmente essas doações não passam por qualquer critério. "Isso nós vamos investigar quando assumirmos nossa cadeira na Câmara Municipal", prometeu Sampaio Lima defendendo uma reavaliação de todas as doações, já que, para ele, empresas privadas e grupos econômicos foram beneficiadas nos prazos, e entidades filantrópicas prejudicadas.
O secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Silva Lima, justificou que o Projeto de Lei enviado pelo prefeito Raimundo Macedo, encontrava-se na Câmara Municipal desde o início do ano. Para Silva Lima, as doações foram importantes, pois serviram para empresas privadas se instalarem em Juazeiro, gerando mais emprego e renda para a cidade. “As doações aconteceram dentro de critérios estabelecidos e cumpridos por todos, está tudo normalizado, sem problemas”, avaliou Silva Lima. Os vereadores do PSB prometem reavaliar as doações.
Jornal do Cariri
A doação dos terrenos já tinha gerado uma polêmica. No dia 18 de dezembro, em uma sessão ordinário do legislativo, cerca de 100 pessoas, organizados por lideranças ligadas ao atual prefeito Manoel Santana (PT) fizeram uma apitaço nas dependências da Câmara de Vereadores, e aos gritos, questionaram a doação dos terrenos. Os futuros secretários municipais Romildo Bringel (desenvolvimento econômico) e Aurélio Matias (esportes) estavam entre os organizadores da manifestação. Nesse dia, a sessão teve que ser encerrada pelo presidente em exercício do legislativo, vereador Sávio Bezerra (PTB).
No dia 23, os vereadores, mesmo sob a pressão dos partidários de Santana voltaram a se reunir e aprovaram as doações. O vereador eleito Roberto Sampaio Lima (PSB), afirmou ser contrário à forma como estavam sendo feitas as doações. "Nós somos contrário à forma como as doações foram conduzidas, chegando a dilapidar o patrimônio público", disse, citando e mostrando documento de doação para uma comunidade católica, onde um dos artigos diz que "o terreno doado destina-se à construção da sede da entidade, escola, quadra de esporte e uma horta comunitária, dentro do prazo máximo de dois anos, sob pena de reversão”. Por outro lado, segundo o vereador eleito Roberto Sampaio Lima, quando se trata de terreno para construção de fábrica, geralmente essas doações não passam por qualquer critério. "Isso nós vamos investigar quando assumirmos nossa cadeira na Câmara Municipal", prometeu Sampaio Lima defendendo uma reavaliação de todas as doações, já que, para ele, empresas privadas e grupos econômicos foram beneficiadas nos prazos, e entidades filantrópicas prejudicadas.
O secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Silva Lima, justificou que o Projeto de Lei enviado pelo prefeito Raimundo Macedo, encontrava-se na Câmara Municipal desde o início do ano. Para Silva Lima, as doações foram importantes, pois serviram para empresas privadas se instalarem em Juazeiro, gerando mais emprego e renda para a cidade. “As doações aconteceram dentro de critérios estabelecidos e cumpridos por todos, está tudo normalizado, sem problemas”, avaliou Silva Lima. Os vereadores do PSB prometem reavaliar as doações.
Jornal do Cariri
Assinar:
Postagens (Atom)