quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA 2008: POLÍCIA

Cariri: um ano com muitas ocorrências policiais e crimes


Nos últimos anos, o índice de criminalidade tem aumentado consideravelmente, não apenas em Juazeiro do Norte, mas em toda a região do Cariri. Já se tornaram comuns assaltos durante o dia no centro das cidades, na saída dos estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis ou instituições bancárias, praticados, em grande parte, por menores ou grupos organizados. Esse quadro persistiu em 2008.


Nos bairros da periferia, o cenário não foram diferentes. Residências arrombadas, com objetos sendo subtraídos e seus proprietários ficam sempre no prejuízo. Isso sem se falar em outros tipos de delitos.


As Polícias Civil e Militar trabalham no limite, fizeram o que foi possível, mas esbarraram nas dificuldades e carências de estrutura. Viaturas sucateadas, reduzido contingente policial, delegacias sem condições e a ausência de delegados em várias cidades foram alguns dos sinais negativos da segurança em 2008.


Para agravar ainda mais esse quadro, o Cariri continua e se consolida como rota para o tráfico de drogas, entre os Estados do Ceará e Pernambuco. No final do ano, uma apreensão de 600 quilos de maconha marcou a confirmou que o Cariri é uma rota do tráfico e, ao mesmo tempo, com uma polícia repleta de dificuldades.


Preocupados com a onda de violência, comerciantes do Crato anunciaram e articulam a instalação de câmeras de vigilância no perímetro urbano da cidade, com o objetivo de monitorar o movimento de lojas e diminuir a criminalidade na cidade. O Crato registrou aumento na violência.


Acusado de tráfico é diplomado


Vinte dias após ser preso pela Polícia Federal sob acusação do tráfico de drogas, o vereador eleito Vanderlan Jorge Leandro, o Vando (PTB), 39, foi diplomado pela Justiça Eleitoral de Ipaumirim. Ele foi preso dia 26 de novembro acusado de ser proprietário de um plantio de maconha e de 600 quilos da mesma droga, na zona rural do município. No Fórum Jáder Santana Nogueira, Vanderlan foi acolhido como herói para receber o diploma. Vanderlan obteve 289 votos no pleito de outubro, sendo o menos votado entre os eleitos pela coligação "O Povo no Poder" que elegeu o prefeito José Geraldo dos Santos (PMDB). A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral Francisco Marcello Alves Nobre, que, também, autorizou o recambiamento de Vando, que está recolhido à carceragem da Polícia Federal em Juazeiro do Norte. (Colaboração do Site Miséria)


Violência em Juazeiro do Norte e Crato

A 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil registrou, no período de 1º de janeiro a 3 de novembro de 2008, um total 12.114 ocorrências policiais. Destacam-se 102 homicídios dolosos e 35 homicídios de natureza culposa, geralmente provocados por ocorrência de trânsito. A Polícia em Juazeiro do Norte, a exemplo de Crato e Barbalha trabalhou completamente sucateada. A estrutura da atual delegacia está danificada. Os períodos de maior afluência de pessoas na cidade, durante as romarias, a polícia ficou de mãos atadas. De janeiro a outubro de 2008, foram assassinadas 132 pessoas na circunscrição da 19ª delegacia de Polícia Civil, sediada em Crato. Ao todo, foram registrados 66 mortes violentas e 167 assaltos a mão-armada, de janeiro a novembro.


Outras ocorrências


11 ocorrências por abuso de autoridade


100 ocorrências de contravenções penais


11 de crimes ambientais


94 delitos contra honra, calúnia, difamação e injúria


882 ocorrências de crimes por ameaças


2.113 crimes contra a pessoa, crimes contra a propriedade e material.


11 ocorrências de crimes de propriedade industrial,


4 crimes contra o consumidor


4.171 crimes contra o patrimônio.


29 ocorrências de crimes contra costumes


61 prisões por porte ilegal de arma


1 crime de racismo


40 prisões por tráfico de entorpecentes


17 crimes de disparos de armas de fogo


Rota do tráfico de drogas


A região do Cariri pode ser considerada uma rota do tráfico de drogas. Este ano, a maior apreensão de drogas prensadas e de plantio de maconha se deu na zona rural da vizinha cidade de Ipaumirim. O acusado, um vereador recém-eleito está preso na sede da Polícia Federal, em Juazeiro. Os policiais federais advertem que a falta de estrutura da polícia e de apoio das polícias dos estados, contribui para que o combate ao tráfico não seja mais eficaz. A Rodovia Asa Branca, que liga Ceará a Pernambuco, tem sido uma da rotas desses tráfico. A droga que vem de Pernambuco é toda comercializada na Região do Cariri.


Em Crato, câmaras pagas por lojistas


Um dos fatos marcantes, em termos de criminalidade no Crato, é a iniciativa dos comerciantes do centro, cansados de tantos assaltos, resolveram dar início a um debate sobre a violência na cidade. Surgiu, então, o projeto para aquisição de câmeras de vídeo, que seriam acopladas no perímetro do centro urbano da cidade, para monitorar possíveis casos de violência e assaltos. A Polícia Militar concordou com a idéia, mas o pano de fundo foi claro: a insegurança leva empresários a tomarem atitudes concretas para verem seu patrimônio ser defendido. A Polícia já não pode fazer muita coisa.

Efetivo do Crato



A 5ª Companhia de Polícia Militar do Crato, subordinada ao segundo Batalhão de Polícia Militar BPM de Juazeiro do Norte, teve um ano difícil. Dos 182 homens, 32 saíram para aposentadoria, transferidos e outros aprovados no concurso da Polícia Civil. Os 150 restantes foram distribuídos nos municípios de Farias Brito, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Tarrafas, Assaré e Salitre. Outros 80 ficaram no Crato, divididos na cavalaria, Cotan, Copon e em serviço de ronda durante o dia. Em 2009, Crato será uma das cidades beneficiadas com o Projeto Ronda do Quarteirão.


Viaturas em conserto


Um dos principais problemas da polícia no Cariri foi o sucateamento da frota. Por diversas ocasiões, a imprensa noticiou que carros da polícia estavam em estado lamentável. Em Juazeiro do Norte, as viaturas da polícia tiveram que trocar pneus em borracharias. No Crato , existem três viaturas: duas Parati e uma S-10, todas em péssimo estado de conservação. Já o patrulhamento em bike (policiais fardados andando em bicicletas) deixou de ser feito por falta de homens. A Polícia Civil de Crato tem uma viatura, também em péssimas condições de uso.

Processos em tramitação


Na área do judiciário cratense, o ano de 2008 foi marcado com o aumento do número de processos em tramitação, comparando com o ano de 2007. Ao todo, foram mais de dois mil processos observados pela Justiça local. O ano marcou também a transferência da Juíza Maria Lúcia Falcão para Fortaleza. Ela trabalhou durante 12 anos em Crato.


Crimes contra mulheres continuaram


O assassinato de mulheres no Cariri, em 2008, não parou. Mistura de uma cultura de desvalorização da vida humana e machismo, o assassinato de mulheres é uma mancha na história recente da região. O movimento de mulheres, organizado e mais atuante na cidade de Crato, fez diversas mobilizações e protestou contra a violência que atinge mulheres. Em sete anos, foram registrados 128 mulheres mortas. Somadas com o ano de 2008, esse número sobe para 149. A maioria dos casos está na impunidade. O movimento de mulheres reagiu. Cobrou da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa uma posição. Até agora, a comissão nada disse.O caso que chamou a atenção em 2008 foi o de Marilene Maria dos Santos, dona de casa, que chegou a ser surrada até a morte pelo marido, o agricultor Raimundo Gomes Dias. Ela foi agredida com um pé de cabra. Na 19ª Delegacia, em Crato, foram registradas 38 mortes de mulheres, sendo 10 crimes passionais. Em Juazeiro do Norte, foram 42 crimes, sendo 11 passionais.,


Julgamento do ano


O julgamento do ano, com relação aos crimes praticados contra mulheres, é o do bancário Sérgio Brasil Rolim. Ele terminou sendo condenado a 21 anos e 6 meses de reclusão, já somados aos 101 anos de cadeia por outros crimes. A Justiça o condenou pelo assassinato de Telma de Sousa, 38, casada e mãe de dois filhos. Vendedora de jóias, seu corpo foi encontrado em cima da serra, na Chapada do Araripe, após seer estrangulada. A família comemorou a condenação e disse ter sido feita Justiça.


Comarca do Crato


A Comarca do Crato é tão longa quanto a história da cidade. Em 2008, comemoraram-se os 191 anos de instalação da Comarca.


Aiuaba


A população do Município de Aiuaba reclama da falta de segurança pública e reivindicou do Governo do Estado a construção de uma cadeia pública e melhores instalações para a Unidade Policial da cidade. A degradação da cadeia pública levou a Justiça, atendendo solicitação do Ministério Público, a interditá-la. O prédio onde funcionavam cadeia e fórum da cidade estão sem condições de uso. O MP deve entrar na Justiça contra ao Governo Estadual para construção de uma nova cadeia em Aiuaba.


Campos Sales

Com uma população de 23.964 habitantes, Campos Sales não tem uma unidade policial. Quando algum cidadão quer fazer uma queixa policial tem que se dirigir a uma delegacia em Crato ou Juazeiro do Norte. A distância, entretanto, desanima qualquer um: são 133 quilômetros de asfalto separando Campos Sales do triângulo Crajubar. Nova Olinda, Altaneira, Salitre, Antonina do Norte e Tarrafas, estão entre as cidades cearenses que também não dispõem de uma delegacia de polícia

Nenhum comentário: