quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA 2008: CULTURA NO CARIRI


Um ano em que a cultura se colocou a céu aberto

O Cariri sempre foi uma região do Ceará em que culmina em sua alma, a natividade da produção cultural e artística. Berço de grandes nomes da cultura popular e até erudita, a complexidade se mostra nas mais variadas artes. Aqui, se produziu bastante em 2008, na música, teatro, dança e na cultura popular. Os espaços foram pequenos para tantas manifestações.

Problemas? Sim, mas que podem ser resolvidos, com políticas públicas, com intervenção da sociedade e muita criatividade.

O ano de 2008 sem dúvida, é conclusivo da boa vontade de artistas e de instituições que levaram à frente a promoção cultural e artística do Cariri, como o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), das unidades dos SESC Crato e Juazeiro, das organizações não-governamentais, dos trabalhos independentes, das empresas de indústria e comércio que sensíveis ao fato, apoiaram diversos artistas.

Já as secretarias de cultura, pois se ouviu falar. Ficou faltando o diálogo de todos os segmentos, ficou faltando a organização dos artistas e produtores de arte e cultura da região. Mesmo assim, foi o ano em que se produziu, e a população percebeu a arte e a cultura mais próxima da sua casa.

Dia de Reis

Reisados e lapinhas preencheram praças e ruas de Juazeiro do Norte para as comemorações do Dia de Reis, realizados todos os anos por iniciativa própria destes grupos folclóricos, que buscam com as festas de fim de ano reascender as tradições populares e promover a cultura do povo nordestino. A Fundação Mestre Elói do Crato realizou nas praças da cidade suas tradicionais manifestações artísticas. Também em Janeiro, a música voltou aos palcos do Centro Cultura do BNB (CCBNB) com o Festival Rock Cordel que reuniu bandas dos mais diversos estilos durante todo o mês.

Mostra de teatro

Grupos e companhias de teatro começaram a se articular para mais uma edição da Mostra de Teatro do Centro Cultural que preenche todo o mês de março e promove uma verdadeira bateria de atividades voltadas ao gênero. No mês em que a produção cultural dá uma trégua, estes artistas se voltam para produção de projetos, ensaios e outras atividades que logo são mostradas no decorrer do ano nos mais diversos eventos e palcos da região.

Teatro no mundo

O mês que porta o Dia Mundial do Teatro, colocando o teatro em evidência no mundo todo, teve a agenda marcada por diversos eventos cênicos na região do Cariri, entre exposições, apresentações e festivais. No CCBNB o mês foi inteiramente dedicado à arte de representar, quando se realizou nesta instituição mais uma edição da Mostra BNB de Artes Cênicas, que também trouxe mais uma página do Festival de Esquetes.

Contra a Aids

Em abril reabriram as discussões para a continuidade do Projeto Teatro de Rua Contra a AIDS que reuniu grupos de teatro de doze cidades cearenses em Fortaleza e promoveu um verdadeiro debate sobre o papel social dos artistas nas transformações sociais, levando cultura, saúde e muita arte aos municípios do Cariri que participaram do Encontro de Nivelamento sobre DST/AIDS da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, ocorrido em Fortaleza com presença marcante de Juazeiro do Norte e Crato.

Patativa e Salomão

A Companhia Livre Mente de Teatro estreou o espetáculo que fará parte das comemorações dos Cem Anos de Patativa do Assaré, “Patativa e Salomão”, que acontece em março de 2009. O trabalho traz a assinatura do diretor Jean Nogueira e leva o texto de seu irmão, Emanuel Nogueira. Também em maio, a música voltou a ficar nas paradas com a realização da décima edição do Festival Throne Of Metal, em Juazeiro do Norte.

Festival da canção

O Festival da Canção foi o evento que veio para ficar de uma vez por todas na cidade do Crato, abrindo o debate do antigo CHAMA – Chapada Musical do Araripe, trazendo uma nova roupagem de resgates destes festivais que o Cariri já realizou. O Festival aconteceu no Centro Cultural do Araripe e contou com a participação de músicos da região e de Paulinho Moska. Na comemoração do aniversário de três anos do CCBNB, o músico, cantor e compositor baiano Morais Moreira esteve a todo gás.

Expocrato

Os artistas caririenses se juntaram em debate para discutir a democratização do palco da Expocrato que havia excluído todos os artistas locais. O movimento, encabeçado pelo grupo Coletivo Camaradas, pouco a pouco foi ganhando força e adesão de diversos segmentos da sociedade. Além da realização da 57ª edição da ExpoCrato, principal feira agropecuária do Norte-Nordeste, aconteceu a I Fauna Cariri de Cinema, nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, e a exposição “Impressão de Mundos” de Maércio Lopes, no SESC Crato, fechando o mês em bom estilo no cenário das artes no Cariri.

Dança

“Eu Prometo”, espetáculo de dança contemporânea da Cia. Alysson Amâncio, estreou em Juazeiro do Norte, buscando a reflexão sobre as diferenças dos seres humanos. Agosto das Artes apresentou a proposta de promover o cotidiano e localizá-lo enquanto arte. Assim foi a segunda edição deste projeto realizado pelo BNB, que abriu o debate das mais diversas formas de se expressar para o outro no dia-a-dia de cada um.

Exposição de Rogê Venâncio

“Que País é Este?”, exposição de Rogê Venâncio aberta no Hall de Exposições – CCBNB, levou a refletir sobre a sociedade brasileira diante da sua relação com a arte e a cultura propriamente dita no mês de setembro. O SESC realizou a primeira edição Cariri Encena para selecionar grupos e espetáculos que fizeram parte da X Mostra SESC Cariri de Cultura, ocorrida em novembro em diversos municípios do Cariri.

Cantos de Gonzagão

Joquinha Gonzaga apresentou o show “Cantos e Causos de Gonzação”, resgatando as músicas que marcaram o regionalismo do Rei do Baião. Também em outubro, a Sala da Memória da 1.ª Escola Normal Rural do Brasil passou a ser um ambiente de visitação, pesquisa e resgate da história desta instituição de ensino, hoje com 75 anos. Ainda em outubro, a exposição de Francisco dos Santos, “Inferno de Dante”, encantou pela beleza e a precisão dos detalhes, exposta no SESC Crato.

Mostra SESC Cariri de Cultura

Aberta a X Mostra SESC Cariri de Cultura, que teve como sedes as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Barbalha e mais oito cidades da região do Cariri. O evento foi marcado por quase 500 apresentações e pela participação de aproximadamente 1.500 artistas de vários estados brasileiros. A Mostra contou também com atrações internacionais: Portugal, Argentina e França. Os espetáculos foram voltados para as mais diversas áreas, levando teatro, música, literatura, exposição, dentre outras atividades à população. O evento é tido como um dos mais importantes do Norte-Nordeste. Ainda neste circuito, o SESC Juazeiro inaugurou o Teatro SESC Patativa do Assaré.

Romarias dos versos

A pesquisadora, cordelista e escritora Fanka dos Santos lançou o livro “Romarias dos Versos”, trabalho em que ela reuniu mulheres no Ceará que produzem cordéis para desmistificar o machismo que há em cima desta arte e ao mesmo tempo reafirmar a diversidade de temas trabalhados dentro deste universo. Outra atração na cultura e na arte deste mês foi o show da banda paulistana Almah, que em turnê mundial passou por Juazeiro do Norte para divulgação do seu mais recente trabalho, Fragile Equality.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: