quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Juazeiro ganha Basílica de Nossa Senhora das Dores

A cidade do Juazeiro do Norte, considerada Capital da Fé por receber cerca de 1,5 milhão de peregrinos todos os anos, teve seu Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores elevado à condição de Basílica Menor. O anúncio oficial, feito em 22 de abril, pelo bispo Dom Fernando Panico, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, durante encontro Clero Diocesano.

Para o Clero Diocesano, a decisão do Vaticano é o reconhecimento de um trabalho de evangelização desenvolvido pela Diocese do Crato e também do grande número de romeiros e devotos que vão todos os anos à Igreja. No dia 15 de setembro, aconteceu a cerimônia de cumprimento da decisão do Papa, data em que foi assentada a pedra fundamental do primeiro templo católico da Vila do Joaseiro, a Capela de Nossa Senhora das Dores, em 1827.

As basílicas são reconhecidas como Igrejas do Papa e ostentam, em seu interior, símbolos da Igreja, como a bandeira do Vaticano. Existem hoje 22 cidades com Basílica em todo o Brasil. O ano de 2008, também, marcou as romarias de Juazeiro do Norte, com os romeiros invadindo a cidade, gerando emprego, renda e muita desordem. No meio da romaria, Dom Fernando fez críticas aos que comercializam sem ética. Setores organizados da sociedade juazeirense, a exemplo dos empresários, pediram ao Poder Público a organização do centro da cidade.

Nenhum comentário: