terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CRISE ECONÔMICA NÃO ATINGE COMÉRCIO DO CARIRI

A crise econômica dos Estados Unidos provocou quedas nas bolsas de valores de todo o mundo e fez a cotação do dólar voltar a subir no Brasil. Apesar do cenário instável na economia mundial, a região do Cariri não sofreu tanto com as oscilações do mercado financeiro. Empresários da região afirmam que as vendas do ano de 2008 ultrapassaram as marcas esperadas, e que a crise não atingirá o Cariri em todos os setores da vida econômica.

Paulo Roberto Teixeira, superintendente do Cariri Shopping, não acredita que a crise afete fortemente o Brasil, pois considera que apenas os grandes centros industriais – como o setor automobilístico – e as áreas de exportação sentirão o impacto. "O Brasil precisa cuidar de sua balança comercial, já que o mercado estrangeiro reduziu o número de importações. O Cariri não vai sofrer tanto. Pode acontecer, mas será algo muito focado, concentrado. As pessoas estão sofrendo de um nervosismo econômico desnecessário, sabem da crise, mas não sabem onde ou como são afetadas por ela", explica Paulo Roberto.

Em relação às vendas do Cariri Shopping durante 2008, Paulo Roberto destaca um crescimento de 45% comparado a 2007. A estimativa é que o mês de dezembro de 2008 tenha 30% a mais de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que o crescimento aqui do shopping continue no ano de 2009. Estamos trazendo muitas novidades para a população local, apostando na linha de conforto e na realização de eventos" diz o superintendente.

O empresário José Roberto Celestino, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, falou que o total de vendas de 2008 foi acima do estimado e não há crise no Cariri. Para 2009, José Roberto diz que tem as melhores expectativas possíveis. "Acredito que terá um crescimento no setor comercial por conta de investimentos governamentais", avalia. O comércio de Juazeiro aponta um crescimento de quase 50% com relação ao ano de 2007.

O volume de vendas e negócios no comercio do Crato cresceu 35% em 2008, tendo como parâmetro o numero de consultas do consumidor ao Serviço de Proteção ao Credito (SPC). De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Geraldo Pinheiro, algumas lojas recém chegadas como Americanas, Ceará Magazine, Asteca Calçados e AG-7 Construções, impulsionaram esse crescimento. Por outro lado, disse Geraldo Pinheiro, a instalação da agência do Banco Itaú, será a grande conquista para a economia local em 2009.

O engenheiro e empresário Jéferson Marinho entende que a crise econômica atinge o Cariri setorialmente. “Avalio que os investimentos para 2009 no Cariri estarão bombando, aumentando mesmo, melhorando o comércio, a indústria e a construção civil”, sentencia Marinho, para quem a crise econômica será sentida em pouca escala pelos empreendedores do Cariri.

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