quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

VENDAS DE NATAL

O comércio tem superado às expectativas dos lojistas nos dias que antecedem o Natal. O que antes era motivo de desânimo para os comerciantes, durante os cinco dias antes da melhor data para as vendas do ano os consumidores lotaram as ruas e lojas do Centro de Juazeiro. Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Antônia Anier Salustriano, a meta estipulada de 10% no aumento das vendas com certeza será superada.

Após vários anos seguidos de campanhas da entidade, não foi feito uma campanha institucional de estímulo às vendas, com distribuição de kits para os comerciantes nem sorteio de prêmios. A presidente da entidade preferiu ir aos meios de comunicação e fazer um chamado aos consumidores da região e solicitar aos comerciantes que procurassem envolver seus próprios estabelecimentos com o clima natalino.

A campanha, segundo Anier, foi mesmo corpo a corpo. Ela justifica não ter havido a campanha em virtude dos poucos meses em que teve de assumir a entidade. “Não tinha tanta experiência com a realização do planejamento dessas campanhas e preferi não arriscar. Estamos estudando, a partir de agora, alternativas para investir numa boa promoção de vendas de fim de ano”, diz ela.

Desde que assumiu a entidade, uma das estratégias foi aumentar o número de filiados, e a campanha em torno do fortalecimento da entidade funcionou. Segundo Antônia Anier, a adesão para as novas filiações nos últimos meses é considerada um sucesso na CDL. São mais de 50% de aumento no número de associados. Antes, se contava com 500 e hoje mais 300 complementam esse quadro. A meta é chegar a mais de mil associados.

Anier considera o trabalho deste ano gratificante e diz que a meta é investir em 2009 na formação e qualificação dos profissionais do comércio e empresários. “O mercado requer qualificação e temos que dar esse retorno”, diz ela.

A empresária destaca o crescimento também no comércio da cidade. O município desponta com grande potencial e exemplo disso, conforme ela, é a boa colocação das lojas de grande porte que têm se instalado em Juazeiro. As Americanas, uma das três da região, é considerada a terceira maior em vendas do País. Está sendo construída na Avenida Padre Cícero uma lojas do grupo Carrefour. A meta é que em 120 dias esteja sendo inaugurada.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: