terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DISPUTA NA CÂMARA DO CRATO

Sineval, com maioria, aposta e quer Presidência da Mesa Diretora

Faltando poucos dias para a posse dos novos vereadores, eleitos em outubro último, a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal do Crato toma novos rumos. Mesmo tendo certa dificuldade em se entender, o grupo de vereadores de oposição, que saiu fortalecido das eleições, com seis vereadores eleitos, pode vencer a disputa pela Mesa Diretora da Câmara do Crato. O empecilho, para isso, está exatamente na postura tomada pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB).

Durante o processo eleitoral, Roque teria preterido alguns candidatos, que acabaram por se eleger. Esse é o caso, por exemplo, do vereador Ailton Esmeraldo. Com larga experiência política e parlamentar, já foi vereador em outras duas oportunidades, Esmeraldo lançou seu nome para presidente da Mesa Diretora.

Ailton Esmeraldo, na realidade, seria um freio nas pretensões da vereadora Joana Pedrosa (PSB), a preferida de Roque, na disputa da Mesa. Joana é pessoa de confiança e recebeu total apoio do Roque nas eleições. Mas, mesmo assim, não conta com a simpatia do resto da bancada. Há sérias restrições ao seu nome.

A alternativa de Roque seria retirar o nome de Joana e deixar os seis vereadores resolverem a questão, mas ele não pensa assim. Continua articulando para eleger uma pessoa de sua confiança para o cargo. Seria uma grande derrota de Samuel Araripe (PSDB).

Por telefone, o deputado estadual Sineval Roque disse que tem conversado com os vereadores eleitos, mas apenas para que todos se unam. Segundo ele, o importante, nesse momento, é a união. ''O nome deve ser discutido noutro momento'', observou. Sineval disse que tem alertado aos vereadores de oposição que, caso vençam as eleições, tenham uma postura propositiva e votem no que for positivo para a sociedade e, quando necessário, critiquem aqueles projetos que não são voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Já a base aliada ao prefeito Samuel Araripe (PSDB) muda de candidato na reta final das articulações. No lugar do vereador Dácio Luiz (PSDB), entra em cena o vereador Guer de Oliveira França (PSDB), o mais votado nas últimas eleições, e atual presidente do legislativo cratense. A seu favor, o fato de Guer aglutinar vereadores ligados à oposição.

O deputado Sineval Roque conseguiu um feito. Perdeu a disputa majoritária, mas tinha em seus partidos aliados, uma boa base que acabou por vencer no legislativo. Mas, para vencer, terá que saber negociar.

No caso do PT, a situação é simples. Mara Guedes defende um nome de consenso para disputar a Mesa Diretora. Mesmo dizendo que não será oposição ferrenha, mas propositiva, Mara acredita que a única maneira de se ter uma Câmara longe do executivo é se os seis vereadores de oposição estiverem juntos. Isso, está quase na conta do impossível.

Nenhum comentário: