Os últimos dias do mês de dezembro serão marcados por um tempo nublado, com ocorrência de chuvas isoladas na região do Cariri. A presença dessas precipitações, no entanto, não são garantia de um inverno promissor para o próximo ano. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a atual neutralidade do Oceano Atlântico dificulta a realização de uma previsão do tempo mais precisa para 2009.
A meteorologista Gláucia Lopes , da, Funceme, disse que o ano de 2008 teve bom período de chuvas, prorrogadas até o meio do ano devido ao fenômeno La Niña, decorrente do esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que permite a chegada de frentes frias à região Nordeste.
O intenso calor que se verifica agora no final do ano, se deve ao final do La Niña e à diminuição da velocidade dos ventos, que alcançam no máximo 22km/h, resultando em elevação na sensação térmica. Já as chuvas de dezembro e janeiro são conseqüências da pré-estação chuvosa, que antecede o trimestre fevereiro, marco e abril, (FMA), caracterizado pelo aumento na quantidade de chuvas.
Gláucia explica que, embora a pré-estação chuvosa traga algumas chuvas para o Cariri, essas precipitações não são contínuas, nem garantem que o inverno de 2009 seja promissor para a agricultura. "A Funceme tenta alertar ao máximo os agricultores, pois eles começam a plantar porque vêm as chuvas no final do ano, mas isso não quer dizer que o ano seguinte terá um inverno chuvoso", disse a meteorologista.
A Funceme estima que até o dia 20 de janeiro seja possível perceber maior estabilidade no Oceano Atlântico, e as previsões climáticas para o ano de 2009 serão feitas, mas até lá, não é possível ter certeza.
Entretanto, no Cariri, os agricultores já deram início ao plantio. O Governo do Estado, no último dia 19, distribuiu sementes selecionados aos produtores rurais da região. No Distrito de Santa Fé, em Crato, a exemplo de outras cidades, o plantio de feijão e arroz já começou. A esperança dos agricultores é muita. “Acho que esse ano que vem o inverno vai ser bom e termos uma safra boa”, disse o agricultor José Carneiro, do Sítio Trindade, em Santa Fé.
JOrnal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário