terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PRECIPITAÇÕES AMENIZAM TEMPERATURA, MAS NÃO GARANTEM INVERNO CHUVOSO EM 2009

Os últimos dias do mês de dezembro serão marcados por um tempo nublado, com ocorrência de chuvas isoladas na região do Cariri. A presença dessas precipitações, no entanto, não são garantia de um inverno promissor para o próximo ano. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a atual neutralidade do Oceano Atlântico dificulta a realização de uma previsão do tempo mais precisa para 2009.

A meteorologista Gláucia Lopes , da, Funceme, disse que o ano de 2008 teve bom período de chuvas, prorrogadas até o meio do ano devido ao fenômeno La Niña, decorrente do esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que permite a chegada de frentes frias à região Nordeste.

O intenso calor que se verifica agora no final do ano, se deve ao final do La Niña e à diminuição da velocidade dos ventos, que alcançam no máximo 22km/h, resultando em elevação na sensação térmica. Já as chuvas de dezembro e janeiro são conseqüências da pré-estação chuvosa, que antecede o trimestre fevereiro, marco e abril, (FMA), caracterizado pelo aumento na quantidade de chuvas.

Gláucia explica que, embora a pré-estação chuvosa traga algumas chuvas para o Cariri, essas precipitações não são contínuas, nem garantem que o inverno de 2009 seja promissor para a agricultura. "A Funceme tenta alertar ao máximo os agricultores, pois eles começam a plantar porque vêm as chuvas no final do ano, mas isso não quer dizer que o ano seguinte terá um inverno chuvoso", disse a meteorologista.

A Funceme estima que até o dia 20 de janeiro seja possível perceber maior estabilidade no Oceano Atlântico, e as previsões climáticas para o ano de 2009 serão feitas, mas até lá, não é possível ter certeza.

Entretanto, no Cariri, os agricultores já deram início ao plantio. O Governo do Estado, no último dia 19, distribuiu sementes selecionados aos produtores rurais da região. No Distrito de Santa Fé, em Crato, a exemplo de outras cidades, o plantio de feijão e arroz já começou. A esperança dos agricultores é muita. “Acho que esse ano que vem o inverno vai ser bom e termos uma safra boa”, disse o agricultor José Carneiro, do Sítio Trindade, em Santa Fé.

JOrnal do Cariri

Nenhum comentário: