terça-feira, 30 de dezembro de 2008

NOTÍCIAS POLÍTICAS DO CARIRI



2009 do Cariri

É grande a expectativa do Cariri com seus novos prefeitos. O PT chega para administrar duas das mais importantes cidades - Juazeiro do Norte e Barbalha. O prefeito Manoel Santana tem um desafio maior do que ele próprio imagina. Santana precisa renovar mesmo a política de Juazeiro. Nessa fase inicial de montagem de seu Governo, Santana foi digno ao honrar os compromissos de campanha, mas agora na hora da administração, ele precisa ter consciência de que foi eleito para mudar, e não para fazer o mesmo. Enquanto Santana trabalhará para romper e fazer o novo, aliados seus, vão agir para impedir essas mudanças. Santana tem a chance única de fazer história e transformar Juazeiro do Norte em exemplo de administração pública. E tem ao seu lado, o deputado federal José Guimarães, um aliado com prestígio em Brasília e com determinação em ajudar Santana e Juazeiro a darem um salto seguro de crescimento.

Barbalha com expectativa

O prefeito José Leite está naquela fase de administrador novo que tem tarefas a cumprir e não quer desagradar a ninguém. Esse período precisa ir embora logo. Barbalha o elegeu para romper com o passado. A sua sorte é ter ao seu lado, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, um dos melhores quadros da política cearense e um dos políticos novos do Cariri que estão se dedicando para mudar a política na região. Essa parceria José Leite-Camilo Santana é a esperança de uma Barbalha governada com sabedoria e priorizando sempre o interesse público.

Vice cada vez mais bem cotado

2009 chega com a discussão da sucessão eleitoral no Ceará. O governador Cid Gomes irá disputar à reeleição. Articula fortemente para que o PT indique o secretário Camilo Santana para ser seu vice. Como Cid se reeleito, deixará o Governo em 2012, o Cariri voltaria a ter um governador do Ceará depois de 34 anos, já que Santana assumiria e poderia concorrer novamente ao cargo. Ciente de que é o nome preferido de Cid, Camilo Santana não se intimida e nem age com soberba. Tem intensificado sua rotina de trabalho e se transformado num dos melhores secretários do Governo Cid.

Vazio de tucanos

O senador Tasso Jereissati termina o ano com uma convicção. Dificilmente virá a admitir, mas na sua intimidade sabe que errou ao não bancar a candidatura a reeleição do prefeito Raimundo Macedo, desagradando ao deputado Arnon Bezerra que bancou e convenceu Tasso de que a melhor alternativa para o PSDB era a candidatura a prefeito de Manoel Salviano. Não era. Sem Raimundão que está saindo, o PSDB no Cariri ficou pequeno demais. O deputado Manoel Salviano faz política sozinho. Não agrega, e entra no ano novo disposto a deixar o PSDB. Basta o Congresso Nacional aprovar a janela que autoriza o troca-troca de partido. Salviano é ele e os partidos precisam se adequar a seus projetos pessoais. Não o contrário como deveria ser. Outro propenso líder tucano no Cariri, o prefeito do Crato, Samuel Araripe demonstra um medo injustificado de se tornar uma liderança política regional. Mantém-se fechado nos domínios territoriais do Crato. Já os outros líderes tucanos do Cariri são nomes apenas municipais. Esse problema de falta de quadros do PSDB no Cariri aflige Tasso em seu projeto de ser candidato novamente a governador em 2010. Tasso se entrar na corrida eleitoral, precisa de um nome do Cariri na chapa majoritária, seja como vice-governador ou como candidato ao Senado.

O fantasma que amedronta

O prefeito Raimundo Macedo parece que luta contra um fantasma, o fantasma do esquecimento. Desde novembro, vem entregando obras à população em profusão. Até reforma de uma sala de aula a assessoria de Raimundão colocou na programação de inaugurações. Raimundão quer dar a impressão que mesmo saindo da Prefeitura, estará na crista da onda. Raimundão ensina com seu erro aos administradores. Não dá para governar apenas no último ano de mandato. O dever do bom administrador é fazer ao longo dos quatro anos. E quanto ao papel de estrela, Raimundão precisa ter a consciência de que quem será a estrela política do Cariri a partir do dia 1º de Janeiro de 2009 é o prefeito Manoel Santana. A Raimundão, um papel menor e um desafio: assegurar votos para se eleger deputado federal, o que hoje seria plenamente possível, mas ainda faltam dois anos para as eleições.

Silêncio que maltrata

Até o momento, o deputado federal Arnon Bezerra e presidente regional do PTB ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso do vereador Vanderlan Jorge Leandro,também do PTB de Ipaumirim, que foi preso e está sendo acusado de tráfico de drogas. Arnon silenciou e se comporta com uma indiferença como o problema não fosse dele. Vanderlan Jorge Leandro já deveria ter sido expulso do PTB, presidido por Arnon no Ceará.

Deputados trabalhadores

Arnon Bezerra telefonou para uma emissora de rádio de Juazeiro do Norte para reclamar que era injustiça dizer que os deputados federais do Cariri não trabalham. E partiu para o ataque declarando desconhecer a rede SomzoomSat e o portal CearaAgora.com que vêem cobrando mais resultados da bancada do Cariri em Brasília. A propósito, a assessoria do ainda prefeito Raimundo Macedo denuncia que Arnon não alocou nenhuma verba para Juazeiro em 2008. E o que vinha para Juazeiro, segundo a turma de Raimundão, Arnon tentou cortar, que eram os recursos do Juáforró.

Disse me disse

• Deputado estadual Ely Aguiar sendo questionado pela população do Crato. Toda solenidade que participa, ele diz que vai construir uma estátua para Nossa Senhora de Fátima, no bairro Muriti.
• Mesmo sem nenhum tipo de pesquisa de mercado, ou consulta popular, afirma que o empreendimento vai gerar emprego e renda. Nada contra a estátua, mas antes de erguê-la, há necessidade de estudos técnicos. Afinal, ainda está na memória do povo do Crato a reforma-desastre da Praça Siqueira Campos.
• O prefeito Antonio Dorival (PSDB) enfrenta dificuldades em Altaneira. Mesmo tendo vencido as eleições a oposição não dá trégua. Até gente de sua família tem engrossado o discurso oposicionista.
• Desculpe a ignorância, quando o presidente regional do PTB, deputado Arnon Bezerra, vai se pronunciar sobre o caso do vereador Vanderlan Jorge Leandro?
Coluna Política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, na edição do Jornal do Cariri de 30/12/08.

Nenhum comentário: