terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

O centro do Crato está, às sextas-feiras, mais movimentado com a comercialização de frutas e verduras orgânicas. O consumidor está aderindo aos produtos sem agrotóxicos. A movimentação dos feirantes chamam a atenção de quem transita na área central da cidade. Bem cedo, logo às 5 horas da manhã, os produtores começam a expor seus produtos.

A feira é uma promoção da Associação Cristã de Base (ACB), que acompanha os 15 produtores na área contábil e organização de barracas, limpeza do local da feira e orientação aos agricultores na comercialização de seus produtos. Os produtos derivados da mandioca, hortaliças e hortifrutigranjeiros, sem a presença de agrotóxicos, são vendidos por feirantes cadastrados pela ACB e que participam dos projetos da entidade. De acordo com Francisco de Assis Batista, um dos idealizadores da feira, o faturamento, por semana, varia entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00. A ACB não tem nenhuma participação nos lucros. O dinheiro é distribuído entre os produtores.

A Associação Cristã de Base vem espalhando essa idéia por outras localidades. Nova Olinda terá a mesma feira, sem data ainda prevista. Em Jardim, todos os sábados, pela manhã, no centro da cidade, barracas e produtores se misturam para comercializar os produtos tirados direto de suas roças. No último dia 20, a ACB deu início a uma outra feira de venda de produtos sem agrotóxicos, no Distrito de Ponta da Serra, distante 17 quilômetros da sede do município de Crato. Lá, acontece a exposição de 10 a 15 barracas com os alimentos produzidos sem agrotóxicos, além da venda de artesanato em couro e crochê.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: