terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CID GOMES AVALIA CEARÁ

´O Ceará é hoje, um Estado melhor para se investir do que foi no passado´. A afirmação é do governador Cid Gomes, ao avaliar a política de prioridade à infra-estrutura para a atração de investimentos privados para o Estado, que desenvolve desde que assumiu o Governo, no início de 2007. Em entrevista à TV Diário, no programa Questão Aberta, no último domingo, Cid Gomes elencou, por exemplo, o eixão das águas, o cinturão digital e a produção de energia, em que o Ceará passará da condição de importador para exportador até 2010 de energia limpa.

A atração de novas indústrias e investimentos de outras naturezas que sejam provenientes da iniciativa privada é uma das prioridades. ´Isto se faz com investimentos em infra-estrutura e não com propaganda. O eixão das águas, por exemplo, foi iniciado no governo Tasso e agora está sendo concluído, chegando a água, à Região Metropolitana de Fortaleza. Isso dá uma segurança para um período de pelo menos 30 anos no abastecimento de água´, disse o governador, assegurando que não faltará água no Estado nem para a população nem para os grandes empreendimentos.

Produção

Outro fator destacado pelo governador para argumentar que o Estado é hoje um lugar bom para se investir, é a capacidade de produção energética. ´Para quem está pesando em investir, nós teremos, em um horizonte de mais 2 anos, a passagem do Estado de um perfil de importador de energia para exportador´, disse ele, referindo-se aos avanços em termos de geração de energia eólica, cuja produção será o dobro que é hoje, até o fim de 2010. A todo momento, o governador fez questão de dar como prazo para as iniciativas do Governo, o fim de 2010, quando estará se encerrando o seu mandato.

Outro projeto que está sendo implementado pelo Governo do Estado, e este, considerado pelo governador como o ´mais audacioso de todos´, é a implementação do cinturão digital com internet de banda larga em quase todos os municípios do Ceará, obra que contará até mesmo com recursos do Orçamento da União de 2009, para a sua conclusão.

Afora isso, o Estado investiu na infra-estrutura de logística. Como a construção de estradas, portos, aeroportos e ferrovias. ´Nós já executamos mil quilômetros de estradas e queremos executar mais mil nos próximos dois anos. Hoje o Ceará possui cinco mil quilômetro de estrada. Já assinamos a ordem de serviço do terminal de múltiplo uso do Porto do Pecém que vai disponibilizar mais serviços nos postos´, disse, assegurando que estas obras garantem ser o Ceará é melhor Estado para se investir.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: