terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ACERVO SACRO DO MUSEU DO CRATO VAI SER RESTAURADO

O acervo sacro do Museu Histórico do Crato, constituído por 14 imagens, um sacrário e dois oratórios, será totalmente restaurado. As peças, que serão contempladas pelo projeto de restauração, estão em exposição permanente na sala Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, no interior do museu.

As imagens, consideradas relíquias dos séculos XVIII e XIX, constam no registro de tombamento do museu como provenientes da igreja de Nossa Senhora da Penha, a Sé Catedral. Outras imagens do século XX foram adquiridas junto a famílias cratenses e tem um perfil artesanal, representando a originalidade da arte sacra no Brasil.
Dentre as imagens está a de São Fidelis, do século XVIII, santo considerado co-padroeiro do município do Crato pelo fato da cidade, em um período de sua história, ter sido conhecida como Curato de Frei Fidelis A imagem, sem dúvida, é uma relíquia por ser a única no acervo da Diocese. Ela foi trazida ao Crato pelos frades Capuchinhos durante as missões para instalação de um povoamento na região.

“O valor histórico e religioso dessa imagem é imensurável. A sua restauração e conservação acrescentam à memória do povo cratense no sentido histórico da palavra”, disse Maria Gabriella Frederico, responsável pelos trabalhos de restauração do acervo. Ela observa que o estado atual de conservação da imagem de São Fidelis e das demais peças é extremamente delicado, mas confia no trabalho a ser desenvolvido.

Todo o trabalho de restauração será de Maria Gabriella Frederico. Nascida no Cairo, capital do Egito e há três anos reside no Crato. Não é a primeira vez que a restauradora faz este tipo de trabalho para a Diocese, tendo recentemente restaurado para a paróquia da Sé Catedral, quatro imagens sacras do ano 1920: a de Nossa Senhora da Penha, medindo 1,90m de altura, São Simão, São José, Santa Margarida Alacoque e a de Nossa Senhora do Coração de Jesus, todas de gesso e tamanho natural.

O projeto de restauração, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), está orçado em R$ 20.000,00, através do edital de apoio a preservação do patrimônio material, na modalidade de preservação de acervos museológicos.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: