terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Notinhas políticas no Cariri

Novo tempo em Juazeiro

O triste modelo da administração de Raimundo Macedo onde imperava o nepotismo é hoje apenas uma página a ser esquecida na história política de Juazeiro do Norte. O novo prefeito Manoel Santana baixou uma lei a ser aprovada pela Câmara Municipal proibindo o nepotismo em todos os níveis do Governo. Nada de parentes. Nada de nomear familiares sem formação para cargos de confiança. É uma nova era que se inicia na administração de Juazeiro do Norte. E que os outros prefeitos do Cariri sigam esse exemplo de Santana.

Contas que não fecham

Decorridos vinte dias do término de seu mandato, o prefeito Raimundo Macedo não entregou até agora o balanço financeiro de sua administração. Entre os aliados de Raimundão, o comentário se repete: está complicado fechar o balancete, equilibrando entradas e saídas. Essa prestação de contas se não for bem feita e não for aprovada pode tornar Raimundão inelegível para a disputa de uma vaga a Câmara Federal.

Cenário bem complicado

Os deputados Arnon Bezerra e Manoel Salviano vão ter que trabalhar muito para assegurar suas reeleições. Em 2010, o PSDB de Salviano estará coligado com o DEM de Moroni Torgan, o PTB de Arnon Bezerra e o PPS. Essa aliança terá no máximo dez fortes candidatos - Moroni Torgan, Edson Silva(DEM), Salviano, Raimundo Matos(PSDB), Carlos Matos(PSDB), Gonzaga Mota(PSDB), Luiz Pontes(PSDB), Vanderlei Pedrosa(PTB), Rommel Feijó(PTB) e Arnon Bezerra(PTB) - para conseguir eleger entre quatro e seis deputados federais. Moroni é o cotado para ser o mais votado e as outras vagas restantes serão disputadas voto a voto.

Raimundão perto do PMDB

O ex-prefeito Raimundo Macedo estaria disposto a se filiar ao PMDB apesar de não impor suas exigências ao partido no Ceará. Raimundão vira peemedebista mas não irá controlar o PMDB em Juazeiro do Norte. No município, o controle permanecerá nas mãos do secretário Eraldo Oliveira por imposição do deputado federal Eunício Oliveira. Insatisfeito, Raimundão queria ser dono da legenda pois sonha em ser novamente candidato à prefeitura de Juazeiro em 2012. A sucessão de Santana é um assunto que não entra em pauta agora, apesar da dubiedade das posições do PMDB juazeirense. É que os dirigentes do partido no Município estão engajados no apoio à administração de Manoel Santana, mas contraditoriamente os aliados de Santana acusam a FM Tempo de propriedade do deputado federal Eunício Oliveira de ser hoje a voz da oposição em Juazeiro do Norte. Raimundão ingressa no PMDB, se assim decidir, sabendo que fazer política no partido, é sempre complicado e ch eio de nuances.


Fugindo do Cariri

Nas pegadas do deputado Arnon Bezerra que expandiu com sucesso suas bases eleitorais para todas as regiões do Ceará, Raimundo Macedo não quer correr riscos na sua primeira campanha à Câmara Federal. Após fechar aliança para ser votado em Ubajara, Raimundão negocia com o prefeito de Guaraciaba do Norte, Dr Egberto Martins. O obstáculo a esse acordo é que Raimundão anda falando mal do PSDB e não poupa nem mesmo seu ex-grande amigo o senador Tasso Jereissati. Assim, não será surpresa se a tucanada proibir o prefeito de Guaraciaba de votar em Raimundão. Se ingressar no PMDB, para ser eleito Raimundão precisará de no mínimo 100 mil votos. O PMDB estará coligado com PT, PSB,PP e PRB. Essa coligação deve eleger entre 10 e 13 deputados federais, mas tem 23 fortíssimos candidatos, numa disputa eleitoral que se prenunciada acirrada para quem sonha em tomar posse a 1o de Janeiro de 2011 em Brasília.

Troca-troca na família Oliveira

A prefeita Dena Oliveira, de Lavras da Mangabeira, bem que gostaria de bancar a candidatura de seu filho - Daniel Oliveira - a uma vaga de deputado estadual no ano que vem. Mas, quem dá a palavra final sobre eleições em Lavras é seu irmão, o deputado federal Eunício Oliveira. Assim, o mais provável candidato da família Oliveira à Assembléia Legislativa é o sobrinho de Dena, o médico Ildsen Oliveira. Bem relacionado e respeitado não somente no Município, mas também nas cidades vizinhas, Ildsen também se credencia antecipadamente como o nome mais forte para suceder a tia, na prefeitura daqui a quatro anos.

O despreparo de Ely

Excelente defesa deputado Ely Aguiar! Somente assim poderia me expressar sobre suas injúrias contra a minha pessoa. Sem ter como atestar seus bons antecedentes na suspeita reforma da praça Siqueira Campos, agride este colunista. Um método velho para impedir a limpeza do festival de lama que atingiu o patrimônio histórico do Crato. Não tenho a pretensão nem o objetivo de conseguir que todos pensem exatamente do meu modo no dia-a-dia do Crato, mas no caso específico da praça Siqueira Campos é voz unânime que ali foi praticado um crime contra o Município. E ao invés de me atacar, que sequer sou personagem nessa história de desmandos e agressões ambientais, o mais correto seria dar explicações e assumir publicamente o compromisso de impor a construtora Proserv a realização da reforma prometida e não executada. Deputado Ely, como dizia o velho colunista Ibraim Sued, no tempo de Maysa, os cães ladram e a caravana passa.


Disse me disse

•O presidente da Câmara de Juazeiro, Zé de Amélia, não será candidato a Assembléia Legislativa. Permanecerá como vereador.
•Zé de Amélia também está decidido a votar em Arnon Bezerra para deputado federal além de continuar apoiando a administração do prefeito Manoel Santana.
•Deputado José Guimarães deve substituir Arnon Bezerra na coordenação da bancada federal do Ceará. Uma troca que garante uma proteção aos interesses do Cariri em Brasília
Desculpe a ignorância, por que o deputado Ely Aguiar fica tão nervosinho quando se fala mal da construtora Proserv que deu cheque sem fundo e destruiu a histórica praça Siqueira Campos?


Coluna política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, na edição de hoje, 20/01/09, do Jornal do Cariri

Nenhum comentário: