terça-feira, 13 de janeiro de 2009

POLÍTICA NO CARIRI



Santana em Brasília

O presidente Lula convidou o prefeito Manoel Santana para um encontro em Brasília em fevereiro. Santana aproveitará a ida para participar também de uma ampla reunião com a ministra Dilma Roussef e outros dez ministros num grande encontro sobre os investimentos disponíveis do Governo Federal para promover o desenvolvimento dos Municípios. Nesses dias 10 e 11 de fevereiro, Santana fará ainda um périplo ao lado do deputado federal José Guimarães a diversos gabinetes da Esplanada dos Ministérios para encontros pessoais com os ministros. O objetivo do prefeito Santana é conseguir que em 2009 os repasses de recursos federais cheguem com fartura a Juazeiro para que ele possa honrar os compromissos assumidos em praça pública com a sociedade juazeirense.

Samuel sabe andar

Os outros 32 prefeitos do Cariri, inclusive os tucanos, caso de Samuel Araripe, foram convidados pelo Palácio do Planalto a comparecerem a esse encontro nacional em Brasília. Samuel aprendeu a desvendar os caminhos da Capital Federal para liberar verbas federais e por isso tem conseguido realizar parcerias produtivas com o Governo Lula mesmo sendo filiado ao PSDB, para promover o desenvolvimento no Crato.

Atenção especial a Barbalha

O prefeito Zé Leite fará sua estréia em Brasília ao lado de mais de mil administradores municipais que estão sendo aguardados. Além de cumprir a agenda oficial do encontro com Lula e ministros, Zé Leite também agendou audiências em ministérios para debater a liberação de recursos. Os prefeitos petistas do Ceará, incluindo logicamente Zé Leite, via José Guimarães, vão receber tratamento todo especial em suas reivindicações por obras que mudem o perfil sócio-econômico da região.

Aumenta a lista

Além do prefeito de Juazeiro, outro administrador do PT também não conseguiu emplacar seu candidato na presidência da Câmara. O prefeito Junior de Mauriti perdeu as eleições para o vereador José Acilon, o Douglas, num resultado surpreendente. Mesmo derrotado, o melhor caminho para Junior é seguir os passos de Manoel Santana e se compor com a nova direção do Legislativo de Mauriti. Afinal, nem o presidente da Câmara de Juazeiro, Zé de Amélia, nem o presidente do Legislativo de Mauriti, Douglas, querem o confronto com o Poder Executivo de seus municípios.

Chance para aparecer

Efetivada em pleno recesso parlamentar como deputada estadual, Ana Paula Cruz precisa mostrar eficiência em seu trabalho. Nos seus dois primeiros anos de Assembléia pouco apareceu. Havia a desculpa de que era suplente e esse fato inibia a adoção de posições firmes. Um voto em desacordo com o interesse do governador Cid Gomes, e Ana Paula Cruz poderia retornar ao banco de reserva. Agora não, como deputada estadual tem a obrigação de se destacar com posições fortes. Uma sugestão para seu primeiro pronunciamento no retorno ao trabalho em fevereiro: um discurso mostrando o caos da segurança em todo o Cariri. E a necessidade de investir pesado na segurança pública no Crato, Juazeiro e Barbalha. Se continuar calada, Ana Paula Cruz terá mais dificuldades para se reeleger em 2010.

PT de olho em Eunício

Persiste o mal estar entre o PT de Juazeiro do Norte e o deputado federal Eunício Oliveira. O prefeito Manoel Santana entregou uma secretaria sem expressão ao PMDB. Fez isso para evitar conflito na largada de sua administração. Mas, não há boa vontade de Santana e do PT juazeirense em referendar o nome dele ao Senado Federal. Se o clima já era ruim, afinal o PMDB apoiou a candidatura de Manoel Salviano, do PSDB, ficará ainda pior, após as declarações dadas a revista Veja, desta semana. Eunício descarta a manutenção da aliança do PMDB com o PT no apoio a candidatura da ministra Dilma Roussef. Eunício deixa entender que o PMDB ficará dividido entre Dilma e a candidatura tucana do governador José Serra. Essa divisão na prática significa não apoiar nenhum candidato oficialmente. O PT quer o PMDB indicando o vice de Dilma e se isso não acontecer, terá reflexos nos votos dos petistas juazeirenses.

Esperteza tem limites

O rompimento do prefeito Samuel Araripe com o deputado estadual Ely Aguiar é questão de tempo. Samuel não engoliu ter sido responsabilizado publicamente pelo desastre da reforma da Praça Siqueira Campos. Ely mostrou-se um político inexperiente e sem habilidade para resolver a grave questão sem deixar mal seu aliado Samuel Araripe. Querendo se isentar de qualquer culpa, preferiu simplesmente transferir a responsabilidade para a prefeitura do Crato. A manobra não colou. Samuel não assumiu o desgaste e nem o povo cratense aceitou o discurso fácil de Ely Aguiar. O melhor a fazer é Ely Aguiar assumir seus erros, obrigar a construtora Proserv com quem mantém um bom diálogo a refazer a reforma, mesmo sabendo que não há como reparar e trazer de volta a árvore centenária derrubada num crime contra a natureza.

Disse me disse

Deputado Federal Paulo Henrique Lustosa(PMDB) conseguiu importantes liberações para o prefeito Guilherme Landin transformar Brejo Santo em um canteiro de obras logo no início de sua administração.

Todos os prefeitos e presidentes de câmaras que tenham contas desaprovadas agora farão parte de um Serasa de maus gestores que está sendo criado pelo Tribunal de Contas da União(TCU).

A lista de prefeitos do Cariri no Serasa do TCU será extensa e terá reflexos até na vida desses administradores que ficarão com seus bens e contas bloqueadas.

Desculpe a ignorância, a destruição da Praça Siqueira Campos por uma reforma desastrosa não mereceria uma CPI na Câmara do Crato?

Coluna política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, no Jornal do Cariri, edição desta terça-feira, 13 de janeiro de 2008.

Nenhum comentário: