quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
POR INVEJA? NUNCA!
Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da INVEJA do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento. - Eclesisastes 4.4
Observação interessante e triste, do sábio Salomão. De fato, muito do que se produz neste mundo, é fruto de inveja. A garota compra a blusa em cinco prestações, mas à noite acha a da coleguinha mais bonita. E logo estará pensando em como arranjará dinheiro para adquirir outra igual.
Esse processo está presente em todas as áreas da vida humana, talvez muito mais do que pensamos. Olhos invejosos pousam sobre a bicicleta, o notebook, o carro, a casa, a inteligência, a cor do cabelo, a namorada, quase tudo. Isso não explica todo e qualquer trabalho ou atividade humana, mas infelizmente grande parte, sim.
A inveja é pecado grave:
O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos. Pv 14.30
Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. - Gl 5.26
É normal o desejo de progredir na vida e querer melhorias. Mas essa tendência pode facilmente ser confundida por motivações erradas, entre as quais a inveja. Sendo tão comum e capciosa, a inveja se constitui num dos maiores inimigos do crente.
Cuidado para não querer, por exemplo.
... subir na vida com o propósito de mostrar que você conseguiu ir mais longe do que o avô, que foi homem rico, e o pai, que chegou a prefeito.
... ganhar muito dinheiro para mostrar aos parentes que o seu apartamento é o maior da família.
... fazer pós-pós doutorado visando mostrar que você foi além do irmão, que é só "pós".
Tudo isso - e muito, muito mais - é vaidade e correr atrás do vento.
Equipe Falando de Cristo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário