
Foi iniciado na região do Cariri o projeto de sinalização turística do Geopark Araripe. O projeto é fruto de ação do Geopark, Universidade Regional do Cariri e Secretaria das Cidades do Estado. Os recursos são oriundos do Banco Mundial através do Projeto Cidades do Ceará Cariri Central. A sinalização vai abranger a sinalização dos geossítios, com fixação de placas com orientações e informações sobre cada geossítio. “Todo tipo de sinalização será feita, seja interpretativa, urbana, informativa e dos próprios geossítios e trilhas”, afirma Flávia Lima, geóloga e secretária-executiva do Geopark Araripe.
De acordo com Flávia, o projeto vem sendo realizado a um certo tempo e acompanhado de perto por uma equipe técnica do Geopark. “Foram feitas várias reuniões, onde discutimos as questões técnicas e ambientais envolvidas, e acredito que esse projeto é importante para consolidarmos o Geopark no Cariri e para as pessoas que vêm até aqui”, avalia.
A sinalização urbana será indicativa, apontando a localização da sede do Geopark, dos geossítios e das trilhas na Chapada do Araripe. Serão fixadas também placas nas rodovias estaduais.
Cada geossítio terá também sua própria sinalização e placas abordando temas como educação ambiental, a geologia e questões específicas de cada local preservado. As trilhas também contarão com sinalização própria. O Parque dos Pterossauros, a Colina do Horto, o Riacho do Meio, o Sítio Fundão e a Cachoeira de Missão Velha estão entre os geossítios com trilhas que receberão sinalização específica.
Na Colina do Horto, por exemplo, a sinalização terá vários preceitos do Padre Cícero Romão Batista. Os romeiros e turistas poderão fazer a trilha e conhecer um pouco dos pensamentos do religioso. A conservação dos espaços vem sendo discutida pelo Geopark. O material utilizado na sinalização é de baixa degradação e cada unidade de conservação terá responsáveis por manter as placas em bom estado. Até abril as placas serão todas colocadas. O conteúdo das placas e o local onde serão colocadas foram definidos baseadas em informações da comunidade.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Geopark Araripe é um território com sítios de grande valor científico cujos patrimônios cultural, histórico, ambiental, científico e socioeconômico apresentam importância, raridade, riqueza em biodiversidade e contam a história da terra, conferindo identidade ao lugar.
fonte: Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário