quinta-feira, 7 de junho de 2012

Retorno de ex-secretários à AL é cartada decisiva de Cid

No dia em que dois secretários do governo Cid Gomes reapareceram na Assembleia Legislativa com a certeza de que voltarão às atividades parlamentares, o cenário é tratado no legislativo cearense como estratégia do governador para que novos nomes sejam oferecidos ao PT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Ontem, os agora ex-secretários Nelson Martins (PT) e Francisco Pinheiro ressurgiram em plenário, após se descompatibilizarem de seus cargos.

O retorno à Assembleia sinaliza um desconforto do PSB. A decisão do PT por Elmano de Freitas não teria agradado a maioria socialista, que estaria colocando à disposição do PT os nomes de Nelson e Pinheiro, além de Camilo Santana. Apesar de certo o retorno deste último à Assembleia, Camilo não foi visto ontem na Casa.

A estratégia do PSB seria a última cartada de Cid na tentativa de salvar a aliança, revertendo o quadro atual, em que Elmano aparece como pré-candidato, e oferecendo três opções petistas que teriam a simpatia do PSB. “A vinda dos três secretários representa uma decisão do governador no sentido de dizer que continua aberto a manter a aliança com o PT”, interpretou o ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins (PT). Segundo ele, caso Cid não tivesse decidido pela exoneração dos secretários, as opções que poderiam salvar a aliança com o PT não existiriam mais.

Contrariando as expectativas do PSB, o ex-líder do governo Cid, Antônio Carlos (PT), garantiu que a possibilidade de reversão dentro do PT está descartada. “O governador é favorável à manutenção da aliança, mas ele tem a intenção de tentar ainda uma reviravolta. Quanto a isso, estamos certos de que o nome do Elmano será mantido. Essa é a determinação do PT”, garantiu. (Colaborou Marcos Robério.)

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Os secretários petistas Camilo Santana, Francisco Pinheiro, Nelson Martins e Ivo Gomes (PSB) deixaram as pastas um dia antes do prazo final para descompatibilização de secretários neste ano eleitoral.



Nenhum comentário: