segunda-feira, 8 de abril de 2013

CRIADO TERCEIRO SANTUÁRIO DO CARIRI

O terceiro santuário do Cariri foi criado durante celebração, com cerca de 6 mil pessoas no município do Barro, na manhã de ontem. É o 54º Santuário da Divina Misericórdia do Brasil. O decreto assinado pelo bispo dom Fernando Panico para a elevação da matriz de Santo Antônio a santuário foi apresentado para os fiéis, numa celebração de mais três horas, com a presença de autoridades locais e estaduais e sacerdotes de toda a Diocese local.

Durante a solenidade, o prefeito da cidade, Francisco Tavares Araújo, anunciou que estará enviando mensagem à câmara esta semana, com a finalidade de instituir o dia 7, como feriado na cidade, para se festejar a data alusiva à Divina Misericórdia. A expectativa é que a cidade passe a receber maior número de romeiros de agora por diante.

A mobilização dos católicos de toda a região começou logo cedo. Os fogos anunciavam a transformação da paróquia criada em 19 de março de 1962 em Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, numa devoção que cresce a cada ano, no Brasil, segundo o bispo diocesano. Mais de 1.200 pessoas estiveram mobilizadas para atender ao grande público que compareceu à cidade.

A celebração, cheia de ritos e simbologias, foi iniciada com a bênção da água. O ato foi presidido pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando, auxiliado pelos párocos, os padres Francisco Gonçalves Pereira e Arnaldo Pereira do Nascimento, que estão à frente dos trabalhos pastorais no município. Durante a celebração foi realizada a unção do óleo do altar da igreja, e a aposição da relíquia na igreja da Irmã Faustina, freira polonesa. Além das relíquias de São Sigismundo e São Domingos, depositadas no altar. Pessoas de 11 estados, 36 cidades, e 29 comunidades locais estiveram marcando presença, segundo o padre Arnaldo.

O prefeito Francisco Tavares ressaltou o dia histórico para a cidade, como forma de fortalecer ainda mais a fé do povo do município. Dom Fernando afirma que este é um momento de engrandecimento de misericórdia de Deus na vida do povo sofrido, e a capacidade de alguém que se volta para aqueles que mais necessitam de amor, ternura e compaixão. "A misericórdia, antes de ser uma qualidade humana, é uma característica de Deus", explica. Ele disse que o templo tem a marca dessa misericórdia. "Esse é um santuário diocesano. O terceiro criado na região", frisa. O bispo lembra o primeiro em Juazeiro do Norte, de Nossa Senhora das Dores, e o segundo, com o encerramento das santas missões populares, dedicado ao Santuário Diocesano Eucarístico, na cidade do Crato, sede da Diocese.

Devoção
A devoção à misericórdia, explica dom Fernando, está enraizada no coração humano. Ele destaca a mensagem do Papa Francisco. "Ele fez da misericórdia a sua palavra central, na mensagem nestes primeiros dias do seu pontificado, não apenas para a Igreja Católica, mas para toda a humanidade, sejam eles católicos ou de outras religiões", afirma o bispo. O chanceler da cúria diocesana, Armando Rafael, leu o decreto assinado por dom Fernando, que explica os motivos de ter sido criado o novo santuário, com ênfase para um dos modelos de santificação que mais rapidamente se espalhou pelo catolicismo, com a devoção à Divina Misericórdia.

Nenhum comentário: