sábado, 20 de abril de 2013

HOMENAGEM MARCA DEZ ANOS DA MORTE DO PADRE VIEIRA


A memória do varzealegrense Antônio Batista Vieira, que entre outras profissões foi padre, professor, advogado, filósofo, jornalista, político e escritor, foi reverenciada nesta noite de sexta-feira, 19, com a 1ª Amostra Padre Vieira - Sua obra literária, evento realizado na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro.

Iniciativa do governo Avançando Ainda Mais, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo e em parceria com a secretaria municipal de Educação de Desporto, AVL - Academia Varzealegrense de Letras e Instituto Cultural Padre Antônio Vieira, a 1ª Amostra Padre Vieira marcou a passagem de dez anos do seu falecimento, em 19 de abril de 2003.

O secretário de Cultura e Turismo, Milton Bezerra, disse que a obra do Padre Vieira tem que ser explorada pela sua diversificada riqueza cultural, justificando a razão do evento que teve várias obras do vigário expostas.

O prefeito da cidade, Vanderlei Freire (PSD), abriu o evento oficialmente, narrando que em seu governo a cultura não ficará em segundo plano, e assim como aconteceu no governo do seu antecessor, o ex-prefeito Zé Helder - presente na solenidade, será no governo Avançando Ainda Mais.

A 1ª Amostra Padre Vieira - Sua obra literária teve duas palestras com abordagens temáticas da obra do escritor Padre Vieira. O filósofo, professor e presidente da AVL - Academia Varzealegrense de Letras, Dagoberto Diniz, discorreu sobre a “Antologia Padre Vieira”. Já o segundo palestrante, o médico José Flávio Vieira, sobrinho do Padre Vieira, escritor e membro do Instituto Cultural do Cariri, abordou o tema “A Importância da Obra do Padre Vieira na Atualidade”.

Dagoberto Diniz, autor do livro Antologia Sertão Brabo, que reúne quarenta textos do Padre Vieira, evidenciou a inteligência incomum do escritor e a sua criticidade aos opressores dos mais necessitados. Dagoberto comentou com riqueza de detalhes toda a obra do Padre Vieira, mostrando profundo conhecimento da vida e obra do vigário.

Para Dr. José Flávio Vieira, Padre Vieira não era apenas um escritor, era um artista. O palestrante também enalteceu a postura forte do Padre Antônio Vieira, que foi um crítico do regime militar. Eleito deputado federal com mandato de 1967 a 1970, só ficou no cargo por um ano, sendo cassado pelo AI-5 em 1968, depois de ferrenhos discursos contra o governo.

O sobrinho do Padre Vieira também disse que esse era o momento do renascimento de Padre Vieira e pediu a reedição de suas obras.

O vice-prefeito, Pablo Rolim, fechou o evento comentando a grande sapiência do Padre Vieira, fazendo referência a um discurso dele proferido por ocasião de uma das edições da Exposição Agropecuária do Crato, no qual Padre Vieira dizia ter a satisfação de ter sido sacerdote - quando aprendeu sobre humanismo; ter sido varzealegrense - quando adquiriu personalidade forte; e ter sido cratense - onde iniciou seus estudos.

A plateia foi formada por populares, autoridades e familiares do Padre Vieira, destacando as presenças dos seus irmãos Dr. Raimundo Batista Vieira e Laíz Batista Vieira.

Nenhum comentário: