sábado, 13 de abril de 2013

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O GEOPARK ARARIPE


Será realizada nesta segunda-feira (15), às 10h30, no auditório da sede administrativa do Geopark Araripe, em Crato, solenidade de lançamento do livro “Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio Ambiente e da Cultura”. Na ocasião, será entregue a nova sinalização viária dos geossítios que compõe a área do GA e mais dois carros que subsidiarão o projeto no território que abrange os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda Santana do Cariri e Missão Velha. A solenidade de lançamento contará com a presença do secretário das Cidades, deputado Camilo Santana, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reitor, José Patrício Melo e coordenação e equipe técnica do Geopark Araripe.

Segundo o Vice-reitor, Professor Patrício Melo, o livro é uma publicação técnica, realizada a partir de textos e revisão pela equipe técnica do Geopark Araripe/URCA, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membros do Comitê Científico do Geopark Araripe, da Global Geoparks Network (GGN) e parceiros do Geopark Araripe. O livro foi editado em Português, Inglês e Espanhol, com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares, além de novos folderes de nove geossítios fundamentais à divulgação do território.

De acordo com os organizadores do trabalho, o livro está destinado a corrigir e atualizar informações e dados do Geopark Araripe sob os aspectos do inventário geológico, paleontológico, arqueológico, cultural, desenvolvimento e promoção do turismo. O público internacional dos geoparques integrantes da GGN serão contemplados com esta edição, além das bibliotecas locais e regionais, instituições e pesquisadores no território do Geopark Araripe.

Conforme um dos coordenadores do projeto, Professor Idalécio Freitas, a meta é divulgar o Geopark Araripe em todos os geoparques do mundo. Cerca de 90 serão agraciados com um livro, além das universidades brasileiras e outras instituições. A distribuição será gratuita. O livro, uma edição ilustrada com 170 páginas, traz um farto material que conta, desde o início, a história da região, a biodiversidade e geodiversidade da área. Todos os geossítios são apresentados, além do trabalho desenvolvido no âmbito da educação ambiental.

Os projetos foram realizados com recursos do Governo do Estado do Ceará/Secretaria das Cidades/Banco Mundial (Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central) e Universidade Regional do Cariri – URCA, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), estimados no valor de R$ 1.050.297,78.

Os investimentos realizados são resultados de pactuação assumida no projeto de consolidação do Geopark Araripe, que receberá novos investimentos com a construção e melhorias na infraesturura de nove geossítios. Isso inclui, segundo o Professor Patrício,  equipamentos de acolhimento e segurança para os visitantes, previstos para serem entregues até setembro de 2014. Os projetos arquitetônicos e de engenharia já estão prontos e foi iniciado o processo de licitação das obras.

Nenhum comentário: