segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Manoel Dias fará abertura do "Dia A da Aprendizagem"

O Ministro do Trabalho e Emprego (MTE) abre nesta terça (11), às 09h30, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, evento que integra a programação do Dia A da Aprendizagem Profissional, que ocorrerá nesta quarta (12). A programação, coordenada pelo Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude do MTE (DPJ), reúne representantes do setor privado e de trabalhadores, governos e organizações da sociedade civil e pretende discutir o aperfeiçoamento da Lei de Aprendizagem, além de divulgar experiências exitosas com jovens aprendizes, no setor público.

Durante a manhã do dia 11, na 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, serão apresentadas plataformas de Educação à Distância (EAD), mantidas pelo Sistema S, e discutida a eficácia da EAD na Aprendizagem. À tarde, o Fórum debaterá a Aprendizagem no meio fechado; a terceirização e os impactos na cota da Aprendizagem, com espaço para manifestações dos fóruns nacionais. A programação encerra às 16h.

De acordo com o Diretor do DPJ, Allan Thiago de Sousa Corrêa, o Fórum “é fundamental para ampliar as oportunidades de Aprendizagem no Brasil, na medida em que articula com o MTE, sociedade civil e outros ministérios, o ingresso de outros jovens no processo”.  

Dia A – A apresentação de anteprojeto de lei que regulamenta a Aprendizagem no setor público será o ponto alto do Dia A da Aprendizagem, que será aberto pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, neste dia 12, às 09h30, no auditório da CNTI.
Para enfatizar o protagonismo dos jovens aprendizes, a programação contempla várias apresentações, com recepção do público, execução do Hino Nacional e apresentações culturais. Também caberá aos jovens a entrega ao ministro Manoel Dias, do anteprojeto de lei que regulamenta a inserção do aprendiz no setor público, elaborado pelo Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, que é coordenado pelo MTE. Após receber o documento, o ministro fará pronunciamento aos presentes, às 11h, seguido de atendimento à imprensa.  

“Nós escolhemos o Dia Internacional da Juventude, para dar evidência à Aprendizagem no Brasil. Será um dia de festa, de apresentar as experiências positivas, junto com vários parceiros. O ministro Manoel Dias irá receber o anteprojeto e, após ajustes que serão feitos com o Ministério do Planejamento, vai encaminhar à Presidência da República”, enfatiza Allan de Sousa Corrêa.

Nenhum comentário: