sábado, 9 de julho de 2016

Um churrasco para as férias. Saiba como fazer!!!


Nas férias de julho, o que não faltam são oportunidades para fazer um bom churrasco com os amigos. Por isso, pegamos seis dicas com Lucas Ribas, sócio da “Da Fazenda Açougue Gourmet”, localizada no Paraná, para refinar suas habilidades na frente da churrasqueira.

Não exagere na carne
Para não errar na quantidade de carne, é bom ficar atento ao número de convidados que estarão presentes na festa. “Para isso deve-se contar, em média, 500g por pessoa”, revela Lucas.

Mais opções gastronômicas
Para oferecer diferentes sabores no cardápio, você pode escolher carnes bovinas e suínas.  “Ao comprar as carnes é essencial prestar atenção ao marmoreio, que é a gordura entremeada no meio das fibras da carne. Quanto mais marmoreio a peça tiver, mais macia e suculenta a carne tende a ser”, explica Lucas. Além do “prato principal”, os acompanhamentos também são importantes no menu. Entre as opções estão saladas, queijos e pães de alho.
Cuidado com os temperos
Para refinar o sabor da carne, os temperos são essências no preparo de um churrasco. “O ideal é temperar as carnes apenas com sal grosso ou sal entrefino de parilla, mas não exagere! Usado de forma correta, o produto ajuda a selar a carne enquanto derrete sobre o fogo, evitando que ela perca muito suco e resseque por dentro.”

Deixe a carne em temperatura ambiente 
Antes de colocar a carne para grelhar ou assar, você deve fica atento à temperatura do alimento. “A carne nunca deve ir para a grelha gelada, o ideal é retirar da geladeira pelo menos 30 minutos antes do preparo. Desta forma, a carne estará em temperatura ambiente e será mais fácil atingir o ponto correto.”
Mantenha uma distância segura do fogo
Para assar uma carne na churrasqueira, o indicado é utilizar uma distância entre 40 cm ou 60 cm. Já para grelhar, o perímetro sugerido é de 15 cm ou 20 cm. “Uma dica fácil de descobrir se a distância está correta é colocando a mão na altura que a carne será assada, se for suportável por cinco segundos, a temperatura está adequada, do contrário, vale deixar a grelha mais alta ou diminuir o fogo.”
Atenção ao virar a carne
“Uma das principais dúvidas é em que momento virar a carne. Muitas vezes o churrasqueiro fura a peça para verificar seu cozimento, o que não é indicado”, conta Lucas. Segundo ele, o aconselhável é trocar o lado da carne em dois momentos diferentes: “quando o sangue começar aparecer na parte superior ou quando a parte de baixo estiver completamente selada.”
- Site Jornal O Povo 

Nenhum comentário: