sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ALTAS TEMPERATURAS EM JUAZEIRO

As altas temperaturas neste município, durante a maior romaria do ano no Estado, têm sido motivo de preocupação para as autoridades locais, principalmente porque comprometem a saúde dos romeiros e moradores. Em relógios digitais com marcadores de temperatura espalhados pela cidade, chega-se a registrar mais de 40° centígrados. São constantes os atendimentos de pessoas com hipertensão nos postos espalhados pela cidade. Este ano, uma das prioridades foi a ampliação dos serviços de saúde, com maior número de profissionais. Somente na manhã de ontem, de 7 horas às 11 horas, foram atendidas no Posto de Saúde da Romaria, no Centro, cerca de 120 pessoas.

A maioria dos casos é de pessoas com pressão alta, principalmente os mais idosos. Segundo o padre Paulo Lemos, administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em setembro último foram registrados três óbitos durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. Este mês a preocupação é maior, por haver grande número de pessoas circulando na cidade, cerca de três vezes mais a população local.

A cada ano, a questão da saúde tem sido motivo de atenção por parte da coordenação da Operação Romeiro. Tanto que este ano a solicitação maior esteve relacionada ao aumento de postos de atendimento nos locais de maior aglomeração de pessoas. As áreas de Basílica, Franciscanos, Horto, Socorro e Salesiano estão funcionando com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos. Na Basílica, uma ambulância fica à disposição e o local é aberto 24 horas. São encaminhados para o pronto socorro apenas os casos de maior gravidade.

A médica Noeme Cruz ressalta que, além do problema de saúde de muitas pessoas e idosos em especial, principalmente com casos de pressão alta, alguns deixam de tomar o medicamento por conta da fé. Ontem pela manhã, ela chegou a atender a um paciente com a pressão atingindo o pico máximo. "Foi de 200 por 120. Tivemos que medicá-lo e acompanhá-lo até a pressão voltar ao normal. Simplesmente ele não estava tomando a medicação".

Leia mais no site Miséria (www.miseria.com.br)

Nenhum comentário: