domingo, 26 de outubro de 2008

NOTICIAS DO CARIRI



REUNIÃO
Realizada reunião na Pró-Reitoria de Extensão da Urca, coordenada pela pró-reitora Maria Arlerne Pessoa da Silva, com a presença do presidente da Organização Não Governamental de Assistência à Melhor Idade (Ongami), Juracy Barbosa Alves, no último dia 14. A entidade desenvolve um trabalho com idosos, em Juazeiro do Norte. A reunião teve o objetivo de discutir e planejar ações conjuntas, envolvendo a participação dos departamentos de Enfermagem, Educação Física e curso de Direito, em algumas ações e serviços de orientação e encaminhamentos dos idosos aos vários serviços oferecidos no município. Essa visão de trabalho constitui direitos garantidos na legislação de proteção à pessoa idosa. Na próxima reunião, marcada para 25 de novembro, será elaborado um calendário de atividades e atendimentos a serem realizados no Campus do Pirajá, onde são desenvolvidos os trabalhos da Ongami.

MESA REDONDA
O Professor Doutor Fábio José Rodrigues da Costa, do Departamento de Artes Visuais da Escola de Artes Violeta Arraes, participará no período de 23 a 26 de outubro, do Encontro Internacional Arte/Educação como Mediação no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. O evento é coordenado pela Professora Doutora Ana Mae Barbosa e patrocinado pela Petrobras.

PÓS-GRADUAÇÃO
Aconteceu na última sexta-feira, 24, no auditório do Hotel Encosta da Serra, em Crato, a aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Regional do Cariri (Urca), que conta com 50 alunos. Esta é a segunda turma do curso. A aula será proferida pelo Professor Doutor Nilton Menezes Albuquerque, doutor em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). No dia 25, o docente ministrará seminário sobre pesquisa jurídica, voltado para os alunos matriculados no curso de pós-graduação.

CULTURA
Um novo espaço para o incentivo e estímulo à produção cultural no Cariri: Olhar Casa das Artes, em Crato, um espaço para exposições, oficinas culturais, rodas de leituras, enfim, para quem gosta de arte e cultura. Para completar, no local, que funciona na Praça da Sé, no cetro da cidade, um barzinho bem transado, com um cardápio legal e variado. O Olhar Casa das Artes vem recebendo, nas sextas-feiras, para shows alternativos bons nome da música caririense.

CULTURA NA TELONA
O projeto Tom da Caatinga é um programa de caráter educativo realizado pela Pindorama Filmes e Canal Futura. A pindorama Filmes produziu destacados programas para a TV brasileira (como Central da Periferia, da TV Globo, e Um pé de quê?, no Canal Futura). Atualmente está produzindo uma série de programas para o Canal Futura intitulada Tom da Caatinga, que abordarão aspectos culturais, sociais, ambientais e geográficos do Cariri cearense. O programa Tom da Caatinga será exibido no Canal Futura e distribuído gratuitamente em escolas por todo o Brasil, sendo grande parte das gravações no Crato, com participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Reisado Dedé de Luna do Muriti (Mestra Mazé Luna), Folguedos da Mestra Zulene Galdino e entrevista com Cacá Araújo (folclorista e dramaturgo). Também serão feitas gravações na Fundação Casa Grande de Nova Olinda.

NATAL
O Cariri Shopping lançou, na última quinta-feira, em um de seus auditórios, a Campanha de Natal do maior centro de compras do Cariri. A campanha vai envolver todos os lojistas e uma maciça campanha de marketing nos veículos de comunicação da Região. Incluindo televisão e jornais. Os consumidores poderão até ganhar um carro no Natal, sendo esse o prêmio da campanha.

AS CHICAS
A Sertão Pop Produções e Publicidade juntou-se à produtora Em Pauta, de Sobral, e está trazendo para o Cariri, o fantástico show da banda carioca As Chicas. Uma banda formada por quatro lindas e talentosas meninas que fazem sucesso por onde passam. É a primeira vez que a banda vem ao Crato, mas as integrantes Amora e Fernanda estão eufóricas por retornar à região, pois já tiveram aqui quando crianças, quando de visita ao seu famoso avô, o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Elas são filhas do grande Gonzaguinha e prometem um show que certamente irá marcar em nossa cidade. A apresentação das Chicas será dia 7 de novembro, no Crato Tênis Clube.

Anote: A SOMBRA DO LAÇO
O juiz da Comarca do Crato, Flávio Morais, lançou, na última sexta-feira, na Livraria Nobel, no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, o livro A sombra do Laço. Seu mais novo trabalho é um romance que conta a história de um julgamento acontecido em 1838, na então Vila Real de Brejo de Areia, na Paraíba, de um jovem rapaz de nome Felipe José, que assassinou um feitor do maior engenho da região. O réu foi defendido pelo então advogado José Antonio Pereira Ibiapina, que anos depois de transformaria no padre Ibiapina, um dos maiores nomes da Igreja Católica brasileira. Um fato real que Flávio Morais transformou numa história deliciosa para se ler. Flávio Morais é natural de Milagres, reside em Crato, tem 38 anos e esse é seu sétimo livro. Dentre outros, ele lançou Dívidas: como preveni-las ou livrar-se delas. Na imagem, mais um belo trabalho de Flávio Morais, Sete contos de arrepiar, publicado pela Rocco.

DIREITO PENAL
Já se encontra à venda no site da Editora Juruá o segundo livro do professor de Filosofia do Direito da Urca, Reno Feitosa Gondim, cujo título é Teoria Geral do Direito Penal Vol.1. Em 2005, o professor Reno Feitosa lançou também pela Editora Juruá o livro Epistemologia Quântica e Direito Penal. Este primeiro volume da Teoria Geral do Direito Penal representa o início da sistematização teórica que tem a Parte Geral do Código Penal como seu núcleo normativo. Renno Feitosa é Professor Universitário do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, onde leciona a cadeira de Filosofia do Direito. Possui pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos, pela Urca. É Doutorando em Ciencias Jurídicas y Sociales na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).

Coluna Cariri do Jornal O Povo, publicada na edição de hoje!!!

Nenhum comentário: