quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ROMARIA DE FINADOS

Será aberta na noite de hoje, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, com missa solene presidida pelo padre Paulo Lemos, a Romaria da Esperança, conhecida tradicionalmente como Romaria de Finados, considerada a maior do Estado. Este ano, o tema central é “Na Basílica da Mãe das Dores, com o Padre Cícero e São Francisco escolhemos a Vida”. A festa religiosa é a maior em número de romeiros, principalmente do Estado do Pernambuco. A expectativa até domingo é que passe pela cidade cerca de 600 mil pessoas, devotos do Padre Cícero.

A fase das grandes romarias em Juazeiro foi iniciada em setembro, com a festa em louvor à Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Deste período para cá, tem sido permanente a presença de visitantes e romeiros. Diariamente ônibus e caminhões paus-de-arara chegam ao município.

Dentro da Romaria de Finados, também vem sendo comemorado o centenário da Capela do Socorro, edificada em 1908. O local é um dos mais visitados em Juazeiro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero. A romaria terá continuidade até o próximo domingo. A Secretaria de Turismo e Romaria vem atuando no sentido de levar mais informações aos visitantes e em parceria com as pastas da Assistência Social, Saúde e Educação. Conforme o secretário Felipe Figueiredo, serão direcionados serviços assistenciais.

Para isso, postos de atendimento à saúde estarão funcionado no Bairro do Socorro, na Basílica de Nossa Senhora das Dores e nos Franciscanos. A segurança e organização no trânsito são pontos fortes por haver um grande fluxo de veículos no Centro da cidade e nas proximidades da Basílica, entre as ruas São Pedro e na Padre Cícero. O secretário Felipe Figueiredo afirma que será disponibilizado para ônibus e caminhões o estacionamento do Luzeiro. Vários banheiros químicos estarão espalhados pela cidade.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: