quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PROJETO CURTA MUITO

Uma boa parceria que vem dando resultado é o projeto Curta Muito do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB e o Coletivo Malungo. Pensando na diversidade de olhares e na oportunidade de socialização dos produtos audiovisuais o Coletivo Malungo preparou uma seleção com dois curtas-metragens da produção da Estação Cinema de Santa Maria -RS.

A Estação Cinema – Associação dos Profissionais Técnicos de Cinema e Vídeo de Santa Maria - é a entidade de classe representativa do setor audiovisual da cidade e região. Foi fundada em 06 de abril de 2002 com o objetivo de promover o debate e fomentar a prática do fazer audiovisual, e desde então realiza várias atividades de intercâmbio e valorização dos profissionais técnicos da área, bem como de todos aqueles que apreciam a arte cinematográfica. Promove também debates e exibições conjuntas com o movimento cineclubista e participa de atividades em todo o país. Realiza as edições do Seminário Gaúcho de Cinema, em parceria com o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, e também o grupo de estudos de cinema. Os curtas foram extraídos do DVD Estação Cinema Vol 1. que tem em seu acervo 11 curtas produzidos pelos profissionais da Estação.

Ao todo foram seis curtas metragens lançados na sociedade caririense, apresentando o mundo através das telas de cinema. Neste mês de outubro os filmes 1969 e Farsa Seca mostram o panorama cinematográfico desenvolvido pra bandas do sul, organizando um diálogo entre sul e nordeste, ou melhor, entre Cariri e Santa Maria.

As exibições acontecerão no Auditório do Centro Cultural do Araripe e no Coletivo Malungo, nos dias 10 e 25 de outubro respectivamente. Separe um tempo para curtir o bom cinema feito no Brasil e lembre-se que as exibições começam as 17 horas no largo da RFFSA e as 21 horas no Coletivo.

Sobre os filmes:
1969: (dir.Mauricio Canterle & Manolo Zanella - Ficção - 2004 - 16 min)
Sinopse: Caio é um rapaz que ama o cinema e sonha em um dia poder estar trabalhando e vivendo dessa arte, ele mora sozinho e estuda para o vestibular de um curso que não lhe agrada nem um pouco, ou melhor, lhe revolta. O pai de Caio mora no interior e é responsável pela insatisfação do filho com os estudos. Insiste em oprimi-lo, com suas regras e atitudes ditatoriais, tornando toda família submissa. A família de Caio decidiu visitá-lo e ele tomou a decisão de acabar de vez com aquela palhaçada. O método que ele utilizou para isso foi, no mínimo, inusitado.
-
Farsa Seca: (dir.Fabrício Koltermann - Ficcção - 2007 - 12 min)
Sinopse: Um roubo transforma um cidadão sem muito sucesso em herói municipal, ou não.


Coletivo Malungo
Rua Tristão Gonçalves, 567 – Centro
Crato – CE

Nenhum comentário: