domingo, 26 de outubro de 2008

O QUE ESTÁ EM JOGO?



O que está em jogo nas eleições municipais não é apenas a prefeitura de cada município. Particularmente nas grandes cidades, estão em disputa, também, os rumos do projeto de poder nacional. Cada vitória ou derrota eleitoral interfere nas estratégias que vêm sendo montadas para 2010.

Por várias razões, as eleições de hoje terão peso bem mais decisivo para o jogo presidencial que o 1º turno. Em primeiro lugar, porque alguns dos principais palcos nos quais se enfrentam as forças que têm pretensão de chegar ao Planalto - ou lá permanecer - só terão as eleições decididas hoje. Em segundo lugar, é também nesses palcos - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, sobretudo - que os personagens que co-protagonizam o cenário atual da sucessão presidencial podem tirar o impulso necessário para suas pretensões. Ou ver suas chances diminuírem significativamente em caso de derrota dentro de suas próprias bases eleitorais.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua presidenciável preferida, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), figuram como personagens centrais nesse cenário os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Enquanto a vitória é quase uma obrigação para quem quer demonstrar fôlego na corrida por 2010, a derrota significa uma mostra de fragilidade no próprio âmbito doméstico. Além disso, representa perda de influência na máquina dessas prefeituras. E, não menos ruim, implica em deixar o flanco aberto para o avanço de grupos concorrentes, até mesmo adversários dentro de seus próprios partidos.

Caso de Serra e Aécio, que brigam pela mesma vaga em uma chapa presidencial que será encabeçada pelo PSDB, enquanto Sérgio Cabral engrossa a fileira dos lulistas no PMDB e consta na lista dos nomes que podem vir a compor uma chapa presidencial PT-PMDB. Outra peça importante nesse jogo, e que também acompanha com interesse a disputa em Belo Horizonte, é o deputado federal cearense Ciro Gomes (PSB). Ciro é hoje o nome forte do PSB e também está no páreo da disputa presidencial. Márcio Lacerda (PSB) - candidato da polêmica aliança PT-PSDB - foi seu braço direito no Ministério da Integração Nacional, no primeiro governo Lula. Ciro chegou a viajar à capital mineira para fazer corpo-a-corpo por Lacerda.

Aliados
Porto Alegre e Salvador completam o rol das cidades cujos resultados terão a maior influência sobre as pretensões das forças de situação e oposição no País. Apesar de, em ambas, a disputa se dar entre PT e PMDB, dois partidos que compõem a base do governo Lula, os resultados serão determinantes para o tom das negociações dentro da própria aliança que hoje sustenta o presidente.

Na capital baiana, estão em jogo as boas relações entre o PT do governador Jaques Wagner e o PMDB do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima - nome que já integrou a ala peemedebista que fazia oposição ao governo Lula, mas hoje surge como alternativa para candidato a vice-presidente na chapa do PT. Agora, na tentativa de reeleger o correligionário João Henrique, o ministro fez aliança com o grupo carlista contra o PT.

Em Porto Alegre, o desfecho do 2º turno não deixará de afetar - para o bem ou para o mal - a imagem de Dilma Rousseff. A ministra-chefe da Casa Civil não chegou a ser simpatizante de primeira hora da candidatura de Maria do Rosário. Nas prévias petistas, apoiou a pré-candidatura do ex-ministro Miguel Rosseto, que acabou derrotado na votação interna. Mesmo sem que seja a candidata de sua preferência, uma derrota do próprio partido, no local onde construiu sua trajetória política, não deixa de representar um abalo para a ministra, cujo nome ainda está tentando se consolidar como alternativa para a Presidência. (Gabriel Bomfim)


Municípios onde haverá 2º turno

>> Capitais

São Paulo (SP) - Gilberto Kassab (DEM) x Marta Suplicy (PT)

Rio de Janeiro (RJ) - Eduardo Paes (PMDB) x Fernando Gabeira (PV)

Belo Horizonte (MG) - Marcio Lacerda (PSB) x Leonardo Quintão (PMDB)

Salvador (BA) - João Henrique Carneiro (PMDB) x Walter Pinheiro (PT)

São Luís (MA) - João Castelo (PSDB) x Flávio Dino (PCdoB)

Porto Alegre (RS) - José Fogaça (PMDB) x Maria do Rosário (PT)

Florianópolis (SC) - Dário Berger (PMDB) x Esperidião Amim (PP)

Cuiabá (MT) - Wilson Santos (PSDB) x Mauro Mendes (PR)

Belém (PA) - Duciomar Costa (PTB) x José Priante (PMDB)

Manaus (AM) - Amazonino Mendes (PTB) x Serafim Corrêa (PSB)

Macapá (AP) - Camilo Capiberibe (PSB) x Roberto Góes (PDT)


>> Outras cidades com mais de 200 mil eleitores

SP - Bauru, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto
MG - Montes Claros, Juiz de Forta, Contagem,
RJ - Campos dos Goytacazes, Petrópolis
PR - Londrina, Ponta Grossa
RS - Canoas, Pelotas
ES - Vila Velha
GO - Anápolis
PB - Campina Grande
SC - Joinville

Jornal O Povo

Nenhum comentário: