quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CEARÁ PERTO DA COPA DO BRASIL

A torcida do Ceará já pode começar a esfregar as mãos. O Vovô está muito próximo de garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2009. O cálculo é simples: basta que Grêmio ou São Paulo (apenas um dos dois) se classifique para a Taça Libertadores da América que o alvinegro estará no torneio nacional no próximo ano. Na Série A do Brasileiro, os quatro primeiros vão para a Libertadores e, automaticamente, ficam fora da competição nacional.

Em 2009, a Copa do Brasil será novamente disputada por 64 equipes. O regulamento prevê que 54 times se classificam diretamente pelos campeonatos estaduais. Os outros 10 clubes entram na competição pelo Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - o alvinegro de Porangabuçu é o 25º no ranking. Na teoria, as 10 vagas estão sendo preenchidas por Grêmio, São Paulo, Corinthians, Vasco, Santos, Fluminense, Guarani, Portuguesa, Santa Cruz e Paraná, todos a frente do Vovô na estatística da CBF.

O Paraná Clube, décimo classificado pelo ranking, está em 23º na estatística da CBF. Logo acima do Ceará, em 24º, aparece a Ponte Preta. Só que o time campineiro já garantiu vaga na Copa do Brasil por ter sido vice-campeão paulista deste ano. Portanto, a próxima vaga aberta será preenchida pelo Vovô. Ele se juntaria, assim, ao Fortaleza, campeão cearense de 2008, e ao Icasa (vice).

Apenas uma "tragédia" tiraria o time de Porangabuçu do torneio nacional do próximo ano. Como os quatro primeiros do Brasileirão garantem vaga na Libertadores, é praticamente impossível que Grêmio e São Paulo, juntos, fiquem fora da competição sulamericana. Isso porque a disputa está focada entre os cinco primeiros - o sexto colocado, Botafogo, está seis pontos atrás do G4 - dez atrás do líder Grêmio. Isso sem contar os jogos de ontem.

Jornal O Povo

Nenhum comentário: