quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PONTES ALERTA PARA POSSÍVEL NÃO- INSTALAÇÃO DA REFINARIA

Por: Alexandra Araújo/Site Ceará Agora

O agravamento da crise no mercado financeiro mundial acendeu a luz amarela no plano de investimentos da Petrobras, conforme declarações do presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, em matéria veiculada no jornal Folha de São Paulo. Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado Luiz Pontes demonstrou preocupação, uma vez que as mudanças nos investimentos da Petrobras poderão afetar a intenção da empresa de aplicar cerca de US$ 11 bilhões em uma nova refinaria no Ceará, com capacidade de produzir 300 mil barris de petróleo por dia. “O prazo de conclusão de nossa refinaria foi diluído para 2020. Isso traz preocupação”, alertou Luiz Pontes referindo-se ao elastecimento do plano de metas, de 2008-2012 para 2020.

Para Luiz Pontes, deve estar havendo uma falta de entendimento entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Sérgio Gabrielli porque, de acordo com declarações do presidente Lula, a crise não afetaria a economia brasileira e o que o presidente da estatal está anunciando não condiz com a realidade da crise mundiaL. “Espero que ele não tire novamente a refinaria, como foi feito com a siderúrgica”, criticou.

Em aparte, Tomás Figueiredo (PSDB) se pronunciou dizendo que é importante a sociedade cearense ficar alerta para evitar preocupações. “A refinaria é um bem precioso que há muito está sendo aguardada”, afirmou.

O deputado Lula Morais (PCdoB) rebateu as críticas ao afirmar que a reportagem da Folha deixa bem explícito que no atual plano de 2008 a 2012 serão investidos R$ 112 bilhões com recursos próprios. Segundo ele, o presidente da Petrobras disse que o que estava previsto compreende as refinarias e que não sofrerá qualquer dificuldade. “Não há dúvida de que a refinaria, como está prevista no PAC, será mantida”, disse.

Nenhum comentário: