domingo, 26 de outubro de 2008

28 MILHÕES DE BRASILEIROS ÀS URNAS




Neste domingo, 26, cerca de 29 milhões de brasileiros voltarão às urnas para eleger prefeitos em 30 municípios, todos com mais de 200 mil eleitores - condição indispensável para haver segundo turno das eleições. Desses municípios, seis são capitais com mais de um milhão de eleitores: São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, com cerca de 8,2 milhões de eleitores; Rio de Janeiro, o segundo maior, com cerca de 4,6 milhões; Belo Horizonte, com aproximadamente 1,9 milhão; Salvador, com cerca de 1,8 milhão; Manaus e Porto Alegre, com aproximadamente um milhão de eleitores cada.

Dos outros 24 municípios nos quais haverá segundo turno, cinco são capitais: Belém, Cuiabá, Florianópolis, Macapá e São Luís. Ao todo, portanto, 11 capitais brasileiras terão eleições no domingo.

Dos restantes 19 municípios, seis estão no estado de São Paulo, três em Minas Gerais, dois no Paraná, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro, e um em cada um dos seguintes estados: Espírito Santo, Paraíba, Goiás e Santa Catarina. Os eleitores com inscrição eleitoral em qualquer uma dessas 30 cidades e que estejam fora de seu domicílio eleitoral deverão justificar a ausência. É possível votar no segundo turno, mesmo que o eleitor não tenha participado do primeiro turno. O horário de votação é o mesmo: das 8h às 17h.

No primeiro turno das eleições, ocorrido no último dia 5, conforme informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve eleições em 5.563 municípios, nos quais estavam registrados 129 milhões de eleitores.

Agência Senado

Nenhum comentário: