terça-feira, 23 de dezembro de 2008

BARRAGINHAS

Jardim e Jati, dois pequenos municípios do sul do Ceará que convivem com a seca a maior parte do ano, receberão as primeiras das novas 250 barraginhas que serão construídas no Estado. A previsão, segundo o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), é que os mini-açudes estejam concluídos até janeiro, época de início das chuvas no Ceará.
Esperamos que estas 250 barraginhas já estejam prontas e com suas bocas abertas para encherem nesta próxima estação de chuvas que vai de janeiro a maio, diz, otimista. As novas barraginhas são custeadas pela Petrobras, através do projeto Desenvolvimento e Cidadania. O Ceará contabiliza 500 barraginhas construídas desde 2007 com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Segundo Cordoval, há previsão de mais mil barragens para 2009.

As barraginhas já construídas foram testadas com êxito durante a última estação de chuvas, proporcionando umedecimento de baixadas, viabilizando a agricultura e dando origem a minadouros. Outro benefício presenciado pela comunidade foi a elevação do nível de água do lençol freático observado nas cisternas, descreve Luciano.

Em Jardim e Jati as obras tiveram início há uma semana. Poucas horas de trabalho de uma máquina do tipo pá carregadeira são necessárias para a construção dos mini-açudes. Um dia de campo festivo neste sábado (22), com palestras, depoimentos e visita às primeiras barraginhas construídas inaugura esta nova etapa, que terá o apoio das prefeituras dos dois municípios cearenses e da Fundação Mussambê, instituição sem fins lucrativos responsável pela coordenação e conscientização ambiental do projeto. As informações são da Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo.

Nenhum comentário: