segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

COLUNA CARIRI DE ONTEM, DOMINGO



DOCE NATAL
O Município do Crato abre hoje seu Doce Natal. Uma promoção do município, a partir da idéia da primeira-dama Mônica Alencar Araripe. Um projeto social que tem por objetivo, no Natal, levar alegria e um pouco de solidariedade para pessoas de baixa renda. No encerramento do Doce Natal, no estádio Mirandão, acontecerá a distribuição de milhares de presentes para crianças. No ano passado, foram distribuídos 11 mil presentes. A organização do Doce Natal espera dobrar esse número em 2008.

Anote: Previdência Municipal
Os prefeitos eleitos do Cariri estiveram reunidos, na última sexta-feira, no Ingra Hotel, em Juazeiro do Norte. O objetivo do encontro foi discutir a política de implementação de uma previdência em cada município. Para o professor Marcos Eliano, assessor técnico da Associação dos Prefeitos e Municípios da Região do Cariri (ASP-Cariri), a previdência contribui para melhorar a vida dos usuários, no caso o servidor, bem como, para o município conter gastos e investir em áreas estratégicas, como a segurança, um dos principais problemas da Região do Cariri. Apenas Juazeiro do Norte tem uma previdência municipalizada.

BERRO CARIRI
Termina hoje o V Berro Cariri, que se realiza no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Este ano, a coordenação do evento, que tem à frente o promotor de justiça Francisco de Mora Leitão, caprichou na organização do Berro e na programação. Ontem ocorreu show com Waldonys. Nesses dias de Berro, foram realizadas ainda oficinas, capacitações para produtores rurais, leilões de animais, exposição de cães, além de outros eventos.

ABACAXI
A cultura do abacaxi passa por um processo de revitalização, a partir da cidade de Santana do Cariri. Essa é a informação de Adonias Sobreira, gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Cará (Ematerce). De acordo com Sobreira, na Fazenda Serra dos Bois, em Santana do Cariri, o produtor Bruno de Moura irá colher, no fim de 2009, a primeira safra de abacaxi, de 900 mil frutos, que serão comercializados no Cariri, em Fortaleza e nos mercados de Pernambuco e Piauí. O abacaxi, que já ocupou quase dois mil hectares de terras em plantações na região, foi dizimado por um fungo de nome fusoriose. Agora, com a apoio da Ematerce, o plantio do abacaxi volta com força, novas tecnologias e boa perspectivas comerciais. Cada unidade do abacaxi será comercializada de R$ 1,50 a R$ 2.

DIREITO DAS FAMÍLIAS
A Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e Departamento de Direito, está com matrículas abertas até o próximo dia 10 de dezembro, para o curso de Especialização Direito das Famílias. O curso tem a finalidade de capacitar profissionais graduados em Ciências Sociais Aplicadas, professores do ensino superior, bacharéis em Direito, além de aperfeiçoar a formação de advogados, educadores e profissionais que atuam na área de família e educação.

CURSO
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), realizará o Curso de Elaboração e Administração de Projetos na área Científica e Tecnológica. A Urca cederá às instalações do laboratório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no campus do Crajubar, do dia 8 ao dia 11 deste mês de dezembro, para duas turmas de 25 participantes cada, entre professores/pesquisadores e técnicos, em datas distintas e em espaço com infra-estrutura de computadores ligados à Internet.

SELO UNICEF
Mais uma edição do Selo Unicef. Desta vez, apenas sete municípios do Cariri conseguiram receber a mais importante certificação que tem por objetivo contribuir para que os municípios invistam em políticas voltadas para crianças e adolescentes. Crato e Juazeiro, mais uma vez, ficaram de fora. O Selo Unicef premiou em sua maioria municípios cearenses, mas é realizado também em todo o Nordeste, mais os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, por estarem no semi-árido. Do Cariri receberam o Selo Unicef: Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Jucás, Lavras da Mangabeira, Missão Velha e Porteiras.

CRATO
Ninguém diz nada em Crato. Silêncio absoluto. Quais serão as mudanças a serem feitas no secretariado do perfeito Samuel Araripe? Muitos apostam no mesmo secretariado. Outros arriscam poucas mudanças. A verdade é que as urnas apontaram a necessidade de mudanças em algumas áreas. Mesmo com uma larga diferença de votos, na campanha eleitoral as críticas da oposição foram pesadas em algumas áreas. Esse é o momento para refletir e fazer as mudanças necessárias. Com muita calma, é claro.

CORREINHA
Esta semana, o Cariri ficou bem mais pobre na cultura. Faleceu, vítima de câncer, o cantor, compositor, cordelista, instrumentista, ator e poeta popular Correinha. Ele gravou seu primeiro LP, nos anos 60, com a bela música As belezas do Crato um verdadeiro hino de uma das mais belas cidades cearenses. Natural de Farias Brito, fez sua vida em Crato. Respeitado e querido por todos ligados à cultura, Correinha foi se encontrar com Deus, aos 68 anos.

VIOLETA ARRAES
A Escola de Artes Visuais de Barbalha, da Universidade Regional do Cariri (Urca) recebeu o nome da reitora Violeta Arraes Gervasieau, numa justa homenagem a uma das pessoas que mais se preocupou com a cultura e o desenvolvimento regional.

A FESTA BAIXA RASA
O amigo Wilson do Rosto avisa que a festa da Baixa Rasa já está sendo preparada. Essa será a primeira festa do ano de 2009, e ocorre no fim de janeiro, em cima da Chapada do Araripe, numa mistura do profano com o sagrado.

TONINHO VIEIRA
O radialista Toninho Vieira, que vem conduzindo com competência delegacia regional do Sindicato dos Radialistas do Ceará, na Região do Cariri.

Nenhum comentário: