terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ESCOLA AGROTÉCNICA DE LAVRAS É SINÔNIMO DE DESCASO DO PDOER PÚBLICO




Responsável pela formação de milhares de estudantes da Região do Cariri, a Escola Agrotécnica Federal Professor Augusto Lima, em Lavras da Mangabeira, é o retrato do descaso, da indiferença e da falta de zelo das autoridades governamentais. Desde 2001, a escola está abandonada, embora durante dois anos, a Prefeitura do Município tenha ocupado um dos prédios como sede da Secretaria de Agricultura.

Localizada na cidade berço do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), a Escola Agrotécnica foi fundada em 1955, formou milhares de estudantes, se transformou em centro de atenção das cidades próximas a Lavras da Mangabeira, mas, hoje, se encontra em ruínas, com paredes e telhados destruídos, equipamentos depredados, terras invadidas e indiferença dos políticos do Município. Os cupins, as formigas e os morcegos habitam, atualmente, o que foi uma das escolas mais importantes para a história do ensino técnico agrícola do Cariri.

O professor José Ivan de Figueiredo, que acompanhou a reportagem do Jornal do Cariri na visita às dependências internas do colégio, não esconde a revolta e emoção diante de tanto abandono. ‘’Uma escola como esta, que chegou a ter 1.200 alunos, com 500 estudantes internos, não era para estar abandonada como se encontra hoje. Vejo tudo isso com muita tristeza, com sofrimento, lamento e revolta’’, afirma indignado o professor José Ivan que, entristecido, tem os olhos molhados com as lágrimas que ameaçam descer ao rosto diante da revolta que sente por se deparar com o descaso.

Segundo José Ivan, parte dos 300 hectares de terras, que pertencem a escola, era ocupada com atividades agrícolas, com o cultivo de goiaba, manga, banana, com a criação de suínos, gado, frango e coelhos. Um viveiro de plantas, com mudas comercializadas na região, era mantido como mecanismo de ensino e formação para os estudantes. ‘’Em 1979, cheguei como estudante e comecei a trabalhar na escola. Aqui, a riqueza era muito grande. Hoje, somente tristeza, destruição e desmatamento’’, acrescentou José Ivan, que ainda dá aula de educação ambiental e mantém um apiário no lugar.

O relato do professor José Ivan de Figueiredo mostra que a Escola Agrotécnica Federal Professor Augusto Lima passa à margem das preocupações dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Ao longo dos últimos oito anos, a Escola Agrotécnica não recebeu atenção da prefeita reeleita Dena Oliveira (PMDB), nem do deputado federal Eunício Oliveira, que, mesmo tendo a oportunidade de apresentar emendas ao Orçamento da União para recuperá-la, não o fez nos últimos oito anos.

‘’Toda a estrutura física do colégio está deteriorada, está precisando de socorro. É um absurdo todo este patrimônio estar entregue as baratas. Não se viu mais ninguém desde este abandono’’, acrescenta José Ivan, esperançoso de um dia ver a história e a escola reconstruídas em Lavras da Mangabeira.

O deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) disse, ao ser procurado pelo Jornal do Cariri, que já conversou com o Governo do Estado para transformar a Escola Agrotécnica em CEFET (Centro Federal Tecnológica). Eunício disse ter sido aluno da escola, assim como o vice-governador Francisco Pinheiro, e, em 2009, o CEFET será uma realidade. A prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira (PMDB), foi procurada, mas não atendeu, nem retornou as ligações da nossa reportagem.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: