segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

IV ENCONTRO MESTRES DO MUNDO CHEGA AO FINAL




Relatos, prêmios, música e muita festa. Essas atividades marcaram o último dia do IV Encontro Mestres do Mundo no último sábado, dia 6, onde foram reunidos Mestres de cada canto do Brasil para participarem suas vivências e experiências entre si. Pela manhã, no Memorial Pe. Cícero, em Juazeiro do Norte, as últimas escolas fizeram as suas apresentações e homenagens, muitas delas ao filho ilustre do Assaré, Patativa. Em paralelo, no Crato Tênis Clube, no Crato, os Mestres tiveram seu último encontro na Rodas de Mestres para trocas de suas experiências. A tarde, no Memorial Pe. Cícero, o III Seminário Nacional de Culturas Populares – Prêmio Mestre Duda contou com os últimos relatos com a Oficina do Brinquedo Mágico (PI), Grupo Rei de Congo de Major Sales (RN), Grupo Cultural Cru de Teatro (SC), Manutenção do Grupo Folclórico Chegança (SE), O Galo de Palmas (TO) e Jogo de Piquete Um Novo Olhar (SP).

Após os relatos foram entregues os diplomas oficiais aos Mestres, ao qual receberam um simbolicamente no primeiro dia do Encontro. Encerrados os relatos deu-se início a entrega dos prêmios às escolas vencedoras do “Educação Patrimonial Mestres da Cultura” e da Redação “A Importância do Saber e do Fazer dos Mestres da Cultura Tradicional”. As escolas premiadas foram a Escola de Ensino Fundamental e Infantil Maria Isabel, da cidade de Assaré (CREDE 18), com o projeto Patativa em Rede, e a Escola Ensino Fundamental Adauto Bezerra, de Juazeiro do Norte (CREDE 19) com o projeto Fala Cordel, cada escola recebeu um kit com sete instrumentos musicais, sendo duas guitarras, dois contrabaixos, dois teclados e uma bateria completa.

A noite, grupos regionais deram seu recado e levaram todos ao embalo dos sons. O Grupo Raízes do Samba de Topo, com seu ritmo alegre fez a adrenalina ir ao seu máximo fazendo público invadir o palco e acompanhar a dança. A festa contou também com a participação do Reisado dos Irmãos (ou discípulos) do Mestre Pedro entre outras apresentações locais, se estendendo até às 22h30min.

Na solenidade, que também encerrou as atividades do Seminário Socialização das Experiências Pedagógicas de Projetos de Educação Patrimonial, também foi divulgado o nome do vencedor do concurso de Redação “A Importância do Saber e do Fazer dos Mestres da Cultura Tradicional”. Pedro Henrique da Silva, da Escola de Ensino Fundamental Simão Ângelo, de Brejo Santo (CREDE 20), foi o vencedor. Com isso, a escola também recebe a premiação do kit musical.

O IV Encontro Mestres do Mundo é uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

A programação do evento reservou três momentos distintos diariamente. As manhãs foram dedicadas às Rodas de Mestres, um diálogo entre os mestres (locais, regionais, nacionais) sobre suas tradições, percepções e vivências. No período da tarde, a partir das 14 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi realizado o Seminários Nacional de Culturas Populares.

As noites foram dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público. A partir das 18 horas, o Território Livre foi aberto às apresentações espontâneas, coletivas ou individuais. Já na praça da Igreja Nossa Senhora do Socorro, uma grande arena foi montada como palco principal. Ali, os mestres tiveram um encontro marcado com o público. Também foi realizado o Mestre Convida, uma programação paralela na casa de três mestres da região. Mestra Tatai (Juazeiro do Norte), Mestre Aldenir (Crato) e Mestre Joaquim Mulato (Barbalha), diplomados pelo Governo do Estado como Mestres da Cultura Popular do Ceará, receberam convidados em suas casas, mostrando in loco seus costumes e tradições.


• IV Encontro Mestres do Mundo

Local: Juazeiro do Norte/CE

Data: 2 a 6 de dezembro

Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841

Nenhum comentário: