sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PACTO NACIONAL

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e o governador Cid Gomes, assinaram ontem, em solenidade no Palácio Iracema, o Acordo de Cooperação Federativa para a implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres para o Ceará. Doze municípios estão envolvidos nesse pacto - Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Redenção, Sobral, Tauá, Maranguape, Iguatu, Tianguá, Limoeiro do Norte e Viçosa do Ceará.

A estimativa total de investimentos do governo federal para o Estado é de R$ 2,5 milhões, a serem aplicados na construção e na infra-estrutura de duas casas-abrigo e três centros de referência; na implantação de um banco de dados sobre a violência contra a mulher; e na qualificação profissional de 6.760 mulheres vítimas de violência.

Segundo a ministra Nilcéa Freire, o pacto irá garantir a legitimidade social. A implementação já foi assinada em 13 estados brasileiros e o Ceará foi o último deste ano. Em 2009, a implementação segue nos outros 14 estados. “Estamos fazendo um diagnóstico para melhor atender as especificidades de cada estado e a necessidade das mulheres ribeirinhas’’.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza, Maria da Penha, ressaltou que “existem municípios que ainda não possuem um centro de referência da mulher. Com o pacto, iremos ampliar o número de atendimentos, capacitar os agentes públicos e divulgar melhor as ações’’.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: