quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TROVADORES

Povos de regiões que têm como tradição a cantoria e o trovadoresco, matrizes da poética sertaneja, nordestina e brasileira, vão se encontrar durante três dias em dezembro, de 10 a 12, no Ceará. Em palco aberto na Praça da Matriz da cidade de Limoeiro do Norte - a 200Km de Fortaleza - shows de violeiros, aboios, emboladas, desafios de duplas de violas e outras manifestações musicais vão marcar a programação do IV Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, que contará ainda com seminário e oficinas de cordel e xilogravura.

No palco, nomes como Nonato Luiz, Waldonys e o uruguaio residente na Argentina, Gustavo Guichón, se juntam a artistas populares do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí na valorização, fortalecimento e preservação das culturas populares regionais tradicionais.

Idealizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, o Festival defende a "diversidade e a reciprocidade" e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais. A cantoria, segundo Cariry influi em diversos gêneros da poética popular do nordeste, que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo. Tal estilo poético influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao pais no século XVI.

Nenhum comentário: