sábado, 10 de janeiro de 2009

AURORA

Na noite da última quarta-feira, aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, na região do Cariri, a 1ª reunião da Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto tendo a frente o secretário professor José Cícero. Estiveram presentes todos os futuros integrantes dos três departamentos que compõem a pasta, bem como os diretores de cada área: Erivan Lavor pelo Núcleo de Ação Cultural, Maria de Lurdes pelo Núcleo de Turismo e Raimundo Borges(Tabosa) pelo Núcleo de Esporte.

Artistas, Desportistas, agentes cultuais, artesãos e outros convidados também participaram do encontro.

Ao abrir a reunião o secretário da pasta o professor José Cícero fez uma explanação geral acerca dos principais objetivos e metas da sua secretaria, além da apresentação relativas as principais propostas estabelecidas para a construção de uma política sociocultural, esportiva e turística para Aurora. Na mesma oportunidade foi também apresentado um breve resumo sobre o imenso potencial que o município dispõe nas três áreas de atuação elegidas pela secretaria, com destaque para o rio Salgado, os artistas da terra, a figura da mártir Francisca, a santa popular de Aurora, além da rica e expressiva historiografia do lugar.

A formulação de um calendário festivo e permanente também foi debatido na reunião, com ênfase para o carnaval(AuroraFolia-2009), Festival de quadrilhas juninas e de poesia popular, o 1º Jogos abertos de Aurora, Semana de arte e cultura, Festival Gastronômico(sabores da terra), Feira Municipal do Artesanato, festas religiosas, prédios históricos, dentre outros itens e eventos a serem explorados pelo setor.

"Temos a convicção de que estamos no caminho certo e que com a disposição do novo prefeito Adailton Macedo e o total empenho dos que fazem a nossa secretaria estaremos colocando Aurora na berlinda dos grandes acontecimentos culturais, turísticos, esportivos e gastronômicos do Cariri" enfatizou o secretário. "Precisamos resgatar, desenvolver, preservar, difundir, prestigiar e incentivar todo o nosso rico manancial cultural que dispomos, posto que uma cultura não se criar : vive-se", finalizou.

Nenhum comentário: