
O ano de 2009 será considerado o ano Patativa do Assaré, no Estado do Ceará, em homenagem ao centenário de nascimento do poeta cearense. Para marcar as comemorações, o deputado Edson Silva (DEM) apresentará projeto de lei para que o dia 5 de março (aniversário de Patativa) se torne o dia do poeta cearense ou dia cearense da poesia.
O parlamentar defende a importância de seu projeto ressaltando o papel de Patativa, poeta que deixou sua marca em seus livros e composições, principalmente tratando do sofrimento dos retirantes na época da seca. Segundo ele, “essa data deve ser lembrada por todos os cearenses e por essa Casa. Patativa era um grande e humilde homem, nem sempre foi reconhecido pelo povo do nosso Estado”.
A idéia de tornar 2009 o Ano Patativa do Assaré também teve origem na Assembléia Legislativa: foi baseada em projeto de lei do deputado Lula Morais (PCdoB), aprovado pela Casa em 2008. Nascido em 5 de março de 1909, em Assaré, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, foi uma das principais figuras da poesia popular nordestina no século XX. Faleceu em julho de 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário