segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
A MAGIA E O ENCANTO DO DIA DE SANTOS REIS
O dia de Santos Reis é comemorado em vários lugares do Brasil, notadamente nas pequenas cidades do interior nordestino, em Minas Gerais e São Paulo. Nas grandes cidades brasileiras, a data é festejada nas periferias. O que muitos não sabem, é que a folia dos reisados, é uma cultura portuguesa que foi trazida para o Brasil ainda no período colonial, mas que se vinculou à religião, como sendo uma data religiosa.
Em Portugal, a data foi criada para alegrar e divertir o povo, fazendo com que diversos personagens saiam às casas dos moradores das cidades atraindo todos para uma festa na praça central do lugar. A data no Brasil também recebeu características próprias e o nome reis tem em sua relatividade as pessoas de Baltazar, Belchior e Gaspar, nomes dos reis magos que seguiram a estrela percorrendo o caminho que os levariam ao menino Jesus salvador.
No Brasil as comemorações do dia de Santos Reis são bastante diversificadas e assumem a identidade cultural de cada lugar. Em Juazeiro do Norte, há uma característica bem identitária com o povo da cidade, sua gente, sua cultura viculadas às heranças trazidas pelos romeiros. Aqui os tradicionais grupos vivem seus dias mais magníficos e transformam a época do ano mais vivida numa animação a mais que culmina hoje com esta data, quando os mesmo ganham as ruas para embelezar o comércio, as praças e até mesmo os lares dos juazeirenses. O morador da cidade que nunca conheceu os versos “Ó cestinha, ó cestinha, que fazei por aqui, é me dando uma esmola para o infantizim...”, possivelmente desconhece a memória que a cidade buscou conservar, pela resistência, ao longo dos anos.
Personagens como a Catirina, o Cão, que amedrontaram crianças, hoje encantam os adultos que um dia fugiram deles pela performance apresentada naquele tempo atrás. É tradição de muito antiga, eles saírem de suas residências na periferia da cidade e se dirigirem ao centro onde culmina com suas apresentações impressionadas pela performance, pelo figurino e pela a maquiagem grotesca que encobre a cara e o fazem de seres temerosos para muitos, sobretudo para as crianças que quando não fogem correndo, assistem às apresentações com o coração na mão. A festa da cidade termina de fato, no dia de Santos Reis, onde todos se apresentam e festejam com o fim das festas natalinas. É por esta magia própria, que a cidade de Juazeiro do Norte, tem na sua atmosfera, a resistência da cultura popular.
Por Assislan de Paiva
Juazeiro do Norte/CE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário