No ano de 2008 foram 66 mortes violentas e 167 assaltos no Crato, registrados pela Polícia Civil. Três lojas no centro comercial da cidade e dois postos de combustíveis foram assaltados por elementos armados com pistolas e revolver 38 em plena luz do dia, chegando a fazer reféns, os proprietários dos estabelecimentos, suas respectivas famílias e funcionários. A polícia registrou também dezenas de arrombamentos em residências, notadamente nos bairros Mirandão e Vilalta. Não obstante, o então comandante da 5ª. Companhia de Policia Militar, Major Santos, transferido no final do ano para a terceira companhia de Jaguaribe, dizia que a polícia estava fazendo o possível para combater a criminalidade. Sobre os arrombamentos a residências, recomendava o major aos proprietários dos imóveis, a terem melhor atenção para com suas casas. O comandante Santos aconselhava ainda as pessoas evitarem a atender ligações no celular enquanto andassem nas ruas e se recolhessem após as 22 horas, dando a entender que, a partir desse horário o Crato era entregue a bandidagem sem que uma providência policial fosse tomada efetivamente para que a população usufruísse de seu cotidiano normal e seu direito constitucional de ir e vir.
A falta de um trabalho preventivo em 2008 por parte do comando da V Companhia, teve como conseqüência um dos réveillons mais violentos dos últimos cinco anos no município cratense. O Crato teve o desprazer de registrar o segundo homicídio do ano de 2009. O jovem Cícero Welton dos Santo, 16, foi assassinado por três elementos com uma facada na garganta, às 5h 30min do dia 1º de janeiro numa festa realizada na rua Marcos Matias, Parque Grangeiro. O primeiro crime de morte do novo ano já havia acontecido às 3 horas da madrugada, em Caririaçu, onde o também jovem Alecxandro Santos Ferreira, 20, foi morto em praça publica com três perfurações a faca.
Na Rua Cego Aderaldo, no bairro Alto da Penha, em Crato, às 4h 40min do primeiro dia de 2009, uma tentativa de chacina foi registrada pela policia. Um homem desconhecido sacou o revólver e atirou contra um grupo de pessoas que conversavam na calçada, ferindo David da Silva, 21, Antonio Jarisvan Temoteo, 27, Rosângela Aparecida Ferreira, 25, Virlânio Ferreira Dantas, 36, e Maria Lidenilce Matias dos Santos,36.
O Major Paulo Herman, novo comandante da 5ª. Companhia Militar do Crato está designando homens em rondas noturnas em diversos bairros e acredita que, com a chegada de 35 novos PMs por todo esse mês de janeiro, o combate a criminalidade vai ser mais acirrado.
Por Wilson Rodrigues
Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário