terça-feira, 28 de abril de 2009

CINEMA DO INTERIOR

O projeto Cinema no Interior, que tem como objetivo levar o audiovisual a comunidades interioranas com foco no desenvolvimento histórico de cada cidade, está rodando os Estados brasileiros com o propósito de ensinar a fazer cinema. O projeto chega ao Ceará com uma idéia singular: incluir no mundo cinematográfico, jovens, comunidades indígenas, estudantes e produtores de cultura.

Com uma câmera, claquete e muita imaginação, o produtor de cinema e coordenador do projeto Marcos Carvalho está retratando a cultura de várias cidades do Ceará como Crato, Assaré, Nova Olinda, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte. Na terra do padre Cícero, Marcos diz ter encontrado um mundo de possibilidades para serem mostardas na telona.

Para Marcos, a grande identidade de Juazeiro é o Horto, mas a cidade oferece uma riqueza histórica e cultural que vai muito além. Um dos lugares que o projeto identificou como um dos mais fascinantes foi a Gráfica Lira Nordestina. “O Horto é esse grande cartão postal conhecido nacionalmente, quiçá internacionalmente, que proporciona o turismo religioso e alavanca o desenvolvimento local, mas a Lira é um lugar diferente. Aqui existem grandes talentos artísticos que com certeza vão abrilhantar esse filme”.

A visita deste projeto a Juazeiro do Norte está permitindo aos alunos da rede pública de ensino adquirir novos conhecimentos com relação à sétima arte. O estudante Damião Josimar dos Santos diz que já aprendeu em menos de uma semana o que não imaginava aprender durante toda a vida: “O projeto foi uma luz na minha vida, pois pode abrir cada vez mais a minha cabeça com relação ao manuseio da câmera”, ressalta.

O documentário, que se chamará “Ceará, Imagens e História”, está sendo produzido com os estudantes e vai mostrar ao grande público os principais pontos históricos do Ceará. Os personagens deste filme são lugares e pessoas que marcaram e ainda marcam a história de cada cidade. Em Juazeiro do Norte, o Horto, o Centro de Cultura Mestre Noza, o reisado, as romarias e nomes de personagens já característicos da cidade como Seu Lunga e Poeta Pedro Bandeira representarão a cidade.

Além de terem seus primeiros contatos com as ferramentas audiovisuais, a população envolvida no projeto passa a conhecer e valorizar um pouco mais suas principais riquezas através de pesquisas, produção e avaliação do trabalho produzido. “Além desse contato com as ferramentas do audiovisual o nosso trabalho também gera outro atrativo que é possibilitar que esses habitantes possam conhecer um pouco melhor a sua própria região”, acrescenta Marcos.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: