segunda-feira, 27 de abril de 2009

POLÊMICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Asessão do plenário da Câmara que vai decidir se as regras para uso da cota das passagens aéreas serão mais rigorosas será aberta. A votação ocorre na semana que vem. Apesar da pressão de um grupo de parlamentares, a Câmara decidirá em sessão aberta se haverá limites para uso da cota aérea dos deputados para que a votação seja secreta, a expectativa é que a Casa decida abertamente se vai restringir o uso dos bilhetes aéreos. O regimento interno da Câmara determina que a votação seja aberta, mas abre brecha para a apresentação de requerimento com o pedido de votação secreta -embora a prática não seja comum entre os deputados. Pela Constituição Federal, a votação secreta é prevista em casos de cassação de mandatos parlamentares, eleição da Mesa Diretora, e análise de vetos presidenciais.Os deputados contrários à restrição no uso das passagens aéreas apostavam no voto sigiloso para derrubar as medidas anunciadas pelo presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP). Com o aval da Mesa Diretora da Câmara, Temer determinou que as passagens aéreas devem ser utilizadas somente pelos parlamentares e assessores em missões oficiais -sem a possibilidade de serem repassadas a familiares. A mudança irritou muitos parlamentares que defendem o uso dos bilhetes pelos cônjuges, filhos e demais parentes. Com a pressão de deputados, Temer decidiu submeter ao plenário a decisão final sobre as modificações.

Das agências de noticias

Um comentário:

Cordelirando disse...

Senhor Donizete Arruda, boa tarde! Estive, em 23 de abril do ano fluente, na sede do Jornal do Cariri em Juazeiro do Norte, onde protocolei pedido de direito de resposta acerca de uma notícia veiculada em sua coluna intitulada SUCESSAO NA URCA. Na ocasião, conversei com um senhor de nome TARSO ARAÚJO que recebeu meu requerimento e se prontificou a remeter a sua pessoa. Hoje, aos 26 dias do mesmo mês, observo que meu pedido de DIREITO DE RESPOSTA ainda nao foi atendido. Considerando que o senhor é o editor responsável por este noticioso, pretendo, mais uma vez, fazer o contato com V. Sa., aguardando, portanto, que meu direito de resposta seja atendido pela via da solução extrajudicial. Certa de que V. Sa., tem consciencia de que é possível resolver este problema da maneira mais célere e mais simples possível, agradeço vossa compreensao. Atenciosamente, SALETE MARIA DA SILVA

EIS O TEOR DO DIREITO DE RESPOSTA QUE AGUARDO SER PUBLICADO EM SUA COLUNA NO JORNAL DO CARIRI: Sucessão da URCA (Direito de Resposta) Informo ser inverídica a noticia veiculada nesta coluna envolvendo meu nome em suposta candidatura a sucessão da URCA. Declaro que jamais fui procurada por este jornal para falar sobre este assunto. Registro que neste momento encontro-me fazendo doutorado em Salvador-BA e vim ao Cariri ministrar aula na Especialização de D. Penal e Criminologia. Lamento pela leviandade da matéria e uso este espaço para retificação.

SALETE MARIA DA SILVA