terça-feira, 28 de abril de 2009

PLENÁRIA DO PT EM MAURITI


Mesmo a gente já tendo falado do assunto, eis o texto abaixo, enviado pelo amigo e repórter Ropberto Crispim.




Cerca de 400 militantes, de 25 municípios do Cariri, compareceram a plenária realizada pelo Campo Democrático do Partido dos Trabalhadores (PT) no último Sábado, 25, em Mauriti. O apoio a pré-candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência da República; a manutenção do apoio ao governo Cid Gomes e o Processo de Eleição Interna que o partido vivenciará em novembro próximo foram os temas mais debatidos no encontro.

Consolidar a política de alianças entre os partidos que apóiam o governo federal; capitalizar os resultados das políticas públicas desenvolvidas pela gestão do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT); impedir o crescimento dos maiores adversários políticos do Partido dos Trabalhadores (DEM e PSDB); manter o partido inserido na chapa majoritária ao Governo do Estado e, ainda, contribuir na melhoria da imagem da ministra Dilma Rouseff – pré-candidata do PT à Presidência da Republica no próximo ano – junto ao eleitorado cearense. São estas as ações que o Campo Democrático do Partido dos Trabalhadores (PT) pretende desenvolver nos próximos meses, na tentativa de construir no Ceará um palanque fortalecido para o processo sucessório em 2010.

As definições foram acertadas durante plenária realizada pela ala petista no último Sábado, 25, no município de Mauriti, na região do Cariri. Cerca de 400 lideranças políticas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes estiveram presentes ao encontro. A plenária contou, ainda, com as participações dos secretários estaduais das Cidades e Desenvolvimento Agrário, Joaquim Cartaxo e Camilo Santana; respectivamente, e do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith.

Para o deputado federal José Nobre Guimarães, que presidiu o encontro, embora o partido esteja fortalecido - graças também à imagem do presidente Lula junto à população brasileira - o PT terá que desenvolver ações no Ceará e em outras regiões do país. “O partido tem que ser protagonista dos resultados das políticas públicas em desenvolvimento no país. Não podemos correr o risco de, no próximo ano, termos um presidente com grande respaldo popular e o PT não capitalizar isso politicamente”, avalia o parlamentar.

Guimarães também destacou a necessidade de mudanças em relação à forma como vem sendo apresentada a pré-candidatura da ministra Dilma Roussef à presidência. “A ministra Dilma não pode ser apresentada ao eleitorado brasileiro apenas como a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Isso é muito pouco. Nós temos que apresentar a ministra como pré-candidata do Partido dos Trabalhadores para que a militância possa estar mobilizada em todo o país. O PT tem que começar a dizer o que ela [Dilma Roussef] representa dentro do governo do presidente Lula”, ressaltou.

Sobre a possibilidade da candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) á presidência no próximo ano – o que desestabilizaria o projeto que a ala pretende desenvolver no estado -, o petista acredita na habilidade do presidente Lula para resolver a questão. “O presidente tem dito que vai levar o Ciro [Gomes] para o palanque no próximo ano. Ninguém melhor do que o presidente Lula para atuar nessa tarefa. Eu creio que o que nós precisamos e manter a aliança entre os partidos que formam a coalizão em favor do governo. Precisamos impedir que o PSDB e o DEM tenham condições de vencer as próximas eleições”, defendeu Guimarães.

Sucessão Estadual – O Campo Democrático vai trabalhar, junto a outras correntes do PT no estado, para que a sigla esteja inserida na chapa majoritária que concorrerá à sucessão do Governo Cid Gomes (PSB), no próximo ano. O PT pretende indicar o candidato à vice-governadoria e, se for possível, um candidato a uma das vagas em aberto para o Senado Federal (a outra vaga, segundo acordo firmado entre os partidos que dão sustentação ao governo Cid, pertence ao deputado federal Eunício Oliveira, do PMDB).

Se o partido vier mesmo a indicar o vice, a região do Cariri não abrirá mão de indicar o nome daquele que comporá a chapa há provável reeleição de Cid Gomes. Mais que isso: a região já defende a indicação do atual secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, como o representante do Cariri na chapa. O projeto político, no entanto, poderá ser diferente daquele defendido pelas lideranças caririenses. Há quem avalie como necessária à participação de Camilo Santana na disputa por uma das vagas a Assembléia Legislativa do Estado. Para algumas lideranças do Campo Democrático, há uma lacuna na Assembléia dificultando a representatividade dos interesses da região no parlamento cearense. Santana, na avaliação de alguns, seria o nome mais indicado para ocupar tal espaço.

Para o secretário Camilo Santana, as decisões em torno de sua participação no pleito vindouro pertencem ao partido. “Eu sou um soldado do PT. Não estou impondo qualquer situação em benefício próprio. Se o partido entender que devo compor a chapa eu estarei à disposição. Da mesma forma se, por ventura, houver uma decisão no sentido de participarmos de uma disputa à Assembléia, também estaremos prontos”, informou.

Embora reconheça a importância do Cariri nas eleições do próximo ano, o deputado federal José Guimarães avalia que a escolha dos nomes só será possível após discussões junto às demais correntes do PT cearense. “Nomes não faltam ao PT. A eleição do próximo ano, sem dúvida alguma, passará pelo Cariri. Agora, é importante lembrar que é preciso ouvir a prefeita Luiziane [Lins] e outros quadros importantes do partido, a exemplo do ministro José Pimentel, do vice-governador Francisco Pinheiro e de tantos outros companheiros”, pondera.

Na disputa pela vaga ao Senado, o PT possui dois nomes em evidência: o do atual ministro da Previdência, José Pimentel; e do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith. A indicação petista ao Senado, no entanto, dependerá de acordo envolvendo o PMDB, PSB e PCdoB.

Eleições Internas – Embora trabalhe pela unidade partidária, quando da realização do Processo de Eleição Direta (PED), a ser deflagrado em 22 de novembro próximo, o Campo Democrático do PT já dispõe de quadros que poderão vir a disputar a presidência regional da sigla no Ceará. São eles: o prefeito de Mauriti, Isaac Gomes da Silva Júnior, e o presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz.

Se o Cariri for decisivo na disputa interna, o prefeito mauritiense leva larga vantagem frente os demais concorrentes na disputa. Os cerca de 400 participantes do encontro realizado pelo Campo Democrático, no último final de semana, em Mauriti, decidiram por oficializar apoio à candidatura de Isaac Júnior. Durante o encontro, diversas lideranças solicitaram direito a fala para defenderem, abertamente, apoio à indicação do prefeito de Mauriti à presidência do PT cearense. Criticas a gestão do atual presidente, e candidato a reeleição, Ilário Márques também foram realizadas. Para Isaac Júnior, porém, o momento não é de divergências e sim de unificação. “Fico lisonjeado com a manifestação de carinho e apoio ao meu nome. Mas é preciso lembrar que o que precisamos agora é buscar unir o partido em busca de um só objetivo: vencer as eleições do próximo ano e fortalecer cada vez mais o PT no Ceará”, defendeu.

Ele avalia ser necessário o inicio de conversações com outras tendências do partido, afim de que o processo de escolha interna seja o mais tranqüilo possível. “Queremos discutir essa candidatura. Vamos conversar com as lideranças de todas as tendências e apresentar nossas idéias para o crescimento e fortalecimento do partido no Ceará”, concluiu.


Por Roberto Crispim
Repórter
Mauriti Ceará

Nenhum comentário: