quarta-feira, 22 de abril de 2009

Notícias de Barbalha

Oficina capacita professores da rede municipal

A Secretaria de Educação de Barbalha realizou nos dias 1º e 2 de abril, a oficina de formação de Coordenadores Pedagógicos e Professores do ensino fundamental do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). O programa tem como objetivo capacitar professores e coordenadores de 20 escolas do município para realizar um trabalho de prevenção junto à comunidade. Visando mais eficiência na prática dos direitos de crianças e adolescentes, durante a oficina foram enfatizados os seguintes temas: “A Importância de vivenciar a Infância, Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação, O Papel e a Atuação dos Conselhos Tutelares no Combate à Exploração do Trabalho Infantil”, entre outros relacionados. O município de Barbalha, assim como 46 municípios do Estado, firmou parceria com o programa, através de termo de adesão nº28/2008. Ao todo, participam 120 escolas de Fortaleza e 800 dos demais municípios. O Peteca é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Folclore será tema de encontro regional

Barbalha sediará o 2º Congresso Cearense de Folclore e 1º Seminário Sobre Cultura, Religiosidade e Festa Populares. Os eventos acontecerão em maio e o tema abordado será Festa Popular no Âmbito Privilegiado da Tradição. Pela primeira vez a terra dos Verdes Canaviais levará o folclore para a mesa de debates científicos. Os estudos também serão vivenciados na prática, concluindo com uma das festas mais populares do Nordeste, a de Santo Antônio, que tem como atração principal o carregamento do pau da bandeira. Os dois eventos acontecerão de forma simultânea no município de Barbalha, de 27 a 31 de maio. A proposta é trazer para o centro das discussões, o escritor paraibano Ariano Suassuna. A opção por Barbalha deve-se ao fato de a cidade reunir elementos essenciais da cultura. A expectativa é que aproximadamente 500 pessoas participem dos eventos. O evento será aberto ao público, no entanto, os certificados de participação só serão destinados aos inscritos. Com a realização da Festa de Santo Antonio, que começa em maio, Barbalha é uma das primeiras cidades que entram no clima das festividades juninas. Nesta época, a cidade reúne condições essenciais para realizar discussões em torno de temas como manifestações populares, identidade regional e movimentação turística. Participarão do congresso e do seminário, representantes do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional de Folclore, alem de pessoas oriundas de muitos estados brasileiros.

Secretaria de Turismo e Cultura é contemplada com recursos do Ceará da Paixão

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha foi beneficiada com recursos oriundos do Projeto Ceará da Paixão, do Governo do Estado do Ceará. O projeto prioriza investimentos para os grupos culturais que realizam manifestações artísticas nos campos cênicos e visuais. O projeto para captação de recursos da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha foi elaborado pelos funcionários Edson Leite, Sávio Menezes e Gorete Amorim e coordenado pelo secretário da SECTUR, Dorivan Amaro dos Santos. Os grupos barbalhenses foram contemplados com recursos da ordem de R$ 10,5 mil.

Sectur realiza peregrinação com penitentes

A fé e a tradição estiveram presentes nas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo durante o período da Semana Santa. Depois de participar da tradicional “Procissão do Fogaréu” na cidade de Várzea Alegre, os grupos de Penitentes Irmãos da Cruz e Irmandade da Cruz, dos sítios Cabeceiras e Lagoa, respectivamente, fizeram uma peregrinação pelas ruas centrais de Barbalha, na noite de quarta-feira da Semana Santa. No dia 10, os dois grupos realizaram atividades no interior do cemitério municipal.

Fórum movimenta cultura e turismo de Barbalha

Com efetiva participação de artistas, artesãos, professores e gestores públicos foi aberto, na manhã do último dia 21 de março, no Cine Teatro Neroly Filgueira, o Fórum Municipal de Cultura e Turismo. Deram início a solenidade, o prefeito de Barbalha, José Leite (PT) e o secretário Dorivan Amaro. Coordenado pelo professor Hugo Melo Rodrigues, o evento contou com a presença da representante do Secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, e da professora Rejane Reinaldo. Foram questionadas as leis municipais voltadas para os setores da cultura e turismo do município, as políticas públicas de tombamento e inserção de projetos para captação de recursos, junto à esfera Estadual e Federal. No período da tarde, foi aberto um espaço, no salão do Rotary Clube, para apresentação de sugestões e propostas dos participantes, as quais devem ser implementadas a curto, médio e longo prazos. No intervalo dos trabalhos foi servido um almoço de confraternização entre os participantes, regado com a música de Sávio Menezes. O evento se estendeu durante todo o dia.

Prefeito discute antecipadamente Festa de Santo Antônio

O Prefeito José Leite, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo do município, deu início aos preparativos para a festa de Santo Antonio deste ano. Já foram realizadas as primeiras reuniões. O trabalho será conjunto entre as secretarias municipais. Todo o município estará engajado em uma só causa, o sucesso de mais uma Festa de Santo Antônio. O projeto para captação de recursos já está sendo elaborado para o evento. Segundo o prefeito, será uma festa popular com a participação da sociedade barbalhense. José Leite se reuniu também com os representantes das quadrilhas juninas para discutir a participação dos grupos durante todo o festejo do padroeiro. A novidade deste ano fica por conta da implantação de uma cidade cenográfica, sediada no Parque da Cidade. As pessoas poderão desfrutar de uma paisagem cultural, onde será realizado também, o festival de quadrilhas do município.

Nenhum comentário: